O bailarino e coreógrafo moçambicano Idio Chichava e a artista anglo-ruandesa Dorothée Munyaneza são os vencedores da primeira edição do Salavisa European Dance Award, no valor de 150 mil euros, anunciou na quarta-feira a Fundação Calouste Gulbenkian.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai interpretar "Alice no País das Maravilhas", com coreografia de Howard Quintero, em 12 apresentações, no Teatro Camões, em Lisboa, de 12 a 29 de dezembro, segundo a programação.
A programação do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) para 2025, anunciada hoje, soma 15 estreias em 25 espetáculos, com nove produções próprias e 16 coproduções, num cartaz que se estende pelo país.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) vai reforçar a programação em Lisboa, em 2025, com os Jardins do Bombarda e o Teatro Variedades como principais parceiros, e manter-se em viagem por mais de 30 teatros e municípios portugueses.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, fechado para obras desde 2023, deverá reabrir no final do primeiro trimestre de 2026, disse hoje à agência Lusa o diretor artístico, Pedro Penim.
A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) vai aumentar as entradas na maioria dos equipamentos que gere a partir de janeiro de 2025, indica hoje um despacho do Diário da República.
O poeta e escritor português Luís Aguiar venceu, pela segunda vez, o Prémio Judith Teixeira, com a obra “Afrodite de Cnido”, anunciou esta semana a Câmara Municipal de Viseu.
O Museu de Serralves, no Porto, abre portas, esta quinta-feira, para a primeira exposição em Portugal do músico Devendra Banhart que, através de mais de 100 desenhos, ilustra como o talento do norte-americano passou “da paciência” à “facilidade no traço”.
A mais recente criação da dramaturga Teresa Coutinho, a estrear-se em 29 de novembro no Theater Basel, na Suíça, é inspirada numa exposição da pintora Paula Rego (1935-2022), patente no museu de arte de Basileia, segundo a produção.
O escritor angolano Jorge Arrimar venceu por unanimidade o Prémio de Literatura dstangola/Camões, com “Cuéle – O pássaro troçador”, uma obra “muito bem documentada sobre uma região de Angola raramente presente” na literatura, anunciaram os promotores na quarta-feira.
O Teatro Nacional São João, no Porto, recebe esta quinta-feira a estreia de “O Pelicano”, de August Strindberg, com encenação do diretor artístico da instituição, Nuno Cardoso, que fica em cena até dia 8 de dezembro.
A obra “Comedian”, do italiano Maurizio Cattelan, que consiste numa banana presa a uma parede com fita adesiva, foi vendida em leilão em Nova Iorque por 6,2 milhões de dólares (5,9 milhões de euros) a um empresário de criptomoedas.
O escritor franco-argelino Kamel Daoud é acusado de ter usado a história de uma paciente de sua mulher, psiquiatra, para a escrita do romance "Houris", vencedor do Prémio Goncourt 2024, noticiou hoje a agência France Presse.