O pianista Filipe Raposo edita em maio “Variações do Branco”, 'livro-CD' com que encerra a trilogia das cores – ocre, negro e branco – iniciada em 2019, numa "reflexão sobre a cor nas dimensões sociológica e artística.”
O romance “O Censor Antifascista” foi escrito para avivar a memória da ditadura em Portugal e o impacto social da censura, em particular, nesses anos "fechados e claustrofóbicos", anteriores a Abril de 1974, disse António Breda Carvalho à Lusa.
O escritor moçambicano Mia Couto considera que a história da independência de Moçambique é também a sua própria história e recorda o 25 de junho de 1975 como o dia em que o seu povo ganhou dignidade e um país.
O Jangada Teatro, em Lousada, cumpre este ano 25 anos de atividade, mas os últimos dois foram os mais difíceis, após perda de financiamento estatal, obrigando a promover mais de 300 espetáculos para sobreviver.
O novo álbum do acordeonista João Barradas, “Unfolding”, é constituído exclusivamente por obras de Luís Tinoco, entre as quais Concerto para Acordeão e orquestra, composto para o músico que o estreou em 2023.
A atriz brasileira Regina Duarte vai ter a "primeira exposição internacional individual de pintura" em Portugal, com inauguração prevista para 3 de maio no Palácio Biester, em Sintra, foi hoje anunciado.
A pianista portuguesa vai atuar em junho em Portugal, no Mónaco e nos Países Baixos, antes de partir para cinco concertos em Taiwan e no Japão, de acordo com a agenda da artista.
Bateu Matou, Miramar, Batida e Rui Vargas são alguns dos nomes da música portuguesa que vão atuar no Boom Festival, em julho em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, anunciou a organização.
Os prémios Sophia, que reconhecem anualmente o cinema português, são entregues hoje em Cascais pela Academia Portuguesa de Cinema, com o filme "Grand Tour", de Miguel Gomes, a liderar as nomeações.
A Companhia de Teatro Livre vai apresentar a peça "Mater", interpretada pelas atrizes portuguesas Carla Chambel e Luísa Ortigoso, em maio no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, no Brasil, revelou o jornal Folha de São Paulo.
A Palma de Ouro da competição de curtas-metragens será anunciada pelo júri presidido por Maren Ade, em 24 de maio, durante a cerimónia do Palmarès do 78.º Festival de Cinema de Cannes.
O músico Rodrigo Leão edita hoje "O Rapaz da Montanha", o álbum "mais português" que já gravou, "muito diferente dos últimos", e cuja criação foi influenciada pelo universo musical da década de 1970 em Portugal.
A Torre de Belém, em Lisboa, encerrou para obras de conservação e restauro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que têm a duração prevista de um ano, embora sejam possíveis reaberturas intermitentes, anunciou a empresa responsável.
A terceira edição do Óbidos Vila Gaming vai decorrer entre os dias 7 e 11 de maio, reunindo especialistas nacionais e internacionais nas áreas da programação robótica, inteligência artificial e inovação tecnológica.
Os músicos António Zambujo e Miguel Araújo vão atuar em Paris, em junho, e em Londres, no mês seguinte, para apresentar o seu espetáculo conjunto em palcos internacionais.
A reabertura do Pavilhão de Portugal, em Lisboa, arranca a 30 de abril com um concerto de Milhanas sob a icónica pala, um dia antes da inauguração com uma mostra dedicada a Luís de Camões, anunciou hoje a Universidade de Lisboa.
Uma exposição com 60 cartazes resgatados dos muros de Lisboa, produzidos entre o 25 de Abril de 1974 e o "Verão Quente" de 1975, reveladores do poder visual da revolução, é inaugurada quarta-feira no Centro Cultural de Belém.
A versão perdida de um livro escrito em 1975 pelo jornalista australiano Wilfred Burchett, que cobriu o 25 de Abril nas ruas, vai ser editada pela primeira vez no original em inglês com distribuição nos Estados Unidos e Europa, incluindo Portugal.
O músico Miguel Calhaz reinterpreta, no seu novo álbum, o segundo volume de “ContraCantos”, canções de José Afonso, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e José Mário Branco.
A Orquestra Sinfónica de Berlim atua pela primeira vez em Portugal, nos próximos dias 23 e 24, no âmbito da Temporada Darcos, sob a direção do maestro Nuno Côrte-Real.
Património documental das escritoras Katherine Mansfield, Annemarie Schwarzenbach e Ella Maillart, bem como da Escola de Cinema de Animação de Zagreb foi incluído no programa “Memória do Mundo” da UNESCO, que anunciou os 74 novos itens adicionados.
O Festival Internacional de Cinema IndieLisboa, que decorre de 1 a 11 de maio na capital portuguesa, conta este ano com 13 filmes lusófonos numa seleção diversificada de longas e curtas-metragens com cariz da África lusófona e Brasil.
O Coimbra BD 2025 volta a levar ao Convento São Francisco o universo de banda desenhada, com atividades para todos os públicos e a presença de mais de 50 autores e ilustradores nacionais e internacionais.