O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, fechado para obras desde 2023, deverá reabrir no final do primeiro trimestre de 2026, disse hoje à agência Lusa o diretor artístico, Pedro Penim.
A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) vai aumentar as entradas na maioria dos equipamentos que gere a partir de janeiro de 2025, indica hoje um despacho do Diário da República.
O poeta e escritor português Luís Aguiar venceu, pela segunda vez, o Prémio Judith Teixeira, com a obra “Afrodite de Cnido”, anunciou esta semana a Câmara Municipal de Viseu.
O Museu de Serralves, no Porto, abre portas, esta quinta-feira, para a primeira exposição em Portugal do músico Devendra Banhart que, através de mais de 100 desenhos, ilustra como o talento do norte-americano passou “da paciência” à “facilidade no traço”.
A mais recente criação da dramaturga Teresa Coutinho, a estrear-se em 29 de novembro no Theater Basel, na Suíça, é inspirada numa exposição da pintora Paula Rego (1935-2022), patente no museu de arte de Basileia, segundo a produção.
O escritor angolano Jorge Arrimar venceu por unanimidade o Prémio de Literatura dstangola/Camões, com “Cuéle – O pássaro troçador”, uma obra “muito bem documentada sobre uma região de Angola raramente presente” na literatura, anunciaram os promotores na quarta-feira.
O Teatro Nacional São João, no Porto, recebe esta quinta-feira a estreia de “O Pelicano”, de August Strindberg, com encenação do diretor artístico da instituição, Nuno Cardoso, que fica em cena até dia 8 de dezembro.
A obra “Comedian”, do italiano Maurizio Cattelan, que consiste numa banana presa a uma parede com fita adesiva, foi vendida em leilão em Nova Iorque por 6,2 milhões de dólares (5,9 milhões de euros) a um empresário de criptomoedas.
O escritor franco-argelino Kamel Daoud é acusado de ter usado a história de uma paciente de sua mulher, psiquiatra, para a escrita do romance "Houris", vencedor do Prémio Goncourt 2024, noticiou hoje a agência France Presse.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
O escritor português Francisco Mota Saraiva é o vencedor do Prémio Literário José Saramago, no valor de 40 mil euros, pelo romance “Morramos ao menos no porto”, que será publicado em Portugal pela Porto Editora, anunciou hoje a organização.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como “incubadora de novos criadores e propostas emergentes” de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
Gregório Duvivier tem uma nova peça, "O Céu da Língua", dirigida pela atriz Luciana Paes. Depois da estreia em Lisboa, os humoristas conversaram com o SAPO Mag.