O Convento São Francisco, em Coimbra, acolhe, de hoje a quarta-feira, o congresso internacional "José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel", num evento que terá a presença do Presidente da República.
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que José Saramago poderia ter recebido um segundo Prémio Nobel da Literatura, durante a homenagem que assinala 20 anos após a conquista da distinção.
Músicos britânicos como Ed Sheeran ou Sting alertaram a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, para o risco que o setor musical corre se Inglaterra sair da União Europeia sem um acordo bilateral, noticia hoje o The Observer.
O Ministério da Cultura espanhol propôs à família de Montserrat Caballé a celebração em Madrid e Barcelona de uma dupla homenagem à soprano, que morreu no sábado aos 85 anos.
Uma casa com equipamentos como uma impressora que imprime bonecos de legumes ou um detetor de alimentos estragados vai estar no Greenfest deste ano, um festival mas também “uma grande festa”.
Todas as partituras de Fernando Lopes-Graça (1906-1994), algumas delas inéditas, estarão totalmente digitalizadas no final do primeiro semestre do próximo ano, disse à agência Lusa o presidente da Fundação D. Luís I.
Os festivais literários de Óbidos e de Paraty, no Brasil, vão iniciar em 2019 uma parceria inédita com a criação de espaços físicos permanentes de produção de conteúdos, ao longo de todo o ano, em cada um dos territórios.
O tenor Plácido Domingo afirmou hoje que partilhar os palcos com a soprano Montserrat Caballé, falecida em Barcelona aos 85 anos, foi "um privilégio" pela sua "incrível" voz e talento.
Uma obra do artista Banksy, cuja verdadeira identidade se desconhece, destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby's.
As relações entre Portugal e Espanha, que o escritor José Saramago contribuiu para estreitar, foram o mote central das intervenções dos primeiros-ministros português e espanhol, durante uma visita a Lanzarote, nas celebrações dos 20 anos do Nobel da Literatura.
O antigo diretor do Teatro Nacional de S. Carlos João Pereira Bastos classificou Montserrat Caballé, que morreu hoje aos 85 anos, como “um autêntico pináculo do canto lírico do século XX”.
Depois do teatro e uma série com sereias em Hollywood, a atriz portuguesa Maria Feist rumou a Sydney, Austrália, com a intenção de fazer carreira num género que ainda não tinha tentado: musicais.
O catedrático de literatura portuguesa Carlos Reis recorda José Saramago como um escritor que, para lá do talento, se preparou durante anos para dar “o salto”, e que encontrou a sua voz à página 20 do "Levantado do Chão", editado em 1980.
O escritor e catedrático de literatura Helder Macedo recebe hoje, na Casa de Mateus, em Vila Real, o Prémio D. Diniz/2018, pela sua obra “Camões e outros contemporâneos”.
A estreia ao vivo de “Desligado”, o novo álbum dos Mundo Cão, com letras de Adolfo Luxúria Canibal, Valter Hugo Mãe e Carlos Conceição, vai ter lugar no sábado, em Óbidos, num concerto do Folio – Festival Literário Internacional.
No dia em que ganhou o Nobel da Literatura José Saramago estava maldisposto por causa de um edredão alemão que lhe deixou os pés de fora, lembraram hoje Alice Vieira e Francisco José Viegas no Folio.
O cineasta ucraniano preso na Rússia, Oleg Sentsov, anunciou hoje que irá abandonar sábado a greve de fome de 145 dias, face à intenção dos serviços penitenciários de o alimentarem à força devido ao seu frágil estado de saúde.
A procura de um país novo onde tudo está por fazer enquadra “O grande tratado de encenação”, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em cena de 11 a 14 de outubro, evocando a génese do Teatro Experimental do Porto.
O pianista brasileiro Nelson Freire regressa ao grande auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, para um recital, no domingo, no fim de semana de estreia do regente Lorenzo Viotti, de 28 anos, como maestro titular da Orquestra Gulbenkian.
A histórica vila de Marvão, no Alto Alentejo, vai estar transformada num bazar islâmico, a partir de hoje, para evocar a época da sua fundação, com a realização da 13.ª edição do Festival Al Mossassa.
A obra visual da autora portuguesa Catarina Sobral ocupa por estes dias os espaços do Teatro Luís de Camões - LU.CA, em Lisboa, com um espectáculo, um novo livro ilustrado, um filme concerto e uma exposição.
O escritor angolano Pepetela apresenta hoje, no Festival Escritaria, em Penafiel, o seu mais recente romance, “Sua Excelência, de Corpo Presente”, uma obra que se enquadra, segundo o autor, num ciclo novo que se está a abrir em África.
A biografia de José Saramago, prestes a ser concluída, revela um homem sedutor, com uma relação “atribulada” com as mulheres, responsável pelo saneamento de jornalistas no Diário de Notícias e um militante comunista que chegou a causar incómodo ao PCP.