O escritor espanhol Javier Cercas considera que o bom jornalismo é hoje em dia mais necessário do que nunca, para “lutar contra o desastre” da difusão de mentiras que as redes sociais vieram introduzir.
A edição de 2018 do Westway Lab Festival, em Guimarães, pretende ser a "maior e mais ambiciosa", com 28 concertos, novos palcos, mais áreas temáticas nas Conferências PRO, um projeto de criação, residências artísticas e 'talks', disse a organização.
O escritor Benjamim Moser, primeiro biógrafo internacional de Clarice Lispector, justificou esta quinta-feira o seu interesse pela autora como um caso de “paixão”, por isso a divulgou em inglês, e espera ver a sua estátua junto à de Fernando Pessoa.
A estação de televisão SIC requereu hoje a junção ao processo do caso “SuperNanny”, em julgamento no Tribunal de Oeiras, das decisões judiciais de promoção e proteção julgadas noutros tribunais e relativas a duas famílias que participaram no programa.
O maestro norte-americano James Levine processou a Ópera Metropolitana de Nova Iorque, depois de ter sido despedido na sequência de uma investigação a casos de assédio sexual, alegando que a companhia analisou alegações sem fundamento para o denegrir.
O vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa Carlos Moura defendeu hoje que é um "completo absurdo" que o investimento de cinco milhões de euros do município na Eurovisão provenha de um fundo municipal ligado ao turismo.
Os livros de Natália Correia "Descobri que Era Europeia" e "Entre a Raiz e a Utopia", que inclui inéditos, chegam às livrarias na sexta-feira, quando passam 25 anos sobre a morte da escritora.
O programador dos Dias da Música em Belém, que decorrem de 26 a 29 de abril, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, realçou hoje a opção de apresentar “obras de grande dimensão”, sem limites de tempo.
O tríptico "As Tentações de St.º Antão", de Hieronymus Bosch, serve de mote aos Dias da Música em Belém, que se realizam de 26 a 29 abril, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, onde foram hoje apresentados.
The Pretenders e os Public Image Ltd são as confirmações hoje anunciadas pela organização do Festival de Vilar de Mouros, cujo cartaz 2018 inclui ainda os britânicos Human League e os americanos Los Lobos.
A história da banda portuguesa Moonspell, desde a sua formação no início da década de 1990 até hoje, está contada em “Lobos que foram homens”, livro que é apresentado no sábado em Lisboa.
A Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP exigiu hoje à administração "um imediato e cabal esclarecimento público" sobre as notícias que dão conta da eventual exoneração do diretor de informação da televisão, Paulo Dentinho.
O sindicato CENA-STE acusou hoje a RTP de estar a promover "más e antiquadas práticas laborais", ao recrutar voluntários para o Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Lisboa, e exige que tenham vínculo e remuneração.
A escritora norte-americana Ottessa Moshfegh, finalista do Prémio Man Booker 2016, participa este ano no Festival Literário da Madeira e confessa que o que mais deseja é sair deste encontro com vontade de aprender a ler e falar português.
Uma exposição de 40 fotografias icónicas da revolução de 25 de Abril de 1974 tiradas por Eduardo Gageiro, "um dos maiores fotógrafos portugueses", vai estar patente ao público, a partir de sexta-feira, na vila alentejana de Aljustrel.
Os escritores José Luís Peixoto, Sofi Oksanen e Eleanor Catton discutiram esta quarta-feira a ficção, considerando que escrever é como representar no papel, é passar experiências para a escrita, e é também uma forma de intervenção política, social ou cultural.
Obras de 20 mulheres artistas portuguesas com ligação ao Alentejo dão corpo à exposição do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, que abre ao público no sábado, foi hoje divulgado.
A "ténue linha" que separa a humanidade da barbárie, característica do pensamento do escritor polaco Witold Gombrowicz, atravessa toda a peça “Ivone, princesa de Borgonha”, que se estreia no dia 21 no Teatro do Bairro, em Lisboa.
Um século depois da participação portuguesa na Grande Guerra, a cidade francesa de Arras vai expor obras de um pintor que esteve na frente de batalha, Adriano de Sousa Lopes, associado aos contemporâneos Alexandre Conefrey e Daniel Barroca.
A Câmara de Lisboa prevê gastar mais de dois milhões de euros com a utilização da Altice Arena para a Eurovisão, aos quais acrescem 160 mil euros para o Pavilhão de Portugal, segundo uma proposta a apreciar esta quinta-feira.
O antigo músico dos Pink Floyd Roger Waters juntou-se ao Le Trio Joubran, célebre grupo palestiniano de música tradicional, na canção “Supremacy”, escrita em resposta ao reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelo Presidente norte-americano.