O Festival Cartografias vai regressar hoje a Lisboa, no Espaço Núcleo, com a apresentação de espetáculos, um deles inspirado em Almada Negreiros, e conferências no âmbito desta edição experimental.
O coro de câmara Vaszy Viktor, da Hungria, sob a direção do maestro Sándor Gyüdi, abre hoje o Festival Terras Sem Sombra (FTSS), na Vidigueira, com o concerto "O vos omnes: Música Sacra Húngara dos séculos XIX-XXI".
A Câmara de Lisboa aprovou hoje, em reunião privada do executivo, as “linhas orientadoras relativas à programação” do Teatro Maria Matos, quando o assunto ainda está em discussão na Assembleia Municipal, na sequência de ter dado entrada uma petição.
A Livraria Solidária, promovida por uma associação sem fins lucrativos e cujas receitas irão reverter para projetos culturais e de desenvolvimento comunitário, abre portas na sexta-feira na freguesia de Carnide, em Lisboa.
O Festival de Músicas do Mundo, que se realiza de 19 a 28 de julho, em Sines e na vizinha freguesia de Porto Covo, anunciou dez novas confirmações para o seu cartaz.
Mariza, Resistência e Paulo Gonzo são os cabeças de cartaz da edição deste ano da Semana do Mar, que vai decorrer na cidade da Horta, nos Açores, e cujo programa foi hoje apresentado pela Câmara Municipal da Horta.
A exposição com uma instalação sonora que o artista Bill Fontana criou sobre a Ponte 25 de Abril, em Lisboa, recebeu 68 mil visitantes e será prolongada até 26 de fevereiro, anunciou hoje o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.
O ciclo “Invicta. Música. Filmes” regressa à Casa da Música, no Porto, entre sábado e terça-feira, com a exibição de “Há Lodo no Cais” e a estreia nacional de uma composição para um clássico do expressionismo alemão.
A Fundação Booker Prize lançou hoje um prémio especial para assinalar os seus 50 anos de existência, designado Golden Man Booker Prize, que vai distinguir o melhor trabalho de ficção das últimas cinco décadas, anunciou a organização.
O processo de escolha do sucessor de Salvador Sobral para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção começa no domingo, dia em que decorre a primeira semifinal do Festival da Canção, ao qual concorrem 26 temas.
O Festival Rescaldo realiza-se a partir de hoje na Culturgest, que acolhe a iniciativa pela última vez, e no Panteão Nacional, em Lisboa, com um cartaz de “regresso às raízes”, apostando em músicos “menos conhecidos”.
A Câmara Municipal de Lisboa vai apreciar na sexta-feira, em reunião privada do executivo, as “linhas orientadoras relativas à programação” do Teatro Maria Matos, que será concessionado a uma entidade privada durante cinco anos.
A peça “Off-balance”, do compositor português Luís Antunes Pena, é apresentada pela primeira vez ao público no próximo dia 23, às 21:00, em Lisboa, pela Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo maestro Pedro Neves.
Os brasileiros Boogarins e os portugueses Best Youth e Keep Razors Sharp são três dos nomes que integram o cartaz da convenção e festival MIL - Lisbon International Music Network, que decorrerá em abril em Lisboa.
A Festa do Cinema Italiano, marcada para abril, em Lisboa, vai prestar homenagem ao realizador Marco Ferreri - que morreu em 1997 -, numa parceria com a Cinemateca Portuguesa.
Obras dos artistas Júlio Pomar, Rita Ferreira e Sara Bichão vão estar reunidas, a partir de hoje, na exposição "Chama", no Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa, que é inaugurada às 18:00.
O artista português Bordalo II inaugura este mês, em São Francisco, “Trashedy”, a sua primeira exposição a solo nos Estados Unidos da América, composta inteiramente por trabalhos novos, contou o próprio à agência Lusa.
A obra completa do poeta francês Arthur Rimbaud vai ser publicada pela primeira vez na íntegra em Portugal, com textos inéditos do escritor, que incluem as cartas, a novela “Um Coração debaixo da Sotaina” e alguns poemas.
O norte-americano Anderson.Paak atua na edição deste ano do festival Super Bock Super Rock (SBSR), que decorre de 19 a 21 de julho, no Parque das Nações, em Lisboa, acompanhado pelos The Free Nationals, foi hoje anunciado.
A banda norte-americana Metallica, que atuou em Lisboa a 1 de fevereiro, e o Instituto Nacional de Música do Afeganistão foram hoje distinguidos com o Prémio Polar, galardão apontado como “o Nobel da Música”.
A escritora Natália Nunes, que morreu na passada terça-feira, “deixou, longe da ribalta, uma obra atenta, empenhada, que não deve ficar esquecida”, afirma o Presidente da República, numa nota de condolências, hoje divulgada.
A quinta edição do festival FORTE, que se realiza de 30 de agosto a 2 de setembro em Montemor-o-Velho, aposta numa programação que revisita o passado e projeta o futuro da música eletrónica, anunciou hoje a organização.