A Universidade de Haifa, em Israel, cancelou a exibição do filme "No Other Land", vencedor do Óscar de Melhor Documentário, na sequência de críticas de organizações sionistas, segundo anúncio feito hoje nas redes sociais.
O festival internacional de cinema Porto Femme começa na segunda-feira sob o tema das "invisibilidades", com 120 filmes e tendo a "solidariedade feminista" como fio condutor.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje que a cultura seja ainda um parente pobre aos olhos da sociedade portuguesa, prevendo que não vá ser um tema prioritário na campanha eleitoral.
O filme "Fogo do Vento", de Marta Mateus, conquistou hoje o prémio de Melhor Primeiro Filme Internacional, no Festival de Busto Arsizio, em Itália, anunciou o júri do certame, que destacou a "linguagem pessoal" da realizadora portuguesa.
As ruas da aldeia de Bemposta, no concelho de Mogadouro, foram hoje invadidas por uma cortejo de mais 700 figuras representativas de rituais ancestrais europeus, numa manifestação cultural característica das festas solsticiais e carnavalescas de vários povos.
Nascida no mar alto, filha de um lendário navegador norueguês, a cineasta Virginia Tangvald decidiu reconstituir a história familiar quando o pai e o irmão desapareceram no mar, mergulhando num pesadelo, que foi também o seu "passaporte para a vida".
A exposição do casal canadiano Janet Cardiff e George Bures Miller “A Fábrica das Sombras”, que é inaugurada em abril, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, será como mergulhar em apneia, a partir do poder do som.
Uma aranha gigante que lança teias e se alimenta de quem nelas fica preso vai ser queimada em Tondela, no dia 19, durante um espetáculo comunitário que contará com 350 participantes.
A disponibilização de peças museológicas destinadas a serem interpretadas por invisuais está na base de uma ação desenvolvida, em Coimbra, pelo Museu Nacional Machado de Castro (MNMC) e pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV).
O cantor Paulo de Carvalho, autor da música que foi a primeira senha do 25 de Abril, “E depois do adeus”, vai atuar na noite do dia 24, em Évora, nas comemorações da Revolução dos Cravos.
Artistas portugueses e palestinianos promovem durante o mês de maio várias iniciativas com o objetivo de apoiar a Palestina, desde música a cinema, passando por exposições e encontros, que se estendem a Lisboa, Porto e Braga.
Uma banda composta por 15 músicos que estão no espetro do autismo contribui para desenvolver a sua autonomia e o controlo das suas dificuldades, enquanto ajuda a desmistificar o autismo e a sensibilizar a sociedade para o problema.
O Teatro Nacional São João, no Porto, recebe quinta-feira a estreia de "Hamlet", de William Shakespeare, na encenação de Nuno Cardoso, que o mais recente diretor artístico da instituição descreve como uma despedida.
Da Weasel, Plutonio, Dillaz, David Carreira, Nininho Vaz Maia, Matias Damásio e Lon3r Johny são alguns dos artistas confirmados para o festival O Sol da Caparica que decorre de 14 a 17 de agosto.
O processo de produção do Barro Negro de Molelos (concelho de Tondela), do qual há testemunhos pelo menos desde finais do século XIX, foi inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Xutos e Pontapés, Mão Morta, Linda Martini, Capicua, Seun Kuti & Egypt 80 e Criolo compõem o cartaz da 6.ª edição do Festival do Maio marcado para 30 e 31 de maio no Seixal, no distrito de Setúbal.
O músico e compositor Hans Zimmer acrescentou uma data à sua passagem por Lisboa em 2026, sendo agora dois os concertos que dará na MEO Arena, no âmbito da digressão “The Next Level”, foi hoje anunciado.
O Festival Política regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, entre os dias 24 e 26 de abril, com uma programação, de entrada gratuita, que inclui espetáculos, debates, exposições e a exibição de filmes, foi hoje anunciado.
A exposição “Sonhos e Metamorfoses: O Surrealismo de Paula Rego”, com pinturas representativas de várias fases da carreira da artista, com foco no surrealismo, é inaugurada a 11 de abril na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, anunciou esta semana a instituição.
O festival Indie Music Fest, que se realiza no início de setembro, em Baltar, concelho Paredes, distrito do Porto, anunciou esta semana um “concerto especial” com Os Pontos Negros, que assinalam 20 anos de carreira, e adiantou outras confirmações.
Dois filmes portugueses, “A Arte de Morrer Longe” e “Al Berto”, vão representar Portugal no 20.º Festival de Cinema Europeu – Euroscopio, que terá lugar entre 3 e 30 de abril em várias cidades e universidades venezuelanas.
Quatro filmes portugueses, ou com coprodução nacional, entre os quais “Fragmented” e “A Menina com os Olhos Ocupados”, vão estar em abril no Festival Internacional de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos.