A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
artista escocesa Jasleen Kaur é a vencedora do prémio Turner 2024, pela abordagem de "uma herança comunitária e cultural", através de objetos do quotidiano, segundo a decisão do júri hoje anunciada em Londres.
A Academia Goncourt decidiu, “por unanimidade”, suspender a 7.ª edição do Choix Goncourt da Argélia, tendo em conta a proibição naquele país do romance “Houris”, do escritor franco-argelino Kamel Daoud, vencedor do Prémio Goncourt 2024.
A Justiça iraniana libertou um famoso rapper do país, Toomaj Salehi, que foi preso e condenado à morte pelo apoio aos protestos de 2022 contra o regime após a morte de Mahsa Amini, anunciou uma fonte do Ministério.
A União dos Teatros da Europa, que reúne 12 grandes teatros europeus, reagiu “com surpresa” à "súbita exoneração" de Francisca Carneiro Fernandes da presidência da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), anunciada na sexta-feira pelo Ministério da Cultura.
A Câmara de Idanha-a-Nova anunciou hoje que vai avançar com duas ações judiciais relacionadas com o caso da artista Cristina Rodrigues, a quem o município foi condenado a pagar 300 mil euros.
Um novo serviço das bibliotecas públicas, que permitirá aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, vai estar disponível e operacional online dentro de algumas semanas, numa iniciativa da direção-geral do livro.
Sete programadores e comissários de Capitais Europeias da Cultura (CEC) manifestaram-se preocupados pela mudança na gestão de Évora2027 e consideram difícil executar o programa em dois anos, como contaram dois dos responsáveis à agência Lusa.
A escritora portuguesa Maria Teresa Horta foi incluída numa lista elaborada pela estação pública britânica BBC de 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de todo o mundo, que inclui artistas, ativistas, advogadas ou cientistas.
Roteiros, ‘workshops’, conversas, exposições e cinema vão realizar-se este mês no Alentejo e Ribatejo, num novo festival que quer colocar as duas regiões no mapa do turismo literário, foi hoje anunciado.
A Festa da Poesia regressa esta terça-feira a Matosinhos, para seis dias de uma programação artística diversificada, que conta com a participação de nomes como Frederico Lourenço, Camané, Isabel Rio Novo, Filipa Leal e Cláudia Lucas Chéu, entre outros.
A falta de espaço próprio e a essência do novo espectáculo de Mónica Calle, “As mulheres que não veremos duas vezes", levam a atriz e encenadora a apresentar o espectáculo em espaços diferentes de Lisboa, nos próximos dois meses.
A atriz portuguesa Cláudia Semedo, o cantor cabo-verdiano Nelson Freitas e o artista angolano Cristiano Mangovo figuram entre as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia para a revista Bantumen.
Mais de três toneladas de sal e cerca de 700 figuras, com dezenas de cenas religiosas e de ofícios tradicionais, compõem o Presépio de Sal de Castro Marim, que é hoje inaugurado na vila algarvia.
Mais de 200 representantes de quase 190 instituições culturais de 39 países europeus instaram no sábado os deputados do Parlamento Europeu a tomarem medidas concretas pela defesa da liberdade artística, que consideram ameaçada por movimentos nacionalistas, defensores de iniciativas de ultradireita.
O Museu da Marioneta, em Lisboa, encerra hoje para obras de remodelação que irão prolongar-se por dois meses, reabrindo com a exposição de novas aquisições e doações, segundo a entidade.
O antigo ator da saga Harry Potter Rupert Grint vai ter de pagar 1,8 milhões de libras depois de ter perdido uma batalha legal contra as autoridades tributárias britânicas, noticia hoje a Associated Press.