O Festival Terras sem Sombra deste ano vai arrancar no sábado com uma visita a cinco padarias tradicionais e um concerto do coro norte-americano Spelman College Glee Club em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira, no Alentejo.
“Sobe a maré negra”, último romance da escritora Margaret Drabble, que chegou este mês às livrarias portuguesas, é uma “dolorosa” reflexão sobre a forma como atualmente a velhice “se prolonga até um estágio em que fatalmente será um desastre”.
O músico e produtor português Branko edita em março o segundo álbum, "Nosso", que apresentará numa série de atuações a partir de fevereiro em Portugal e em vários palcos da Europa, foi hoje anunciado.
Mais de duas dezenas de filmes portugueses integram a programação da 48.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que começa hoje, na Holanda, e inclui uma retrospetiva do realizador Edgar Pêra.
A exposição "Acordo de Paris", de Bordalo II, reúne 30 obras do artista português na capital francesa, com diversos tipos de plástico, encontrados no lixo, para criar animais em vias de extinção e alertar para problemas de sustentabilidade do planeta.
O novo romance de Inês Pedrosa, “O Processo Violeta”, que é editado hoje, parte de “um caso que fez escândalo na década de 1980”, como revela a autora num texto a abrir o livro, intitulado “Menoridade”.
A exposição "Hello, Robot", sobre as aplicações e implicações da robótica na sociedade, abre na quarta-feira, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), lançando a reflexão sobre os prós e contras das tecnologias.
O Muro – Festival de Arte Urbana de Lisboa regressa este ano, para a terceira edição, que irá realizar-se em maio no Lumiar, disse à Lusa fonte da Galeria de Arte Urbana (GAU) da Câmara Municipal de Lisboa (CML).
O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, e o Coliseu do Porto vão ser palco de dois concertos de Fernando Tordo destinados a apresentar o mais recente trabalho discográfico do cantor, “Duetos -Diz-me com quem cantas”.
A exposição da pintora portuguesa Paula Rego no Museu de l’Orangerie, em Paris, recebeu cerca de 2.350 pessoas por dia desde a abertura, em outubro, até ao encerramento, no início de janeiro, disse hoje a diretora da instituição.
Da Green Hill na Foz do Arelho à Hot Rio em São Pedro de Moel, ou mais a norte na Locopinha e Stressless (Praia do Pedrógão), entre muitas outras, o roteiro varia em histórias para contar, mas não na mesma realidade: portas fechadas. Recordamos a história de algumas destas emblemáticas casas noturna
A maioria das discotecas que atraíam multidões nos anos 1980 e 1990 na região Centro está hoje fechada, algumas em completo estado de abandono, e apenas sobrevivem na memória de quem as criou, lá trabalhou ou frequentou.
O músico e compositor brasileiro Marcelo Yuka, um dos fundadores da banda de reggae/rock O Rappa, morreu aos 53 anos num hospital no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira, divulgaram hoje fontes médicas.
A ópera "Alceste", de Gluck, sob a direção musical de Graeme Jenkins, protagonizada pela soprano Ana Quintans, numa encenação de Graham Vick, tem hoje a primeira récita, no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), em Lisboa.
a assinalar 43 anos de carreira, Luís Represas apresenta “um concerto especial, no dia 30 de abril", no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, onde recorda "grandes sucessos e duetos" e apresenta o mais recente trabalho, "Boa Hora”, anunciou hoje a sua promotora.
Os Gipsy Kings atuam, de 15 a 17 de fevereiro, no salão Preto e Prata do Casino Estoril, estando "os dois primeiros espetáculos já esgotados", anunciou hoje a Estoril-Sol.
O Município de São João da Madeira anunciou hoje a programação anual da Casa da Criatividade e dos Paços da Cultura, propondo teatro, como "Hamlet", e concertos como os de The Gift, Sérgio Godinho, Maria João e Salvador Sobral.
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga abolveu a Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos no caso do concerto de Julio Iglesias naquele concelho em 2004, em que a empresa representante do cantor exigia 225 mil euros.
A poetisa norte-americana Mary Oliver, vencedora de um Prémio Pulitzer, morreu hoje, na sua casa de Hobe Sound, na Florida, aos 83 anos, vítima de um linfoma, informou o seu agente literário, Bill Reichblum.
Uma crítica à hipocrisia é como a escritora e encenadora espanhola Angélica Liddell define o espetáculo “The Scarlet Letter” ("A Letra Escarlate"), que apresenta no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, nos dias 1 e 2 de fevereiro.
O artista João Onofre vai ser alvo de uma exposição antológica, a maior já realizada sobre o seu trabalho, percorrendo um período de mais de vinte anos, a partir de 15 de fevereiro, na Culturgest, em Lisboa.
Hugo Olim, Mariana Magalhães e Sofia Santos Silva protagonizam “Uma Frida”, criação do Coletivo Retorno em cena, de sexta-feira a domingo, na sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
Um livro de ensaios sobre Luís de Camões e a Miguel de Cervantes, que presta homenagem aos dois grandes expoentes da literatura ibérica e europeia, vai ser apresentado no dia 21 de janeiro no Instituto Camões, em Lisboa.