O cantor Fernando Tordo vai expor, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, pinturas da sua autoria, acompanhadas por obras de Júlio Resende inspiradas em canções do também compositor, foi hoje anunciado.
A exposição "Cesariny - Lusofonias - Surrealismo” vai ser inaugurada na quinta-feira, em Copenhaga, na Dinamarca, no âmbito de uma digressão internacional organizada pelo centenário do artista, anunciou a Perve Galeria, de Lisboa.
O músico angolano Bonga é o homenageado na edição deste ano da Festa Criola, que decorre entre os dias 2 e 4 de novembro no Bairro Portugal Novo, Alfama e Beato, em Lisboa, com música, gastronomia e desporto.
A Biblioteca Municipal José Saramago de Madrid tem a partir de hoje uma secção especializada em literatura de autores lusófonos, com um primeiro conjunto de 300 livros em português ou traduzidos para o castelhano.
Obras censuradas ou atacadas de artistas como Picasso, Ai WeiWei, Goya, Banksy ou Klimt estarão a partir de quinta-feira expostas ao público num novo museu de Barcelona, o Museu da Arte Proibida.
A programação da 27.ª Mostra de Teatro de Almada, hoje divulgada, abre a 3 de novembro com “100 anos de Parque Mayer”, o primeiro de 19 espectáculos de 17 grupos de teatro profissional e amador, reunidos no encontro.
“Na Colónia Penal”, uma ópera de câmara do norte-americano Philip Glass, baseada no texto de Kafka, estreia-se na quarta-feira no Coliseu do Porto, e promete ser uma “obra de arte total”, disse hoje o maestro Martim Sousa Tavares.
Um poema que o autor britânico Neil Gaiman escreveu de apoio aos refugiados, a partir de centenas de mensagens de seguidores no Twitter, é publicado num livro ilustrado a 2 de novembro em Portugal.
A portuguesa Mónica de Miranda está entre os 18 artistas contemplados com uma bolsa Soros Arts 2023, “prémio proeminente que apoia arte socialmente engajada”, da rede internacional de filantropia Open Society Foundations, anunciou hoje esta organização.
O musical “Frankenstiny”, que a Companhia da Esquina estreia a 4 de novembro no Teatro Villaret, em Lisboa, é um espetáculo “cómico e absurdo" para toda a família, disse o seu encenador, Jorge Gomes Ribeiro, à agência Lusa.
O Museu do Caramulo inaugura no sábado uma exposição com cerca de 150 peças em torno da cerâmica portuguesa de autor do século XX, na qual estarão incluídas obras de Rafael Bordalo Pinheiro, Querubim Lapa, Júlio Resende ou António Quadros.
Os músicos Dino D’Santiago, Mayra Andrade, Tainá e Tiago Nacarato atuam em dezembro na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do festival Soul de Inverno, anunciou hoje a promotora Sons em Trânsito.
O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou hoje à Lusa o levantamento da medida de encerramento da discoteca Eskada, no Porto, ocorrendo no seguimento de vistorias feitas pela PSP e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O Mucho Flow vai regressar a Guimarães entre 2 e 4 de novembro, numa edição mais ambiciosa do que as anteriores, em que se assinalam os 10 anos do evento que mantém margem para crescer, segundo a organização.
“Seu nome era Gisberta”, de Sérgio Galvão Roxo, e “Rosinha e outros bichos do mato”, de Marta Pessoa, estão entre as dez produções e coproduções portuguesas integradas no festival de documentário Ji.hlava, que começa na terça-feira em Praga.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou hoje que o Coliseu continuará a ser "um equipamento de todos os portuenses”, recuando na intenção de concessionar aquele equipamento cultural a privados.
A edição 2024 do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos vai decorrer entre os dias 10 e 20 de outubro sob o tema “Inquietação”, anunciou no domingo o presidente da câmara local, Filipe Daniel, no encerramento do festival.
Uma exposição retrospetiva do escultor britânico Tony Cragg, com mais de 50 obras, vai ser inaugurada na quinta-feira, às 18h30, no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC-MC), estendendo-se a praças de Lisboa.
O escritor Salman Rushdie alertou hoje que a liberdade de expressão está em risco e apelou para a sua defesa incondicional ao receber um prémio alemão em reconhecimento do seu trabalho literário e determinação face ao perigo constante.
Sem medo do passado, o cantor brasileiro Ney Matogrosso apresentou hoje, numa das mais concorridas sessões desta edição do Folio, em Óbidos, a sua biografia, assinada por Julio Maria, a quem fez uma única exigência: não mentir sobre nada.
O músico Mateus Aleluia, elemento do histórico grupo brasileiro Os Tincoãs, afirmou, em conversa à agência Lusa, que a música está no início de tudo, mesmo antes do verbo ou do culto, no fundo, “deu origem ao mundo”.
Um quadro de Joan Miró foi vendido na sexta-feira por 20,7 milhões de euros em Paris, num leilão da Christie's que registou o valor mais alto (incluindo despesas e comissões) já obtido por uma obra do artista espanhol na França.
Lisboa corre o risco de perder pelo menos quatro espaços culturais e associativos em breve, depois de terem sido notificados para abandonarem os locais que ocupam e de não terem alternativa, face a preços galopantes.