O festival, que decorre sob o tema “Mediterrâneo, Território dos 5 Sentidos”, decorre de 12 a 16 de setembro no Parque de Jogos 1.º de Maio e “contará com atividades que vão da música e canto à dança, passando pelo artesanato e gastronomia, em várias dinâmicas – da performance à formação – estimulando o conhecimento através da experiência”.
Além disso, nos dias 12 e 13 decorrerá, integrada no festival, a Conferência Internacional Mediterrâneo: Território dos 5 Sentidos, organizada pelo CRIA – Centro em Rede de Investigação e Antropologia, do ISCTE, com o apoio da Associação Turismo de Lisboa.
A programação inclui concertos de Rabih Abou-Khalil Quartet e Ricardo Ribeiro (Líbano e Portugal), Folk N’ Roll (Grécia), Fanfarra Luboyna (Macedónia) e Joana Amendoeira (Portugal, na foto acima), bem como de grupos tradicionais de canto e folclore, de países como Itália, Croácia, Portugal, Espanha, Sérvia, Tunísia e Turquia.
Durante o festival haverá oficinas de danças tradicionais, entrançamento, instrumentos tradicionais da Grécia e toques de adufe, e estarão patentes três exposições, uma das quais de trajes tradicionais dos países que participam na iniciativa.
Além disso, haverá também um mercado “onde estarão representadas marcas, produtores e artesãos que visam representar o Mediterrâneo como o Território dos 5 sentidos”.
O festival inclui ainda uma área dedicada às crianças, “com uma programação desenhada em parceria com a companhia Era Uma Vez – Teatro de Marionetas – que irá apresentar vários espetáculos ao longo dos dias do evento”.
Nos dias 13, 14 e 15 de setembro serão exibidos seis filmes que fizeram parte da programação e foram distinguidos em edições do Festival Olhares do Mediterrâeno – Cinema no Feminino.
O festival CIOFF Culturas Mediterrânicas é um “espaço de confluência de culturas e países mediterrânicos ou de influência mediterrânica”, que “tem como objetivos a promoção da paz através dos usos e costumes dos países representados, num cruzamento entre a tradição e modernidade, e a divulgação e promoção das singularidades que simultaneamente (n)os unem e diferenciam”.
O evento é organizado pela C.I.O.F.F. Portugal e pela Fundação INATEL. A organização espera “mais de 50 mil visitantes” ao longo dos cinco dias.
O Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore (CIOFF) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, membro associado da UNESCO desde 2015.
Comentários