O sindicato CENA-STE acusou hoje a RTP de estar a promover "más e antiquadas práticas laborais", ao recrutar voluntários para o Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Lisboa, e exige que tenham vínculo e remuneração.
A escritora norte-americana Ottessa Moshfegh, finalista do Prémio Man Booker 2016, participa este ano no Festival Literário da Madeira e confessa que o que mais deseja é sair deste encontro com vontade de aprender a ler e falar português.
Uma exposição de 40 fotografias icónicas da revolução de 25 de Abril de 1974 tiradas por Eduardo Gageiro, "um dos maiores fotógrafos portugueses", vai estar patente ao público, a partir de sexta-feira, na vila alentejana de Aljustrel.
Os escritores José Luís Peixoto, Sofi Oksanen e Eleanor Catton discutiram esta quarta-feira a ficção, considerando que escrever é como representar no papel, é passar experiências para a escrita, e é também uma forma de intervenção política, social ou cultural.
Obras de 20 mulheres artistas portuguesas com ligação ao Alentejo dão corpo à exposição do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, que abre ao público no sábado, foi hoje divulgado.
A "ténue linha" que separa a humanidade da barbárie, característica do pensamento do escritor polaco Witold Gombrowicz, atravessa toda a peça “Ivone, princesa de Borgonha”, que se estreia no dia 21 no Teatro do Bairro, em Lisboa.
Um século depois da participação portuguesa na Grande Guerra, a cidade francesa de Arras vai expor obras de um pintor que esteve na frente de batalha, Adriano de Sousa Lopes, associado aos contemporâneos Alexandre Conefrey e Daniel Barroca.
A Câmara de Lisboa prevê gastar mais de dois milhões de euros com a utilização da Altice Arena para a Eurovisão, aos quais acrescem 160 mil euros para o Pavilhão de Portugal, segundo uma proposta a apreciar esta quinta-feira.
O antigo músico dos Pink Floyd Roger Waters juntou-se ao Le Trio Joubran, célebre grupo palestiniano de música tradicional, na canção “Supremacy”, escrita em resposta ao reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelo Presidente norte-americano.
A Câmara Municipal de Lisboa vai atribuir 120 mil euros ao Teatro da Comuna, até 2020, no âmbito de um acordo trianual de colaboração, de acordo com uma proposta que será apreciada na quinta-feira, em reunião privada do executivo.
O criador da saga "Star Wars", George Lucas, vai lançar um novo projeto, no valor de 1,5 mil milhões de dólares, que visa a abertura de um Museu de Arte Narrativa em Los Angeles, agendada para 2021.
O escritor Almeida Faria, autor de “O Conquistador”, vai estar presente na Feira do Livro de Leipzig, na Alemanha, que abre na quinta-feira e se prolonga até domingo, segundo o Instituto Camões.
O guitarrista norte-americano Bill Frisell e os portugueses Rite of Trio e Ricardo Toscano estão entre os participantes no 15.º Festival de Jazz de Portalegre, que se realiza de 26 a 28 de abril.
Canneseries, primeiro festival dedicado à ficção televisiva, vai decorrer de 4 a 11 de abril, na cidade francesa, com a atriz portuguesa Benedita Pereira no elenco de "Versalhes" e dez séries internacionais em competição, segundo calendário hoje anunciado.
A dupla Medeiros/Lucas edita esta semana o álbum "Sol de Março", que fecha uma trilogia como se fosse "três partes de um puzzle de uma pessoa, de uma personagem humana", explicou Pedro Lucas à agência Lusa.
O fadista Helder Moutinho passa em revista uma carreira de cerca de 25 anos, com cinco álbuns editados, no espetáculo “Escrito no Destino”, que apresenta no próximo dia 22, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
O cantor e compositor António Zambujo vai fazer uma digressão nos Açores entre 2 e 20 de maio, percorrendo as nove ilhas do arquipélago, revelou hoje o próprio num evento em Ponta Delgada.
"Maioria Absoluta" é a nova peça do Teatro Experimental do Porto, que se estreia na quarta-feira no Teatro do Campo Alegre, e que leva a cena as maiorias absolutas de Cavaco Silva, terminando no 11 de setembro.
A escritora neozelandesa Eleanor Catton sonha recorrentemente que, num festival literário, alguém a acusa de ser impostora, um receio que se estende ao da Madeira, onde se encontra, mas do qual espera sair com muitos autores portugueses “na bagagem”.
O ator Sinde Filipe, acompanhado pelos acordes da guitarra clássica de Pedro Jóia, interpreta, na quarta-feira à noite, em Lisboa, poemas de Federico García Lorca, poeta e dramaturgo espanhol.
O provedor Jorge Wemans disse hoje que os telespetadores estão descontentes com o tratamento que é dado à língua portuguesa e com a repetição da programação na RTP1 e na RTP3.
Um disco inédito de David Mourão-Ferreira inaugura, no próximo dia 21, Dia Mundial da Poesia, uma coleção de CD que revisita e renova a série discográfica editada no século XX, em que os poetas liam os seus poemas.