A Festa do Cinema Francês, que começa hoje em Lisboa, vai dedicar um foco à cineasta luso-francesa Cristèle Alves Meira e uma retrospetiva ao realizador Nicolas Philibert, com a presença de ambos.
Histórias de animais e sobre amizade, reedições da literatura portuguesa e dois livros ilustrados de prémios Nobel da Literatura estão entre as novidades editoriais para crianças e jovens a publicar neste trimestre.
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, vai abrir ao público quatro novas exposições na quinta-feira para assinalar o sétimo aniversário do museu, com destaque para “O Castelo Surrealista de Mário Cesariny”.
O festival literário Utopia acrescentou ao cartaz do evento, que vai decorrer entre 2 e 12 de novembro em Braga, os nomes do humorista Bruno Nogueira, do músico e escritor Filipe Melo e da escritora Marta Pais de Oliveira.
A cantautora brasileira Maria Gadú vai apresentar o seu novo álbum, “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”, nos próximos dias 9 de dezembro, no Teatro Capitólio, em Lisboa, e, no dia seguinte, no HardClub, no Porto, divulgou a sua promotora.
O Festival Books & Movies assinala os centenários dos nascimentos de Natália Correia, Eugénio Andrade e Mário Cesariny e os 100 anos da Walt Disney, numa edição que abre portas no dia 12, em Alcobaça.
A Estação Teatral da Beira Interior (ESTE) estreia na quinta-feira, às 21h30, no auditório da A Moagem, no Fundão, a peça “2+2=5”, criada a partir da obra “1984”, de George Orwell.
O poeta António Franco Alexandre venceu o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, com o valor pecuniário de 5.000 euros, pela sua antologia “Poemas”, anunciou a sua editora, Assírio & Alvim.
“Missão Democracia” é o título de uma coleção de livros para crianças, a lançar esta semana pelo parlamento, e que aborda temas como liberdade e cidadania, a propósito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
O pintor guineense Young Nuno acredita que a arte pode mudar um país e as suas obras, algumas patentes nas ruas de Bissau, começaram a sua internacionalização em Portugal, onde o artista plástico Vhils o convidou para uma obra pública.
A longa-metragem “O Corno / The Rye Horn”, da realizadora espanhola Jaione Camborda com coprodução portuguesa, venceu a Concha de Ouro no 71.º Festival de San Sebastian.
O autor e ilustrador Pedro Seromenho encontra-se num périplo pela Costa Leste dos Estados Unidos (EUA) e pelo Canadá, onde passará por diversas escolas para promover a leitura em língua portuguesa junto de crianças de várias idades.
O filme português de animação “Ice Merchants”, de João Gonzalez, venceu o Prémio de Melhor Curta-metragem Internacional da 15.ª edição do Weird Market, que terminou no sábado em Valência, Espanha, anunciou a organização.
O filme português “A Fada do Lar”, realizado por João Maia e protagonizado pela atriz Joana Metrass, estreou-se no cinema histórico Laemmle Royal em Los Angeles, onde estará em exibição durante a primeira semana de outubro.
Como se fosse um concerto dos U2 ao ar livre, dois helicópteros sobrevoaram o céu antes de direcionarem holofotes sobre o deserto de Las Vegas e sobre o vocalista Bono, que se ajoelhou no chão enquanto cantava o êxito de 2004 da banda irlandesa, "Vertigo".
O filme “Regra 34”, da brasileira Julia Murat, venceu o prémio de Melhor Filme da competição de Longas-Metragens do Festival Internacional de Cinema Queer Lisboa 27, e “Opponent”, do sueco Milad Alami, conquistou uma Menção Especial, anunciou o certame.
A Assembleia da República vai assinalar a revolução de 5 de Outubro de 1910, que implantou a República em Portugal, com visitas livres, atuações musicais e o lançamento de um livro.
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, inaugura hoje o novo ciclo de exposições, que consiste na mostra “Cifra”, de Dayana Lucas, e dos vencedores dos Laboratórios de Verão de 2023.
Cinco textos de teatro serão lidos na sétima temporada do festim “Esta noite grita-se”, que tem início no domingo, em Lisboa, e que este ano se estende a Faro, numa parceria com o Teatro das Figuras, a decorrer até dezembro.
Dezasseis jovens atores em formação, de quatro nacionalidades diferentes, levam este sábado, ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, o espetáculo “Disparates”, inspirado na peça “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare.
A fadista Cuca Roseta realiza na próxima semana uma digressão por Cabo Verde, onde vai apresentar o espetáculo “Fado e Morna”, interpretando temas dos dois géneros musicais classificados como Património Imaterial da Humanidade.
"A Via Sinuosa", primeiro romance de Aquilino Ribeiro, regressa às livrarias no dia 4 de outubro, com ilustrações de Stuart Carvalhais e prefácio de João Barroso Soares, anunciou a Bertrand Editora.
O músico Zeca Pagodinho vai atuar em Portugal, a 7 e 15 outubro, e prometeu "um show com um repertório cheio de bons sambas, uma boa batucada e muita alegria", declarou o artista à agência Lusa.