exposição “Liberdade! Liberdade! A revolução no Teatro”, sobre o papel do teatro na transição do regime ditatorial para a democracia, vai ficar patente no Porto e em Setúbal, a partir de quinta-feira, Dia Mundial do Teatro.
A cantora sueca Neneh Cherry e a deputada britânica Yuan Yang estão entre as seis finalistas ao Women’s Prize para obras de não-ficção, uma lista que inclui ainda as escritoras Rachel Clarke, Chloe Dalton, Helen Scales e Clare Mulley.
Luís Oliveira, fundador e editor da Antígona, morreu na segunda-feira, aos 85 anos, anunciou na terça-feira a editora, indicando que toda a equipa continuará o seu legado de prosseguir com esta “aventura fascinante”.
Hamdan Ballal, o cineasta palestiniano vencedor do Óscar por “No Other Land”, chegou a ser detido pelo exército israelita na Cisjordânia após ser atacado por colonos.
Os escritores Percival Everett, Daniel Mason, Selva Almada, Paul Lynch, Michael Crummey e Gerda Blees são os finalistas do Prémio Literário de Dublin, escolhidos a partir de uma lista longa, que deixou para trás Dulce Maria Cardoso, com “Eliete”.
O editor e programador cultural Francisco Guedes, fundador do Festival Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, morreu na segunda-feira, anunciou a editora Húmus, de que era cofundador e para a qual coordenava a coleção 12catorze.
As companhias de teatro Palmilha Dentada e Assédio terão um apoio financeiro à sua atividade por parte da Câmara do Porto para o ano de 2025, mas não para 2026, revelou o presidente da autarquia, Rui Moreira.
O fórum organizado pela Plateia – Associação de Profissionais das Artes Cénicas aprovou hoje solicitar à tutela, com efeitos imediatos, a nomeação de um diretor artístico para o Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto.
A justiça francesa começou a julgar o ator Gérard Depardieu, alvo de dezenas de acusações de comportamentos sexistas e por alegadas violações cometidas em 2021.
Colonos israelitas agrediram hoje Hamdan Ballal, um dos correalizadores palestinianos do filme vencedor de um Óscar “No Other Land”, na Cisjordânia ocupada, e este foi depois detido por militares israelitas, avançaram ativistas no local.
O livro “Eles Pensavam que Eram Livres”, de Milton Mayer, uma investigação sobre como cidadãos comuns na Alemanha nazi aderiram ao regime de Hitler sem perceber plenamente a gravidade das suas ações, chegou esta semana, pela primeira vez, a Portugal.
Debates, leituras, oficinas e homenagens vão fazer parte da participação portuguesa na Feira do Livro de Leipzig, na Alemanha, que começa a 27 de março, com um programa que pretende atrair públicos diferentes.
"Morramos ao Menos no Porto", de Francisco Mota Saraiva, vencedor do Prémio Saramago 2024, é uma história de amor, impregnada de violência, dor e grotesco, um romance escrito de forma torrencial, que “não leva o leitor ao colo”.
O Segundo Encontro Hispanoluso de Poesia, a decorrer de 28 a 30 de março, em La Puebla del Río e Coria del Río, em Sevilha, Espanha, homenageia Celeste Caeiro, a mulher que transformou o cravo no símbolo de Abril.
O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA) vai decorrer em Lisboa de 8 de maio a 1 de junho, numa celebração de 25 anos, com 25 dias de espetáculos, vindos de 13 países, anunciou hoje a organização.
Entre estreias, leituras encenadas e reposições, várias companhias teatrais e salas de espetáculos portuguesas vão assinalar, na quinta-feira, o Dia Mundial do Teatro, cuja mensagem deste ano questiona se esta arte conseguirá responder aos desafios sociais e ambientais.
O concurso internacional de canto Cascais Ópera, que se inicia no próximo 23 de abril, vai incluir no seu palmarés o Prémio Carlos Gomes, que permitirá ao distinguido ir atuar no Festival de Ópera da Amazónia, em Manaus, no Brasil.
Os bailarinos portugueses António Casalinho e Margarita Fernandes, do Bayerisches Staatsballett, em Munique, foram convidados para interpretar o bailado clássico “Coppélia”, pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), a 26 e 27 de abril, no Teatro Camões, em Lisboa.
O Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM), em Lisboa, abre hoje com uma programação inaugural de três dias de visitas guiadas gratuitas, poesia, música e experiências com as obras de arte da coleção.