“A Peça para Dois Atores”, de Tennessee Williams, estreia-se na quinta-feira no Teatro da Trindade, em Lisboa, numa encenação de Diogo Infante, que também trabalha pela primeira vez com os protagonistas, os atores Luísa Cruz e Miguel Guilherme.
Uma figura a correr com cravos na mão, com cerca de seis metros de altura, foi colocada hoje de madrugada na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, num “grito pela liberdade” e agradecimento aos “que lutaram” por ela.
O cantor e ator norte-americano Harry Belafonte, conhecido como o ‘Rei do Calipso’ e uma figura da defesa dos direitos civis nos Estados Unidos da América, morreu hoje em Nova Iorque aos 96 anos, noticiam vários órgãos de comunicação social do país.
A Cinemateca dedica parte da programação do mês de maio a escritores, apresentando filmes realizados por autores de livros que se aventuraram atrás das câmaras, como , encerrando uma trilogia dedicada à literatura.
O cantor e compositor brasileiro Djavan anunciou três datas em junho, em Portugal, nos dias 7 e 9 no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no dia 10 no Super Bock Arena, no Porto.
O compositor Patrick Doyle, nomeado para um Óscar, foi escolhido para criar a Marcha da Coroação do rei Carlos III, marcada para 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres.
A pianista portuguesa Maria João Pires está ente músicos e professores a quem a Academia Real de Música britânica vai distinguir na Cerimónia de Graduação de 2023, anunciou a instituição na segunda-feira.
O júri do concurso aRi[t]mar distinguiu à Associação José Afonso (AJA) com o Prémio Especial do Júri à Embaixada da Amizade Galego-Lusofona 2022, que visa reconhecer quem cria pontes entre a Galiza e Portugal, anunciou a organização na segunda-feira.
A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) celebra, esta terça-feira, às 17h00, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, nos arredores de Lisboa, a “liberdade de expressão” que o 25 de Abril de 1974 trouxe.
Mais de 31 mil livros por dia foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 8,3%, face ao período homólogo, segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, prometeu na manhã de segunda-feira, em Lisboa, antes da entrega do Prémio Camões a Chico Buarque, que anunciará "muito em breve" a entrega do mesmo galardão à escritora moçambicana Paulina Chiziane.
O autor brasileiro Chico Buarque dedicou na segunda-feira o Prémio Camões a “tantos autores humilhados e ofendidos” nos “anos de estupidez e obscurantismo”, lembrando que “a ameaça fascista persiste no Brasil e um pouco por toda a parte”.
A curta-metragem “As Filhas do Fogo”, do cineasta português Pedro Costa, foi integrada na Seleção Oficial do 76.º Festival de Cinema de Cannes, marcado para maio naquela cidade do Sul de França, anunciou hoje o certame.
A cantora de pop/funk brasileiro Ludmilla anunciou na segunda-feira que vai surgir como atriz no último filme da saga de Hollywood “Velocidade Furiosa”, cuja rodagem passou por Portugal.
A Bruma Publications, editora inserida na University Press da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, lança em 27 de abril a antologia bilingue “Into the Azorean Sea”, com poemas de 103 poetas dos Açores e da diáspora açoriana.
"Caracas Jazz", que começou a ser rodado na Venezuela, é um filme/documentário que conta a história local da música jazz e dos 50 anos do Juan Sebastián Bar (JSB), o “templo do jazz” latino-americano, propriedade de empresários portugueses.
O realizador português João Canijo venceu hoje o Grande Prémio e o Prémio do Público do Festival de Cinema de Las Palmas, nas ilhas Canárias, em Espanha.
Mulheres cineastas oriundas de diferentes lugares do mundo, que se cruzam no Porto Femme Festival, a decorrer até domingo, têm em comum a vontade de dar protagonismo a outras mulheres apagadas da história, porque não podem ser esquecidas.
O cantor e compositor brasileiro Djavan anunciou três datas em junho, em Portugal, nos dias 7 e 9 no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no dia 10 no Super Bock Arena, no Porto.
A tela pintada a óleo “Natureza morta” foi, durante meio século, a única obra de Pablo Picasso exposta em Portugal e hoje continua a atrair os olhares de quem visita o Museu do Caramulo, no concelho de Tondela.
A exposição com pintura e gravura de Francisco de Goya (1746–1828), a inaugurar hoje no Centro Cultural de Cascais, vai apresentar o olhar do artista sobre a sociedade do seu tempo, reunindo obras inéditas em Portugal.
A Feira Internacional do Livro de Leipzig realiza-se nesta cidade alemã, de 27 a 30 de abril, contando com a presença de Portugal, sob o lema "(Não há) palavras proibidas", que homenageia três autores nos seus centenários.
O ator e encenador Miguel Loureiro foi nomeado para novo diretor artístico do Teatro de S. Luiz, em Lisboa, anunciou hoje o conselho de administração da empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).
A coreógrafa Tânia Carvalho apresenta no festival DDD - Dias da Dança, no Porto, o espetáculo “Versa-vice”, em estreia nacional, e o concerto “Madmud”, duas faces de uma forma de criar “muito intuitiva”, explica em entrevista à Lusa.