O livreiro Fernando Fernandes, que fundou em 1968 a Livraria Leitura, no Porto, morreu aos 84 anos, disse esta segunda-feira à agência Lusa fonte próxima da família.
O escritor angolano Pepetela vai apresentar no Festival Escritaria, que abriu hoje em Penafiel, distrito do Porto, o seu mais recente romance, “Sua Excelência, de Corpo Presente”, numa sessão a decorrer na sexta-feira, no Museu Municipal.
Doze mulheres ligadas à BD portuguesa juntaram-se para criar o livro "Nódoa Negra", uma antologia de histórias pessoais e ficcionais sobre a dor, a editar este mês pela associação Chili com Carne.
O Festival Temps d´Images, dedicado ao cruzamento da criação artística contemporânea, regressa a Lisboa em 16.ª edição, entre 1 de novembro e 2 de dezembro, apresentando sete estreias absolutas, entre espetáculos, concertos, exposições e cinema.
O presidente francês, Emmanuel Macron, homenageou o cantor Charles Aznavour, que morreu na madrugada desta segunda-feira aos 94 anos, afirmando que "as suas obras-primas, o seu timbre, a sua luz única vão viver por muito tempo".
A artista plástica Joana Vasconcelos vai apresentar uma exposição individual no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo (MAMCS), em França, com inauguração prevista para quinta-feira, com 24 obras, intitulada "I want to break free".
O homem no centro de um escândalo de abuso sexual e crimes financeiros, que afetou a Academia de Estocolmo e levou à suspensão do Nobel da Literatura, este ano, foi hoje condenado a dois anos de prisão por violação.
A Feira do Livro do Porto recebeu este ano "300 mil visitantes", mais 15 mil do que na edição de 2017, o que se traduziu igualmente no aumento das vendas de livros que, "em média, foi de 60%".
"Que a Mente resista/Projeto de uma exposição/Palavras Ditas" é o título da exposição de pintura do ex-futebolista Jordão, patente até 13 de outubro, na galeria do Palácio Egito, em Oeiras, nos arredores de Lisboa.
O compositor e pianista brasileiro Egberto Gismonti atua no dia 15 de outubro, às 21:30, no salão Preto e Prata do Casino Estoril, nos arredores de Lisboa, divulgou a Estoril Sol.
Uma visita do Governo aos lugares emblemáticos da vida e obra de José Saramago, um congresso internacional e a publicação de um inédito são as iniciativas que marcam o arranque das celebrações dos 20 anos do Nobel da Literatura português.
Uma compilação das crónicas que Ricardo Araújo Pereira escreveu para o jornal brasileiro Folha de São Paulo, com o qual colabora desde 2017, chega hoje, pela primeira vez, aos leitores portugueses, com o título “Estar vivo aleija”.
A fadista portuguesa Ana Moura atua a 05 de outubro, pela primeira vez, na Sydney Opera House, na Austrália, uma das salas de espetáculos mais importantes do mundo, foi hoje anunciado.
Maria da Fé e Dulce Pontes são alguns dos artistas que atuam no festival Santa Casa Alfama, hoje e sábado, em onze palcos no bairro lisboeta, além do projeto "Fado à Janela", no Largo de S. Miguel.
Sete filmes sobre a temática dos incêndios florestais em Portugal vão ser apresentados no Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que vai decorrer em Seia, entre 13 e 20 de outubro, foi hoje anunciado.
Os textos que o cinéfilo e programador João Bénard da Costa escreveu durante décadas para a Cinemateca Portuguesa, vão ser reunidos numa edição de vários volumes, com o primeiro dos quais a ser lançado no sábado em Lisboa.
O filme "A Árvore", do realizador português André Gil Mata, estreia-se hoje nos cinemas portugueses, depois de ter passado por vários festivais, como Berlim e IndieLisboa.
A artista plástica Helena Almeida, de 84 anos, morreu hoje, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da galeria que a representava, a Galeria Filomena Soares.
A fadista Sara Correia, de 25 anos, que soma 12 anos de carreira, apresenta o seu primeiro álbum na quinta-feira, e realça a importância de “haver um crescimento pessoal e também fadista” para se fazer um disco.
Batida (Pedro Coquenão) inaugura, a 26 de outubro, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, uma nova temporada do CCBeat, ciclo dedicado à nova música portuguesa.
A primeira edição do festival "Correntes de um Só Rio" arranca na quinta-feira, com uma programação dedicada ao fado e à canção de Coimbra, num momento que também se quer de reflexão e de valorização do património musical coimbrão.
O Folio – Festival Literário Internacional arranca na quinta-feira, em Óbidos, vila onde, durante 11 dias, autores e público participarão em mais de 830 horas de iniciativas em torno do tema “Ócio, Negócio – A Invenção do Futuro”.
O documentário português “Hip to da Hop”, focado na cultura hip-hop em Portugal, tem estreia comercial nas salas de cinema portuguesas a 25 de outubro, fazendo antes disso uma digressão pelo país com atuações musicais incluídas.
A cantora Joana Espadinha edita na sexta-feira o álbum "O material tem sempre razão", que deriva de uma pergunta sobre música pop: "O que é que faz uma canção ficar no ouvido de alguém?", contou à agência Lusa.