O brasileiro Kleber Mendonça Filho, vencedor do prémio de Melhor Realização no Festival de Cannes este sábado, 24 de maio, faz parte de um pequeno círculo de cineastas com presença regular no evento, com um cinema social que se baseia tanto no realismo mágico quanto na militância política.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou no sábado , 24 de maio, os "gigantes" do cinema brasileiro Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura, premiados como melhor realizador e melhor ator, respetivamente, no Festival de Cannes pela longa-metragem "O Agente Secreto".
O filme “A River Stifled”, de Jingwei Bu, da China, foi o vencedor do principal prémio do Leiria Film Fest, festival internacional de curtas-metragens que termina hoje.
"Imago" e "The Six Billion Dollar Man" tiveram direito a prémios L'Œil d'or, galardão para o melhor documentário apresentado numa das secções do Festival de Cannes.
"Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final" chega aos cinemas em tom de despedida para a equipa liderada por Ethan Hunt. A liderar desde 1996, Tom Cruise esteve no centro de sequências de ação incríveis que estão entre as melhores da história do cinema.
A atriz norte-americana vencedora dos Óscares acompanhou a apresentação fora da competição do seu "grande papel em francês" em "Vie Privée", e evitou falar de questões políticas.
O filme tailandês "A Useful Ghost recebeu o prémio máximo da secção paralela do festival de Cannes, mas causou muito impacto "Ciudad sin sueño", que se passa num conhecido bairro de barracas nos subúrbios de Madrid.
Ao lado de Diane Kruger, o realizador Fatih Akin apresentou no festival "Amrum", sobre um rapaz a aprender a amar a mãe nazi no desfecho da Segunda Guerra Mundial.