O município de Vila Real preparou o programa das “Festas da Cidade 2023” com cerca de 100 atividades que incluem os concertos de Pedro Abrunhosa, Carolina Deslandes, GNR, Resistência e Expensive Soul.
A artista portuguesa Diana Sousa está nomeada para os Eisner, os prémios norte-americanos de banda desenhada, como colorista em duas séries publicadas na editora Dark Horse Comics, revelou a organização dos prémios.
A banda de Guimarães Unsafe Space Garden edtiou esta quarta-feira o disco “Where’s the Ground”, que nasce de um “caos divertido” e tem os temas de “compaixão e compreensão” a percorrer as várias faixas, descrevem os músicos à Lusa.
O escritor José Luís Peixoto espera publicar no próximo ano um segundo roteiro literário sobre Portugal na sequência de “Onde”, dedicado aos municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, revelou.
A Casa da Música, no Porto, dá hoje início à habitual homenagem que presta à pianista Helena Sá e Costa (1913-2006) e que vai ter o seu ponto alto sábado e domingo com a maratona de teclistas.
A música é “o termómetro” do que se passa na atualidade e reflete o estado da sociedade em que vivemos, considera o diretor artístico do Festival Músicas do Mundo, que se realiza em Porto Covo e Sines.
O Festival Músicas do Mundo (FMM), agendado para 22 a 29 de julho, em Sines e Porto Covo, no distrito de Setúbal, contará com 41 concertos, “com grande peso” de artistas africanos, anunciou esta semana a organização.
O Pavilhão de Portugal na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza, que acolhe o projeto “Fertile Futures”, com curadoria de Andreia Garcia, é inaugurado oficialmente hoje, segundo dia de pré-abertura da iniciativa.
A Noite da Literatura Europeia regressa no dia 3 de junho, para uma edição com leituras encenadas de obras de 15 países, sobre temas como feminismo, guerra ou dramas familiares, e vai decorrer no Intendente, em Lisboa.
O Porto Pride vai realizar-se em julho no Parque da Pasteleira, no Porto, revelou hoje o coordenador, salientando que esta “não é a solução ideal”, mas que estão a ser discutidas as condições de segurança e acesso.
O Luca Argel Trio abre, no dia 27, às 21h30, o ciclo de concertos "Ao Pôr do sol" na Casa da Cerca, em Almada, iniciativa que já conta com cinco espetáculos programados, segundo aquele espaço municipal.
Os 5.ª Punkada, a banda pop/rock da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, fundada em 1993, estão a tentar agendar um encontro com os Coldplay, que sobem hoje ao palco do Estádio Cidade de Coimbra pelo segundo dia consecutivo.
Um estudo português divulgado esta semana mostra que mais de dois terços dos inquiridos (75%) dizem ter interesse por cultura, mas que há setores mais importantes para a sociedade, como a saúde, a educação e a habitação.
O Prémio Literário Hernâni Cidade deste ano, instituído pela Câmara de Redondo (Évora), através da biblioteca municipal, é dedicado à modalidade de conto e tem como tema “Migrantes”.
A 47ª edição da Festa do Avante!, em setembro, vai contar com artistas como Agir, a rapper Nenny e A garota não, num cartaz que festeja os 50 anos da revolução de Abril.
A vila de Mértola (Beja) deverá receber cerca de 60 mil visitantes na 12.ª edição do Festival Islâmico, que regressa esta quinta-feira para, durante quatro dias, promover “o diálogo, a tolerância e cidadania entre culturas”.
Os álbuns “Enquanto Há Força” e “Fura Fura”, de José Afonso, são reeditados a 26 de maio, no âmbito do plano editorial de recolocação no mercado de 11 álbuns do músico publicados originalmente entre 1968 e 1981.
O escritor Salman Rushdie avisou que a liberdade de expressão no Ocidente está sob a maior ameaça que já assistiu em toda a sua vida, naquele que foi o seu primeiro discurso público após ter sido atacado.
Setenta e cinco canções de Sérgio Godinho foram reunidas num livro, com transcrição de letras, partituras e cifras, que podem servir de “ponto de partida, de percurso ou de chegada”, escreveu o músico na introdução.
A “voz única” da artista Luísa Cunha, que ecoa num percurso de três décadas, em peças que transportam uma “dimensão política e social subtil”, pode ser escutada a partir de hoje, em Lisboa, na maior retrospetiva da sua obra.
O Dia Internacional dos Museus assinala-se hoje a nível internacional, sob os princípios da sustentabilidade e bem-estar, com centenas de atividades programadas em museus portugueses, de Norte a Sul e nas ilhas.
Uma comédia inédita de António Torrado, “O Engraxador”, é a próxima criação do Teatro da Comuna, em Lisboa, a estear na quinta-feira, numa encenação de João Mota.