O Teatro da Terra estreia hoje, na abertura do Festival Internacional de Teatro da ACERT, em Tondela, a peça “Romeu e Julieta”, com a história “quase integral” de William Shakespeare, passada na atualidade, como disse à Lusa a encenadora.
A Convenção sobre os Direitos da Criança, aprovada em 20 de novembro de 1989, é o ponto de partida da peça “Eu não sabia que podia”, a estrear-se na sexta-feira no Teatro Luís de Camões - LU.CA, em Lisboa.
O escritor e prémio Camões cabo-verdiano Germano Almeida vai ter uma silhueta afixada numa das ruas do Mindelo, ilha de São Vicente, no âmbito de uma homenagem a decorrer na cidade onde vive e que é retratada em várias das suas obras.
O PCP lançou uma série de podcasts para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, em que convida personalidades de vários setores da sociedade para uma “conversa solta” que pretende “desafiar o pensamento de quem fala e escuta”.
O programa musical das Festas de Natal de Lisboa, que decorre entre 2 e 17 de dezembro, inclui oito concertos em diferentes locais da cidade, anunciou hoje a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).
Os Sétima Legião regressam aos palcos, em março próximo, apresentando-se no Capitólio, em Lisboa, para celebrarem os 40 anos da banda, e homenagear Ricardo Camacho, produtor e teclista, falecido em 2018.
O músico Eu.Clides atua em fevereiro em Lisboa, no Teatro Tivoli, e no Porto, na Casa da Música, no âmbito da digressão “Declive”, nome do álbum de estreia, editado em março deste ano.
A editora açoriana Nova Gráfica/Publiçor vai lançar o livro “A Açorianidade no Tempo”, que reúne 150 títulos de 263 autores, pesando 170 quilos e tendo 2,61 metros de lombada, anunciou hoje a empresa.
O “Ciclo Lugares, Proximidades e Território” começa esta terça-feira, na Culturgest, em Lisboa, e vai contar com três conferências para se debater as ideias de lugar e território no contexto português, anunciou a organização.
O escritor brasileiro Victor Vidal venceu a edição deste ano do Prémio Leya, no valor de 50.000 euros, com a obra "Não há pássaros aqui", anunciou hoje o presidente do júri, o escritor Manuel Alegre.
Os nigerianos Remo e Asake, o rapper francês Ninho e o britânico J Hus são os cabeças de cartaz do festival Afro Nation, que regressa a Portimão entre 28 e 30 de junho de 2024, anunciou hoje a organização.
O novo álbum de António Pinho Vargas, ”Lamentos”, que será apresentado no próximo dia 22, em Lisboa, reúne os concertos para violino e para viola do compositor, mais a "Sinfonia Subjetiva", interpretadas pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML).
O poeta e ensaísta brasileiro Silviano Santiago reivindicou hoje uma língua portuguesa multiétnica e previu "choques sísmicos duradouros" na literatura, ao receber o Prémio Camões numa cerimónia no Rio de Janeiro.
A opereta “Maria da Fonte”, de Augusto Machado, volta à cena, no próximo domingo, com novo libreto e encenação de Ricardo Neves-Neves, direção musical do maestro João Paulo Santos e a meio-soprano Catia Moreso como protagonista.
A escritora Lídia Jorge venceu o Prémio Literário Fernando Namora, no valor de 15.000 euros, com o romance “Misericórdia” (2022), anunciou hoje a Estoril-Sol, que promove o galardão.
A “primeira grande” produtora de cinema italiana e uma das “mais poderosas” a nível europeu, Marina Cicogna, morreu hoje, em Roma, aos 89 anos, depois de uma vida em que se tornou um ícone do inconformismo, adianta a Efe.
A revolução tecnológica na arte e nos ‘media’ graças às novas ferramentas proporcionadas pela Inteligência Artificial (IA) é abordada na exposição “Unreliable Memories”, de Lev Manovich, a inaugurar em Évora, no dia 18 deste mês.
Um concerto de Sérgio Godinho e um espetáculo pelo Teatro das Beiras integram a programação da Casa Municipal da Cultura de Seia do mês de novembro, anunciou hoje a Câmara Municipal.
O cantor brasileiro Gilberto Gil vê hoje o Brasil “melhor”, com as instituições republicanas e democráticas fortalecidas, após um período em que estas “sofreram leves ameaças”, quando Jair Bolsonaro era Presidente da República.
A Cinemateca Portuguesa inicia na quinta-feira, em Montemor-o-Novo, o projeto de descentralização “Imagens em Movimento”, que visa divulgar o património cinematográfico português em todo o país, apoiar atividades locais e dinamizar redes de exibição.
A produtora e programadora Paula Astorga é a nova diretora do DocLisboa, sucedendo no cargo a Miguel Ribeiro, que passa a coordenar e programar a Casa do Comum, centro cultural multidisciplinar que abre na quarta-feira, no Bairro Alto.
A artista portuguesa Carla Filipe venceu o Prémio FLAD de Desenho 2023, por uma prática “verdadeiramente expansiva e [que] pode considerar-se um marco contemporâneo do desenho em Portugal”, anunciou no sábado o júri.
A Associação Portuguesa de Manitoba, no Canadá, é gerida maioritariamente por jovens que tentam atrair novos sócios com atividades que vão desde o folclore a aulas de zumba para fortalecer os laços entre a comunidade.
O filme “De Imperio”, do realizador italiano Alessandro Novelli, venceu no sábado o Prémio Nacional de Animação 2023 na categoria de Profissionais, numa cerimónia em Vila Velha de Ródão, na Festa Mundial da Animação.