O evento, que decorre nos dias 9 e 10 de junho e que tem a direção artística do L'Effetto Ensemble, quer "celebrar a portugalidade", tema desta primeira edição daquele festival, tendo como cabeças de cartaz As Vozes da Rádio, Miguel Guedes & Drumming, a Orquestra Artave com Elisabete Matos e os Gaiteiros de Lisboa.

Para o diretor artístico do festival, Rui Gama, o local escolhido para o evento, o Parque da Ponte, "é uma mais-valia" que tinha que ser aproveitada: "Achámos que concertos ao ar livre seriam uma mais-valia, estudámos o espaço e onde poderiam ficar os palcos. Há um palco intimista, um anfiteatro, haverá as pontes, que é o que origina o festival, entre as várias culturas e os estilos musicais, e um terceiro palco para grupo maiores e outros tipos de música".

Dora Rodrigues, também da organização do festival, salientou que "a ponte" que também está na origem do nome do evento "é a música".

"A ponte entre o que temos na província do Minho, que está cheia de valias, de talentos que têm dado cartas por todo o mundo e a nossa ideia de que podemos reunir no mesmo espaço os vários tipos de música", explicou.

Segundo a responsável, o Festival Música d'Ponte apresenta "uma panóplia de ofertas em que se quer desmistificar o lado clássico e mostrar que as pessoas só gostam, ou não gostam, se assistirem, não gostam por uma ideia preconcebida".

A data do festival também não foi escolhida ao acaso: "É também uma forma de comemorar o Dia de Portugal, da Língua Portuguesa e das Comunidades e valorizar ainda mais a língua portuguesa através da música", apontou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias.

O evento "tem uma importante tónica pedagógica, com atividades para os mais novos, para que possam sentir o parque mas também a música junto de experiencias sensoriais", salientou.

Além dos concertos, o festival terá ainda apresentações de escolas de ensino artístico musical e de dança, exposições e expositores permanentes, apresentação de livros, entre outras atividades.

Todos os concertos e atividades têm entrada gratuita.