“Os concertos nos Coliseus de Lisboa e do Porto, a 22 e 28 de fevereiro respetivamente, serão o culminar de um regresso sobejamente aclamado às canções, às crónicas do dia a dia, com que nos dá o sempre o prazer de escutar”, lê-se num comunicado hoje divulgado pela promotora Vachier & Associados e pela editora discográfica Universal.

O álbum mais recente de Sérgio Godinho, “Nação Valente, foi editado em janeiro deste ano.

Produzido por Nuno Rafael, o álbum surgiu sete anos depois de "Mútuo Consentimento", e nele Sérgio Godinho voltou a convidar alguns músicos para escrever canções para letras dele.

Entre eles estão José Mário Branco, parceiro em "Mariana Pais, 21 anos", e Filipe Raposo que compôs "Noite e dia" ou David Fonseca.

Hélder Gonçalves, Pedro da Silva Martins, Márcia e Filipe Melo são outros músicos convidados de " Nação Valente".

Recentemente, o disco teve uma nova edição, “com um segundo CD gravado em concerto com as participações especiais de Márcia e David Fonseca”.

“Alguns dos melhores momentos da 'tour' que arrancou em Fevereiro deste ano foram captados para esta reedição e a participação deste dois artistas justificada pela sua colaboração em ‘Nação Valente’: David Fonseca compondo a música e dando voz aos coros daquele que viria a ser o 1.º single, ‘Grão da Mesma Mó’, e Márcia, porque Godinho a canta na única versão que apresenta neste álbum, com o tema ‘Delicado’”, lê-se no comunicado hoje divulgado.

Além de temas de “Nação Valente”, o CD extra “inclui ainda temas menos recentes como ‘À Vezes o Amor’, interpretado por Márcia, ou ‘Balada da Rita’, em parceria com David Fonseca”.

Apesar de ser conhecido sobretudo pelos discos que edita desde a década de 1970, Sérgio Godinho tem canalizado a escrita criativa por outros géneros, como teatro, argumento para cinema, ficção para crianças, poesia e contos, em títulos como "O Pequeno Livro dos Medos", "O Sangue por Um Fio" e "Vida Dupla".

Em 2016 editou "Coração mais que perfeito", o primeiro romance.