O Brasil contemporâneo, pelos olhos de autores de banda desenhada, está em destaque na 29.ª edição da Amadora BD, que é hoje inaugurada, dois dias antes das eleições presidenciais brasileiras, cujo resultado irá “afetar certamente o mundo inteiro”.
O escritor David Machado edita esta semana "Não te afastes", o primeiro romance para os mais novos, sobre um rapaz que sobrevive a um furacão e à morte do pai, com a inusitada ajuda de uma cria de rinoceronte.
O Cravo Taskin do Museu Nacional da Música (MNM), em Lisboa, foi alvo de intervenção e volta a ser escutado no sábado, num recital de Kenneth Weiss, que preparou um programa especial sobre Barroco francês para este instrumento de 1782.
António Pescada é o vencedor do Grande Prémio de Tradução, por “O Duplo”, de Dostoievski, e “O Arquipélago Gulag”, de A.Soljenitsin, que traduziu a partir do original russo, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Tradutores (APT).
A pianista portuguesa Maria João Pires fará dois recitais em dezembro no Centro de Artes de Belgais, um espaço cultural criado pela artista no distrito de Castelo Branco e que foi recentemente renovado e reativado.
A oitava edição do festival Semibreve começa hoje, em Braga, e até domingo vai receber, em quatro espaços da cidade, artistas como Telectu, William Basinski, Grouper ou Laetitia Morais.
A peça “Veneno”, com texto de Cláudia Lucas Chéu e direção de Albano Jerónimo, que protagoniza, estreia-se hoje na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, com a decadência e falência social da família como tema central.
A 29.ª edição do festival AmadoraBD, que começa hoje, tem o Brasil como tema central, com a exposição de trabalhos de autores contemporâneos, e o português Francisco Sousa Lobo como autor em destaque.
A fadista Mariza atua nos dias 14 e 17 de março próximo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no Coliseu do Porto, respetivamente, foi hoje anunciado.
O maestro Victor Costa, autor da música do hino da Região Autónoma da Madeira, morreu hoje aos 79 anos, informaram a Orquestra Clássica da Madeira e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas.
O Merc'Art vai regressar a Lisboa, com obras de 30 artistas, num contentor que ficará instalado entre 13 de novembro e 22 de dezembro, na LX Factory, pela primeira vez com fotografia, anunciou hoje a organização.
O quarteto do saxofonista britânico Andy Sheppard atua no SeixalJazz, no sábado, em substituição do trio da pianista Carla Bley, que cancelou o concerto, por motivos de saúde.
Dino d’Santiago apresenta o seu novo álbum, “Mundu Nôbu”, ao vivo na próxima sexta-feira às 21:30 na FNAC do Colombo, em Lisboa, anunciou a discográfica Sony Music.
O duo espanhol Azúcar Moreno, que conta 39 anos de carreira, e protagonizou êxitos como “Solo se Vive Una Vez”, atua em maio em Portugal, anunciou a Estoril Sol.
O filme "Peregrinação", de João Botelho, é candidato a uma nomeação para os prémios espanhóis de cinema, os Goya, na categoria de melhor filme iberoamericano, anunciou a organização.
O filme “Cem anos de Urgeiriça”, sobre aquelas minas em Nelas, Viseu, foi premiado pelo Festival Internacional do Rio de Filmes sobre Urânio, realizado em Berlim, disse hoje o ex-mineiro António Minhoto, que também foi distinguido.
O norte-americano Gus Dapperton, responsável pela banda sonora da série “Por 13 razões”, estreia-se ao vivo em Portugal em fevereiro, com um concerto em Lisboa, foi hoje anunciado.
O radialista e divulgador José Duarte inicia hoje uma série de conversas semanais com o público sobre a história do jazz, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Batida (Pedro Coquenão) edita na sexta-feira “The Almost Perfect DJ”, no qual participam, entre outros, Octapush, Spaceboys e Celeste Mariposa, e que é apresentado ao vivo nesse dia no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
O músico britânico Peter Hook terá três concertos em abril em Portugal, nos quais tocará temas dos Joy Division e dos New Order, dois grupos nos quais foi baixista e cofundador, foi hoje anunciado.
O novo disco de Cuca Roseta, “Luz de Natal”, é inteiramente constituído por temas natalícios ou de inspiração mariana, como "Ave Maria", de Schubert, foi gravado numa “sonoridade jazz”, e será editado em inícios de novembro.
Murça vai ser o palco para a apresentação, na terça-feira, da minissérie da RTP “Soldado Milhões”, produzida pela Ukbar Filmes e que assinala o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.
A cantora Mayra Andrade vai subir ao palco do Théâtre des Bouffes du Nord, em Paris, esta terça-feira, para apresentar o novo disco, “Manga”, a ser lançado em janeiro.
O saxofonista Ricardo Toscano vai relembrar o pianista Bernardo Sassetti, “uma grande influência” e “expoente máximo” do jazz em Portugal, num concerto, em quarteto, na quinta-feira no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.