O projeto de regulamento do concurso dos dois novos canais em sinal aberto (TDT) vai estar em consulta pública até final de dezembro, de acordo com o despacho do Ministério da Cultura hoje publicado em Diário da República.
A editora de poesia do lado esquerdo, de Coimbra, lançou uma antologia sobre canções com poemas de 37 autores, entre os quais Pablo García Casado e Daniel Jonas, com lado A e B, à imagem das 'mixtapes' de cassete.
A brasileira Joyce Moreno, que gerou controvérsia nos anos 1970 pela sua abordagem ao universo feminino, assinala no sábado, em Espinho, 50 anos de carreira, reconhecendo que questões entretanto "bem resolvidas" possam voltar a gerar polémica no Brasil atual.
A obra “Fédon”, de Platão, foi o ponto de partida para a peça “Sócrates tem de morrer”, que Mickaël de Oliveira apresenta, no dia 6 de dezembro, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
Da Chick vai celebrar a entrada em 2019 com o concerto “It’s a Groovy Celebration”, no Estúdio Time Out, em Lisboa, que inclui Bandido$ e Bill Onair como convidados.
A Relógio d’Água vai publicar pela primeira vez “As Farpas” de Eça de Queirós em edição autónoma e integral, separadas das que originalmente foram escritas com Ramalho Ortigão, e que, até hoje, têm sido reeditadas em conjunto.
Em três dias, venderam-se cerca de 1500 livros de autores portugueses no espaço de Portugal na Feira do Livro de Guadalajara, no México, e já se esgotaram títulos de alguns escritores, que não será possível repor.
A escritora Dulce Maria Cardoso regressa com um novo romance, sete anos depois do sucesso obtido com “O Retorno”, sobre uma mulher normal, com uma “vida normal”, intitulado “Eliete”, com chegada às livrarias marcada para sexta-feira, dia 30.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje a TVI e a Produtora Plural pela atribuição de um Prémio Emmy International à telenovela “Ouro Verde”, na passada semana, em Nova Iorque.
O escritor português José Luís Peixoto está a terminar um novo romance, escrito nos últimos meses entre continentes, em viagens de contacto com leitores, como a que faz esta semana à Feira do Livro de Guadalajara, no México.
A banda finlandesa Stratovarius integra o cartaz do Vagos Metal Fest 2019, que decorre de 8 a 11 de agosto, na vila de Vagos, em Aveiro, foi hoje anunciado.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu pedir à administração da RTP, "com urgência possível, um conjunto de esclarecimentos sobre a fundamentação apresentada no 'renovado' pedido de parecer" sobre as novas diretoras adjuntas de informação.
O romancista e ensaísta Hélder Macedo recebe hoje, às 18:00, na Academia das Ciências de Lisboa, o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, da Associação Portuguesa de Escritores, pela obra "Camões e Outros Contemporâneos".
A candidatura do bombo a Património Cultural Imaterial “está pronta”, mas tropeçou em problemas técnicos com a plataforma online de registo da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a MatrizPCI, disse o seu coordenador, Rui Júnior.
O escritor português Bruno Vieira Amaral vai representar Portugal em Nova Iorque, entre os dias 27 e 29 de novembro, no New Literature from Europe Festival (NLE), este ano subordinado ao tema “Globalization Migration & Modern Challenges”.
Ludmilla, Natiruts e Gipsy Kings são os primeiros nomes conhecidos do cartaz da Feira de São Mateus de Viseu, que se realizará de 08 de agosto a 15 de setembro, com um reforço na aposta internacional.
O conto “Quem vem lá?”, do escritor português Rui Almeida Paiva, venceu o prémio Matilde Rosa Araújo 2018 do concurso Lusófono de Trofa, no valor de 2.000 euros, anunciou hoje aquela autarquia, em comunicado.
No primeiro dia da Feira do Livro de Guadalajara (México), Gonçalo M. Tavares declarou a escrita como um ato físico e Ricardo Araújo Pereira explicou a utilidade do riso, em sessões onde se falou mais em espanhol do que em português.
A Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP), dirigida pela sua maestrina titular, Joana Carneiro, estreia hoje “Cassini — para Orquestra Sinfónica”, uma obra encomendada ao compositor Luís Tinoco, para celebrar o seu 25.º aniversário.
O cantor lírico Álvaro Malta, 87 anos, que contracenou em 1958, no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), com Maria Callas, morreu hoje em Lisboa, informou aquele teatro.
Dois milhões de lâmpadas, uma árvore de trinta metros no Terreiro do Paço e concertos de Richie Campbell, Branko e da Orquestra Metropolitana de Lisboa são apostas da capital para a programação de Natal e passagem de ano.