A história da bióloga marinha portuguesa Ana Pêgo, que se tornou ativista contra os plásticos nos oceanos, serviu de inspiração para o livro ilustrado "Plasticus Maritimus, uma espécie invasora", a editar este mês pela Planeta Tangerina.
O primeiro volume da edição da Obra Completa de Vitorino Nemésio (1901-1978), é dedicado à Poesia, publicado numa parceria da Imprensa Nacional com a Companhia das Ilhas, e será apresentado em Lisboa, na próxima semana.
O fadista Camané e o pianista e compositor Mário Laginha juntaram-se num novo projeto, “Aqui está-se sossegado”, que será apresentado ao vivo no próximo ano e já tem datas garantidas no Porto e em Águeda.
Pilar del Rio e Manuel Freire participam, dia 21, às 18:30, na Casa do Alentejo, numa homenagem a José Saramago, no âmbito dos 20 anos da atribuição do Nobel da Literatura ao escritor português.
A peça “O Deus da Carnificina” volta ao palco para uma nova temporada no Casino Lisboa, de 29 de novembro a 30 de novembro, com a receita do primeiro espetáculo a reverter para o ator António Cordeiro.
O coordenador da estrutura de missão Portugal Maior, João Gil, defendeu esta sexta-feira, em Leiria, que o projeto é "uma proposta revolucionária e inovadora", que visa criar "uma estratégia como nunca aconteceu" para potenciar o apoio à música.
O pintor espanhol Joaquín Sorolla vai ser alvo da exposição "Terra Adentro", no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, a abrir ao público em 7 de dezembro, publicou esta sexta-feira o museu português no seu sítio oficial online.
A ministra da Cultura considerou hoje, em Leiria, ser "muito importante" a existência de uma política pública para a exportação da cultura nacional, especialmente da música, pelas mais valias económicas que a internacionalização representa para os artistas e para o país.
Sérgio Godinho atua nos Coliseus de Lisboa e do Porto, em fevereiro, foi hoje anunciado, numa altura em que foi reeditado “Nação Valente”, o 18.º álbum do artista.
“Amar Pelos Dois”, “Grândola Vila Morena” e “Foi Deus” são três das seis canções portuguesas a inserir no Cancioneiro da União Europeia, projeto da organização dinamarquesa European Union Songbook Association, foi hoje anunciado.
Uma obra do pintor britânico David Hockney foi vendida na quinta-feira em leilão, em Nova Iorque, por quase 80 milhões de euros, um valor recorde para um artista ainda vivo, revelou a leiloeira Christie's.
Os guitarristas Bruno Santos e André Santos, Mano a Mano, iniciam a 11 de dezembro o ciclo “A Arte do Duo”, no Hot Clube de Portugal, em Lisboa, que inclui seis concertos de duplas diferentes, foi hoje anunciado.
Os promotores de espetáculos querem uma descida da taxa de IVA para todos os espetáculos artísticos, sem discriminações, afirmou hoje à agência Lusa Sandra Faria, da direção da Associação de Promotores, Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE).
O diretor artístico do Teatro D. Maria II, Tiago Rodrigues, está em São Petersburgo para receber o Prémio Europa de Teatro e considera esta atribuição a um criador português como "um alerta" e "uma chamada de atenção aos poderes políticos".
Os Linda Martini iniciam, a 5 de dezembro, em Évora, a digressão “Agora Escolha”, na qual o público terá uma palavra a dizer sobre os alinhamentos dos concertos, e que conta já com data extra em Lisboa.
O Festival para Gente Sentada regressa a Braga para a segunda edição, na sexta-feira e no sábado, com o alemão Nils Frahm, o neozelandês Marlon Williams e a sul-africana Alice Phoebe Lou como principais nomes do cartaz.
A escritora uruguaia Ida Vitale venceu hoje o Prémio Cervantes de literatura, pela "sua linguagem, uma das mais destacadas e reconhecidas da poesia", anunciou hoje, em Madrid, o ministro da Cultura espanhol, José Guirao.
O autor Philippe Graton lançou hoje, em Macau, a segunda aventura do piloto Michel Vaillant no território, uma edição particular por traçar uma ponte entre a “realidade e a ficção”.
Uma exposição com obras de 23 artistas chineses que revelam novas perspectivas e diferentes linguagens artísticas sobre o diálogo entre a China globalizada e o mundo ocidental, inaugura no Museu do Oriente a 22 de novembro, foi hoje anunciado.
A reedição da coleção "Boneco Rebelde", de Sérgio Luís, é apresentada dia 16 de novembro, numa iniciativa da Câmara Municipal de Leiria que dá nova vida a uma personagem histórica da banda desenhada nacional.
O brasileiro Ivan Lins e a Glenn Miller Orchestra são os dois primeiros nomes anunciados para o festival Música em Leiria, que o Orfeão de Leiria realiza entre 23 de março e 25 de abril de 2019, em dez concelhos daquele distrito.
Uma dupla de intérpretes de língua gestual portuguesa decidiu avançar com um projeto para levar a música à comunidade surda, num exercício onde a interpretação e a coreografia se juntam para dar vida às letras de canções populares.