O espetáculo "Corbeaux", da coreógrafa Bouchra Ouizguen, abre hoje o Festival Alkantara, em Lisboa, para celebrar 25 anos com uma programação de 22 espetáculos, até 09 de junho, incluindo dez estreias mundiais.
O escultor Rui Chafes recorda o artista plástico Júlio Pomar, que morreu hoje aos 92 anos, como “um grande artista”, um “desenhador exímio”, com um "olhar muito raro fulminante sobre a realidade”.
O presidente da Assembleia da República considerou hoje que a morte de Júlio Pomar representa uma "imensa perda" para a cultura portuguesa, caraterizando-o como "um artista maior no Portugal contemporâneo" que deve inspirar as jovens gerações.
O diretor do museu de Serralves, João Ribas, disse hoje que Júlio Pomar criou uma “marca inconfundível” em termos nacionais e internacionais, tendo sido um artista de múltiplas abordagens ao longo da carreira.
O livro "O rapto do príncipe Oleomargarine", uma história para a infância, inacabada e inédita, do autor norte-americano Mark Twain, é editado este mês em Portugal com o selo da Oficina do Livro.
O músico norte-americano Damien Jurado e o português Sean Riley juntam-se ao cartaz do Jameson Urban Routes, em outubro no Musicbox, em Lisboa, foi hoje anunciado.
O Festival Música d'Ponte, em Braga, quer "desmistificar" o lado clássico da música através da "criação de pontes" e da celebração da língua portuguesa, oferecendo uma programação que conta com exposições e apresentação de livros, anunciou hoje a organização.
A Fundação de Serralves volta a organizar, no Porto, nos dias 01, 02 e 03 de junho, mais um Serralves em Festa, que à 15.ª edição se realiza sob o lema “Transpor fronteiras”.
Lisboa acolhe em setembro o festival CIOFF Culturas Mediterrânicas, que vai transformar a cidade “num centro para as culturas mediterrâneas” e inclui música, cinema, exposições, oficinas, gastronomia, artesanato e uma conferência internacional, anunciou hoje a organização.
O Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines celebrará 20 anos em julho com "o maior alinhamento musical de sempre" e com o objetivo de "erguer pontes entre culturas e promover a igualdade da circulação de artistas".
O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 04 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.
Mais oito pavilhões do que em 2017 e mais 25 marcas editoriais estarão presentes na 88.ª Feira do Livro de Lisboa, de 25 de maio a 13 de junho no Parque Eduardo VII, anunciou hoje a organização.
Autores portugueses e estrangeiros, entre os quais Ana Luísa Amaral e Harryette Mullen, vão participar em junho nos Dias da Poesia, uma das iniciativas culturais da Casa Fernando Pessoa para assinalar os 130 anos do nascimento deste poeta.
O Sindicato dos Meios Audiovisuais (SMAV) repudiou hoje a agressão a um repórter após o final da Taça de Portugal, manifestando-se disponível para avançar com "ações" com outras entidades e apelou à RTP para que aja em conformidade.
O escritor António Lobo Antunes venceu o Prémio Bottari Lattes Grinzane 2018, organizado pela fundação italiana com o mesmo nome, e vai recebê-lo em outubro, anunciou hoje a sua editora.
Mais de 100 escritores de todo o mundo, incluindo vários portugueses traduzidos para língua inglesa, participam este ano no Congresso Internacional do Conto em Inglês, a decorrer em Lisboa, no final do mês, anunciou hoje a organização.
O Imaginarius - Festival Internacional de Artes de Rua de Santa Maria da Feira arranca na quinta-feira e na sua secção dedicada a talentos emergentes vai apresentar 21 artistas em estreia nacional, selecionados entre 295 candidaturas de 48 países.
O Festival Alkantara regressa a Lisboa a partir de quarta-feira para celebrar 25 anos com uma programação de 22 espetáculos, até 09 de junho, incluindo dez estreias mundiais, com peças de João Fiadeiro, Vera Mantero e Aldara Bizarro.
As Haēma, um duo português que nasceu num berço de jazz, lançam hoje o álbum de estreia, "Preamar", de eletrónica imersiva e inspirada no universo da água e do mar, como contaram à agência Lusa.
Uma guitarra emblemática da passagem de Bob Dylan do folk para a elétrica foi vendida em Nova Iorque, no sábado, por 495.000 dólares (cerca de 420.429 euros), num leilão dedicado aos "ícones da música".
O músico catalão Jordi Savall vai atuar no domingo, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, antes de participar, na segunda-feira, no Festival In Spiritum, no Porto, em ambos com o ensemble Hespèrion XXI.
Os cineastas João Salaviza e Renée Nader Messora, hoje distinguidos em Cannes pelo filme “Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", disseram que é o Brasil indígena, historicamente silenciado, que sai exaltado desta edição do festival de cinema.