A atriz e criadora Sara Inês Gigante mostrou-se hoje surpreendida por ter vencido edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, com o projeto “Popular”, acrescentando que a ideia lhe surgiu do “rasto deixado” pelo seu último projeto, “Massa mãe”.
O livreiro português José Pinho foi agraciado com o grau de comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou à Lusa fonte da Presidência da República.
A edição 2023 do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA) abre na próxima quinta-feira, dia 18, no Teatro LU.CA, em Lisboa, com “Llum”, um dos destaques da programação, segundo a companhia Tarumba, que organiza o certame.
Os Xutos & Pontapés e os Deixem o Pimba em Paz vão atuar em Coimbra, no Dia do Antigo Estudante, 27 de maio, que conta com várias atividades lúdico-culturais, dirigidas a toda a comunidade.
As celebrações do Dia da Marinha, que se realizam no Porto, contam com mais de 30 iniciativas de 18 a 21 de maio, entre visita a navios, batismos de mar, exposições, concertos e um desfile com 500 militares.
A autora portuguesa Joana Estrela é candidata aos Prémios Llibreter da Catalunha, com a novela gráfica “Pardalita”, revelou o Grémio de Livreiros da Catalunha, em Barcelona.
O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) vai ser alvo de duas exposições, que percorrem 70 anos de atividade, e de um programa paralelo, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, a inaugurar a 26 de maio.
O “drama” da imigração é o tema da produção conjunta do Teatro Gíria e do Teatro Experimental de Cascais (TEC), a estrear em Cascais, no dia 18, disse à Lusa o encenador da peça.
Julinho KSD, Nininho Vaz Maia e Jovem Dionisio são alguns dos nomes do cartaz musical das festas Sanjoaninas, que decorrem de 22 de junho a 2 de julho, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, revelou hoje o município.
A 19.ª edição do Festival Terras Sem Sombra (FTSS), que começa no próximo fim de semana, pretende ser “um pequeno breviário da existência musical”, disse o diretor-geral do evento, José António Falcão.
Filipe Sambado, Meta e Pedro Jóia são alguns dos artistas que integram a programação da sexta edição do festival Artes à Vila, que regressa à Batalha, no distrito de Leiria, de 23 a 25 de junho, anunciou hoje a organização.
A edição deste ano do Festival Intercéltico de Sendim (FIS), em Miranda do Douro, a decorrer de 4 a 5 de agosto, aposta numa programação que expresse a realidade multicultural e intercultural da atualidade, conjugando tradição com expressões contemporâneas.
O livro “Sobre o Céu”, de Richard Powers, vencedor do Pulitzer de ficção em 2019, sobre nove estranhos cujas vidas se entrelaçam à beira de uma catástrofe, para enfrentar a destruição das florestas, é publicado este mês em Portugal.
O escritor argentino Hernán Diaz venceu o Prémio Pulitzer de ficção com “Confiança”, um “romance fascinante” sobre amor e poder, escrito em diferentes estilos literários, ex-aequo com a norte-americana Barbara Kingsolver, pelo romance “Demon Copperhead”.
O Festival Eurovisão da Canção, que está a decorrer em Liverpool, no Reino Unido, conta com 37 países em competição, entre os quais Portugal, representado por Mimicat com o tema “Ai Coração”.
O filme “Safe Place”, do croata Juraj Lerotić, venceu o Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa do 20.º festival de cinema IndieLisboa, que distinguiu também trabalhos de João Canijo e Catarina Mourão, entre outros.
O Festival de Cinema de Cannes, em França, vai homenagear o realizador franco-suíço Jean-Luc Godard, que morreu em setembro, e exibir um ‘trailer’ de um filme do cineasta “que nunca vai existir”, revelou hoje a organização.
O escritor português Afonso Cruz venceu a primeira edição do Prémio Ibérico Álvaro Magalhães, de literatura infantojuvenil, com o livro “A Flor e o Peixe”, revelou hoje a organização.
A tradição e a contemporaneidade voltam a cruzar-se na segunda edição do festival Futurama, que vai decorrer no mês de junho nos concelhos alentejanos de Mértola, Castro Verde e Beja, com música, artes visuais e performances.
Um concerto, um colóquio, conversas, filmes, performances e exposições dedicados a Madalena de Azeredo Perdigão são algumas iniciativas previstas na Gulbenkian, para celebrar o centenário desta “figura incontornável” da fundação, no domínio artístico e educativo, que hoje se assinala.
O Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva, no valor de 20 mil euros, foi atribuído à escritora Lídia Jorge, “personalidade de invulgares méritos e reconhecimento na atividade cultural”, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) considera que o projeto Odisseia Nacional, com que o TNDM viaja pelo país ao longo deste ano, “tem ultrapassado bastante a expectativa” inicial, ao ponto de reequacionar projetos futuros.
O Auditório de Espinho anunciou hoje que, em setembro e outubro, essa sala de espetáculos do distrito de Aveiro vai receber a saxofonista chilena Melissa Aldana, a sua congénere norte-americana Lakecia Benjamin e a cantautora portuguesa A Garota Não.
A Mostra Internacional de Teatro (MIT) arranca na segunda-feira e vai decorrer até sábado, em Braga, Barcelos e Maia, sendo metade das receitas de bilheteira destinada ao Teatro Nacional da Região de Kershon, na Ucrânia, anunciaram os promotores.