A iniciativa "Uma Imagem Solidária", que junta fotojornalistas e fotógrafos portugueses, este ano em prol da associação Gaticão, decorre a partir de hoje e até sexta-feira, em Lisboa.
O encenador Daniel Gorjão inspirou-se no bailado “O Lago dos Cisnes” para criar uma versão que rompe com o cânone dos corpos perfeitos e leva ao palco a diversidade humana, numa opção que diz ser "assumidamente política".
O livro “Apesar do Sangue”, de Rita da Nova, convida os leitores a refletirem sobre o conceito de família como “organismo vivo”, que transcende os laços de sangue, questionando as “diferentes formas de maternidade”, disse a autora à Lusa.
A “História da Homossexualidade em Portugal”, que é apresentada na próxima quarta-feira, em Lisboa, é inédita e “preenche uma lacuna no mercado editorial”, defende o seu autor, o investigador Victor Correia.
O filme “A River Stifled”, de Jingwei Bu, da China, foi o vencedor do principal prémio do Leiria Film Fest, festival internacional de curtas-metragens que termina hoje.
Do arranque da digressão nacional de Seu Jorge a uma batalha de bandas, passando pelo humor e provas desportivas, a diversidade marca a programação do Panorama, o novo multiusos de Alcobaça.
Luca Argel e Filipe Sambado apresentam no dia 31 de maio, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, “Sol em Gémeos”, um espetáculo “único” no qual trocam de canções, acompanhados por uma banda criada para a ocasião.
Duzentas fotografias que espelham o olhar de 30 fotógrafos e fotojornalistas estrangeiros sobre a revolução de Abril estão em exposição em Almada, de 24 de maio a 24 de agosto, em frente à antiga Lisnave – Parque Empresarial da Mutela.
Nininho Vaz Maia, Bárbara Tinoco e Xutos & Pontapés são alguns dos artistas confirmados para a edição de 2025 das Festas do Bodo, que decorre de 24 a 29 de julho em Pombal, no distrito de Leiria.
A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, salientou que o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que morreu na sexta-feira, em Paris, captou com o seu talento “as convulsões ecológicas e antropológicas do nosso tempo”.
A ministra portuguesa da Cultura, Dalila Rodrigues, lamentou hoje a morte do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, lembrando o “importantíssimo legado” na área da Fotografia.
As cantoras Xênia França e Flor e os rappers Zudizilla e AJULIACOSTA estão entre as primeiras confirmações do Festival MIL, que junta concertos e uma convenção e regressa em outubro a Lisboa, agora na zona do Beato.
O espetáculo do rapper e produtor português Sam The Kid dedicado ao álbum “Beats Vol.1: Amor” vai ser também apresentado no Porto, em novembro, com orquestra e Orelha Negra.
O músico argentino Gustavo Santaolalla, o norte-americano Makaya McCraven e a portuguesa Lina_ com o pianista espanhol Marco Mezquida são alguns dos primeiros nomes anunciados para o Misty Fest que se realiza em novembro em diversos palcos nacionais.
A Feira do Livro de Lisboa regressa ao Parque Eduardo VII entre 04 e 22 de junho, com 350 pavilhões, 963 marcas editoriais e uma iniciativa verde que permitirá plantar milhares de árvores, num investimento de 135 mil euros.
Uma celebração dos 40 anos de carreira do autor Luís Louro e um olhar da banda desenhada francesa sobre Portugal são duas das propostas do festival internacional Maia BD, que começa esta sexta-feira, revelou a organização.
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, considerado um dos mais importantes expoentes da fotografia do mundo, morreu hoje, aos 81 anos, informou o Instituto Terra, organização não-governamental fundada pelo artista.
O músico inglês Elton John disse hoje que se sente “traído” pelo governo britânico, que quer isentar de direitos de autor as empresas de inteligência artificial, apesar da contestação de vários artistas.
O festival Palheta Bendita regressa a Santo Tirso, de 13 a 15 de junho, e promete ser “um lugar de partilha e interculturalidade” ao som de múltiplos instrumentos de diferentes culturas da Europa e de África.
Novas sonoridades de África, Espanha, Dinamarca, Bélgica, Hungria ou Inglaterra apresentam-se na aldeia das Fontes, no concelho de Leiria, entre 2 e 6 de julho, no festival Nascentes.
Galopim de Carvalho, Afonso Cruz, Francisco Moita Flores e João Pedro Mésseder são alguns dos autores convidados da edição deste ano da Feira do Livro de Évora, que começa no dia 24 deste mês, divulgou a câmara municipal.
Os Encontros de Cinema do Fundão, que decorrem entre os dias 28 de maio e 1 de junho, na Moagem, e que dão destaque ao cineasta italiano Enzo Castellari, querem fugir ao modelo dos festivais convencionais.
Xutos & Pontapés, Pedro Abrunhosa, Slow J e Nuno Ribeiro integram o cartaz do Festival Sabores de Perdição, em Castelo Branco, que se realiza nos dias 19, 20, 21 e 22 de junho.