A Agenda Cultural da Guarda para os meses de outubro, novembro e dezembro inclui a realização de mais de 100 atividades no Teatro Municipal, no Museu e na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, anunciou hoje a Câmara Municipal.
A Manifestamente, iniciativa cidadã pela saúde mental, lança hoje uma série de cinco histórias de animação infantis que falam de emoções e competências básicas para cuidar da saúde mental, mas também sobre ‘bullying’ ou dificuldades de aprendizagem.
Vinte exposições e um mural de homenagem ao livreiro José Pinho integram o programa do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre na vila entre os dias 12 e 22, sob o tema “Risco”.
O ator Ivo Canelas, com um monólogo em que o público é chamado a participar, a música de Camané & Mário Laginha e a dança de Jonas & Lander integram a programação de novembro do Teatro Municipal da Covilhã (TMC).
A iniciativa Ateliês de Artistas vai regressar a Lisboa em 14.ª edição, entre sexta-feira e domingo, com a participação de 36 ateliês, e mais de uma centena de artistas de 20 países, anunciou hoje a organização.
O livro e a literatura vão, a partir de quinta-feira, ser o ponto de partida para um debate multidisciplinar sobre o papel da memória e dos museus na sociedade contemporânea, em Lamego.
A galeria de arte contemporânea Uma Lulik, em Lisboa, dirigida por Miguel Leal Rios, anunciou hoje o encerramento até ao final do ano, "ao fim de seis anos de atividade intensa" com a comunidade artística.
O nome vencedor do Prémio Camões deste ano vai ser revelado na terça-feira à tarde, anunciou hoje a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
As figuras que fazem a história do rap em Portugal, dos artistas a editoras, passando por festivais, radialistas e até lojas, estão reunidos no livro “Hip Hop Tuga – Quatro décadas de rap em Portugal”, que é hoje editado.
O norte-americano Big Daddy Wilson, os portugueses Paulo Gonzo, João Cabeleira, Budda Guedes e Tim e os britânicos Ten Years After são os destaques da 6.ª edição de Outono do Festival Internacional Nova Arcada Braga Blues, foi hoje anunciado.
O filme BANN, da realizadora portuguesa Leonor Teles, recebeu hoje o galardão mais importante do principal festival de cinema da Islândia, cuja 20.ª edição começou no dia 28 de setembro e termina este domingo.
O Brasil devia “abrir mais os olhos e ouvidos para ler, ouvir e perceber outras coisas de outros países, a começar pelos países de língua portuguesa”, defende em entrevista à agência Lusa o ‘rapper’ brasileiro Gabriel O Pensador.
A cantora Margarida Amaral, a primeira artista a cantar nas emissões da RTP, morreu hoje, aos 95 anos, na Casa do Artista, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte próxima da família.
A história das pessoas que morreram na revolução de 25 de Abril de 1974 está a ser transposta para cinema, no filme “Revolução (sem) sangue”, de Rui Pedro Sousa, cuja rodagem termina este mês.
Os brasileiros Seu Jorge e Daniel Jobim apresentam-se no domingo no Carnegie Hall, em Nova Iorque, num concerto comemorativo dos 60 anos do lendário espetáculo de Bossa Nova que consagrou internacionalmente nomes como Tom Jobim, João Gilberto ou Sérgio Mendes.
O novo álbum da fadista Teresa Siqueira, “Retrato”, editado esta semana, reúne fados que foi cantando ao longo de uma carreira de cerca de 40 anos, maioritariamente melodias tradicionais, como o Fado Rosita, que a acompanha “desde sempre”.
Uma “leitura-conversa” no próximo dia 17, no Ibero-Amerikanisches Institut, em Berlim, homenageia o escritor António Lobo Antunes, de 81 anos, recentemente distinguido com o Prémio Literário Fundação Inês de Castro, anunciou o Instituto Camões.
A fadista Cuca Roseta e os guitarristas Sandro Costa e Bernardo Couto atuam em novembro na Cidade do México, no âmbito do Festival Fado México, sob o lema “O Fado e a Guitarra Portuguesa".
O escritor norueguês Jon Fosse, galardoado hoje com o Prémio Nobel da Literatura, disse estar “surpreso, mas não muito” com o anúncio da Academia Sueca.
A fadista Amália Rodrigues volta a ser recordada, no sábado, no concelho de Odemira (Beja), com visitas guiadas à casa da artista, um espetáculo de fado, uma homenagem e uma missa campal, divulgou o município.
A 12.ª edição do Festival Materiais Diversos decorre entre hoje e 15 de outubro em Alcanena e Minde, vila 'berço' do festival, com um programa que pretende "continuar a aproximar as pessoas e as artes contemporâneas”.
O primeiro-ministro anunciou na quarta-feira que a próxima edição da “Arte em São Bento”, em 2024, será dedicada aos artistas do período da revolução, por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril, tendo como curador João Fernandes.