De acordo com a Companhia Nacional de Bailado (CNB), no âmbito do programa Território, em conjunto com os Estúdios, e escolas de dança a nível nacional, foram realizadas quatro semanas de residência para dar origem a um espetáculo final, com entrada gratuita.
Nesta temporada 2017-2018, os coreógrafos convidados a criar coreografias foram Douglas Lee e Filipe Portugal, que apresentam duas peças de dança inéditas, enquanto Marco Arantes irá apresentar o filme "Território Paralelo".
O programa visa proporcionar aos bailarinos das escolhas de dança "uma experiência de criação, fruto do trabalho realizado com coreógrafos estabelecidos em companhias europeias", segundo a CNB.
Os Estúdios Victor Córdon (EVC), dirigidos pelo coreógrafo Rui Lopes Graça, são um ponto de confluência entre CNB e o Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), que, em colaboração com as direções artísticas destas instituições, propõem programas que pretendem ser uma plataforma para criadores e intérpretes desenvolverem o seu trabalho.
Neste programa participaram a Artedança - Academia das Artes, na Póvoa do Varzim, com Beatriz de Vilar Domingues e Gonçalves Carneiro; do Centro de Dança do Porto, Henrique Miguel Ferreira; da Escola Domus Dança, no Porto, Frederico Loureiro, Inês Sousa e Vasco Pereira; da Oporto Ballet School, Leonor Sousa; da Professional Ballet School of Porto, Magda Silva.
Participaram ainda a Escola de Dança do Colégio da Rainha Santa Isabel, em Coimbra, Bárbara Andrade, do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria, Dulce Filipe e Anna Victório; da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Francisco Camarneiro, da Escola da Companhia de Dança do Algarve, em Faro, Maria da Silva.
A digressão nacional passará pelo Teatro Municipal de Faro, no dia 25 de julho, às 21:30, e no Mosteiro São Bento da Victória, no Porto, no dia 29 de julho, às 16:00.
Comentários