O músico David Fonseca inicia as comemorações dos 20 anos de carreira com a edição de um novo álbum, “Radio Gemini”, construído maioritariamente em viagens, em hotéis, carros e aviões, contou em declarações à Lusa.
A escritora francesa Fred Vargas foi distinguida hoje em Oviedo (Espanha) com o Prémio Princesa das Astúrias das Letras, por “entender a sociedade como um misterioso e complexo sistema”.
Uma exposição evocativa do centenário de Júlio Resende vai decorrer entre 30 de maio e 31 de agosto nos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, no Porto, disse hoje à Lusa o presidente da Fundação Júlio Resende.
O Festival Eurovisão da Canção, cuja final se realizou em Lisboa pela primeira vez no passado dia 12, chegou a uma audiência de 186 milhões de pessoas de 42 países, anunciou hoje a RTP.
As Publicações D. Quixote anunciaram hoje a publicação, ainda este ano, de "Operation Shylock: A Confession", de Philip Roth, que se intulará "Operação Shylock", numa tradução de Francisco Agarez.
A organização do North Music Festival, cuja segunda edição começa na sexta-feira na Alfândega do Porto, revelou hoje ter “excelentes expectativas” em relação à presença de público no recinto com “capacidade para cerca de 15 mil pessoas”.
O prémio Man Booker Internacional deste ano foi atribuído ao livro “Flights”, da polaca Olga Tokarczuk, anunciou esta terça-feira a organização, que salientou ser a primeira vez que uma autora polaca vence o galardão.
O ensaísta Eduardo Lourenço, ator dele próprio no filme “O Labirinto da Saudade”, que tem antestreia hoje, no dia em que faz 95 anos, afirma-se feliz com esta homenagem, mas confessa que lhe é “difícil assumir” este aniversário.
O corpo do artista plástico Júlio Pomar, que morreu hoje aos 92 anos, ficará na quarta-feira em câmara ardente no Teatro Thalia, em Lisboa, disse à Lusa fonte da empresa funerária responsável pela cerimónia.
O espetáculo "Corbeaux", da coreógrafa Bouchra Ouizguen, abre hoje o Festival Alkantara, em Lisboa, para celebrar 25 anos com uma programação de 22 espetáculos, até 09 de junho, incluindo dez estreias mundiais.
O escultor Rui Chafes recorda o artista plástico Júlio Pomar, que morreu hoje aos 92 anos, como “um grande artista”, um “desenhador exímio”, com um "olhar muito raro fulminante sobre a realidade”.
O presidente da Assembleia da República considerou hoje que a morte de Júlio Pomar representa uma "imensa perda" para a cultura portuguesa, caraterizando-o como "um artista maior no Portugal contemporâneo" que deve inspirar as jovens gerações.
O diretor do museu de Serralves, João Ribas, disse hoje que Júlio Pomar criou uma “marca inconfundível” em termos nacionais e internacionais, tendo sido um artista de múltiplas abordagens ao longo da carreira.
O livro "O rapto do príncipe Oleomargarine", uma história para a infância, inacabada e inédita, do autor norte-americano Mark Twain, é editado este mês em Portugal com o selo da Oficina do Livro.
O músico norte-americano Damien Jurado e o português Sean Riley juntam-se ao cartaz do Jameson Urban Routes, em outubro no Musicbox, em Lisboa, foi hoje anunciado.
O Festival Música d'Ponte, em Braga, quer "desmistificar" o lado clássico da música através da "criação de pontes" e da celebração da língua portuguesa, oferecendo uma programação que conta com exposições e apresentação de livros, anunciou hoje a organização.
A Fundação de Serralves volta a organizar, no Porto, nos dias 01, 02 e 03 de junho, mais um Serralves em Festa, que à 15.ª edição se realiza sob o lema “Transpor fronteiras”.
Lisboa acolhe em setembro o festival CIOFF Culturas Mediterrânicas, que vai transformar a cidade “num centro para as culturas mediterrâneas” e inclui música, cinema, exposições, oficinas, gastronomia, artesanato e uma conferência internacional, anunciou hoje a organização.
O Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines celebrará 20 anos em julho com "o maior alinhamento musical de sempre" e com o objetivo de "erguer pontes entre culturas e promover a igualdade da circulação de artistas".
O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 04 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.
Mais oito pavilhões do que em 2017 e mais 25 marcas editoriais estarão presentes na 88.ª Feira do Livro de Lisboa, de 25 de maio a 13 de junho no Parque Eduardo VII, anunciou hoje a organização.
Autores portugueses e estrangeiros, entre os quais Ana Luísa Amaral e Harryette Mullen, vão participar em junho nos Dias da Poesia, uma das iniciativas culturais da Casa Fernando Pessoa para assinalar os 130 anos do nascimento deste poeta.