Estruturas e movimentos representativos do setor da Cultura convocaram um protesto para 9 de novembro, em Lisboa, que pretendem alargar a outras cidades, “Por outra política para a Cultura. Por um serviço público de Cultura!”.
O Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos fecha no domingo com homenagens a dois ‘josés’, o escritor José Saramago e o livreiro José Pinho, numa iniciativa da curadoria do Ilustra e da Livraria Bicho de Conto.
O autor brasileiro Mauricio de Sousa, criador de “Turma da Mônica”, considera que uma das suas maiores conquistas de carreira foi ajudar a criar leitores brasileiros através da banda desenhada, um género que é “muito mais do que literatura”.
O escultor português Francisco Simões foi distinguido com o Prémio de Desenho dos prémios Macael, atribuídos pela associação de empresários de mármore da Andaluzia, Espanha, anunciaram hoje os promotores do galardão.
A Fundação Calouste Gulbenkian lamentou hoje o falecimento, em Lisboa, da pintora Teresa Magalhães, aos 79 anos, uma artista que, "a partir de um país cinzento, encheu o mundo de cor".
A edição do álbum "Fados de Coimbra e Outras Canções”, em formato LP, CD e digital, encerra a reedição da obra musical de José Afonso (1929-1987), pela editora Mais 5, divulgou hoje a discográfica.
Seis personalidades portuguesas da área do Cinema, entre as quais a atriz Isabel Ruth e o cineasta e produtor António da Cunha Telles, vão ser distinguidas com Medalhas de Mérito Cultural, numa cerimónia a realizar este mês em Lisboa.
A banda britânica Jethro Tull vai regressar a Portugal para dois concertos nos coliseus de Lisboa e Porto, nos dias 6 e 7 de março, respetivamente, anunciou hoje a promotora Uguru.
A pintora Teresa Magalhães, de 79 anos, morreu na quinta-feira à tarde no Hospital de São José, em Lisboa, vítima de pneumonia, disse hoje à agência Lusa fonte da família.
O Supremo Tribunal Administrativo rejeitou a providência cautelar apresentada por seis bisnetos de Eça de Queiroz, para impedir a trasladação dos restos mortais do escritor para o Panteão Nacional, decidida pela Assembleia da República.
O Festival Literário de Mafra vai reunir dezenas de escritores naquele concelho do distrito de Lisboa entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, foi hoje anunciado.
Livros, figurinos, trajes de cena e adereços vão ser exibidos na exposição “Gil Vicente, Portugal e Espanha nos primórdios do Teatro Europeu”, que é inaugurada dia 26, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa.
Sete autores portugueses, entre os quais Mariana Rio, David Machado e José Vaz, estão nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren Memorial Award 2024, anunciou hoje a organização na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
Os peticionários em defesa do centro comercial Stop, no Porto, que foram hoje ouvidos no parlamento, defenderam que os músicos devem integrar parcialmente a gestão do edifício "enquanto indivíduos e enquanto coletivo".
A galeria LAMB, em Londres, vai inaugurar, em novembro, a exposição “Surrealismo e Bruxaria”, que vai reunir obras de 10 mulheres artistas inspiradas pelo Surrealismo, incluindo a portuguesa Paula Rego, para analisar a figura da bruxa na arte.
A obra “Misericórdia”, de Lídia Jorge, traduzida para o francês por Elisabeth Monteiro Rodrigues, está entre os finalistas do prémio francês Médicis de melhor livro estrangeiro, anunciou hoje a organização.
O 34.º festival de banda desenhada AmadoraBD, que começa na quinta-feira, quer celebrar os clássicos desta arte e divulgar autores contemporâneos, para chegar a todos os públicos, como afirmou à Lusa a diretora, Catarina Valente.
Os escritores moçambicanos Gibson João José e Óscar Manuel Fanheiro receberam no Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, o prémio Fernando Leite Couto, criado para promover jovens autores daquele país.
Ary Zara, na competição nacional, e Inês Costa, na local, são os realizadores premiados no Festival Vista Curta, que terminou no sábado em Viseu e que também destacou uma curta-metragem de Mariana Bártolo e Guillermo Lopez.
A realizadora japonesa Naomi Kawase e o cineasta francês David Ernaux-Briot vão estar no Porto a convite do Family Film Project, o Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que começa terça-feira no Batalha Centro de Cinema.
O filme “Kenya”, da cineasta mexicana Gisela Delgadillo, é o vencedor da competição oficial do Queer Porto 9, tendo também conquistado o Prémio do Público na edição deste ano do festival.
A Disney vai assinalar os cem anos da sua fundação com a estreia da curta-metragem “Once Upon a Studio”, ou “Era uma vez um estúdio”, que mistura personagens animados históricos no cenário real onde tudo começou, em Burbank, Califórnia.
A cantora cabo-verdiana Khyra Tavares escolheu Lisboa e o mítico espaço da música africana B.Léza para iniciar a sua digressão mundial, prometendo uma viagem no tempo ao som de estilos musicais como o jazz, blues, rock e bossa nova.
Editoras de quatro países da Europa reconheceram hoje no Folio a importância de aumentar a inclusão e a acessibilidade no mundo editorial, mas todas reconhecem dificuldades em conseguir publicar temas polémicos.