A longa-metragem "Soldiers. Story from Ferentari", uma história da marginalização da comunidade 'gay' na Roménia, dirigida por Ivana Mladenovic, venceu o prémio de Melhor Filme do festival Queer Porto, segundo o palmarés anunciado sábado à noite.
O BE anunciou hoje que chegou a acordo com o Governo para que, no próximo Orçamento do Estado, o IVA do espetáculo reduza dos atuais 13% para os 6%, "um incentivo importante para as artes e para a cultura".
Os D’Alva editam hoje “Maus Êxitos”, disco que marca a busca de uma identidade, mais “coeso e focado” do que o anterior, mas no qual mantêm a mesma diversidade musical, na salada de frutas que é a música pop.
Catarina Sobral, Luísa Ducla Soares, Maria Teresa Maia Gonzalez, Bernardo Carvalho e a associação cultural Andante estão nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren, foi hoje anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha.
A nomeação de Dinis Sousa para maestro assistente do Coro Monteverdi e Orquestras "é uma honra enorme" porque formaliza o trabalho com o britânico John Eliot Gardiner, com quem já está em digressão nos EUA, afirmou o português.
A atriz portuguesa Lídia Franco faz parte do elenco do filme de ação "6 Underground", que o realizador norte-americano Michael Bay está a rodar em Itália, revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.
O encenador Nuno Carinhas, que no final do ano deixa a direção artística do Teatro Nacional São João (TNSJ), depois de uma década à frente da instituição, disse hoje à Lusa que sai com a sensação “de missão cumprida”.
Os dois concertos que Camané dá, hoje e sexta-feira, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, encerram o ciclo de trabalhos que tem dedicado a Alfredo Marceneiro, disse hoje à agência Lusa o agente do fadista.
A partir de hoje, qualquer instituição do mundo poderá dispor de uma exposição inédita, em português e inglês, sobre os 20 anos da atribuição do Nobel da Literatura a José Saramago, composta por painéis com texto, fotos e ilustrações.
A canção “Foi Deus”, de Alberto Janes, uma criação para Amália Rodrigues, em 1952, “é a canção portuguesa mais votada” para fazer parte do primeiro "Cancioneiro da União Europeia" (UE), foi hoje anunciado.
A atriz e cantora portuguesa Sofia Escobar interpreta a protagonista feminina principal do musical “O Médico”, uma adaptação de um romance conhecido do norte-americano Noah Gordon, que se estreia a 17 de outubro em Madrid.
A música e ativista Nadya Tolokonnikova, fundadora da banda punk feminista russa Pussy Riot, é uma das convidadas da abertura do Fórum do Futuro 2018, evento que acontece no Porto, entre 4 e 10 de novembro, e considerado um ‘statement político da cidade”, pelo presidente da Câmara do Porto.
Grândola, no distrito de Setúbal, vai dedicar quatro dias à música de intervenção e de protesto, entre quinta-feira e domingo, com exposições, concertos e o lançamento de um CD-Livreto dedicado a José Afonso.
As cidades de Portalegre e da Guarda voltam a receber, na sexta-feira e no sábado, o Festival One Man Band, dedicado ao rock e ao blues e que reúne em palco músicos de cinco países.
A completarem dez anos, os Diabo na Cruz editam na sexta-feira o álbum "Lebre", depois de uma pausa de dois anos em que procuraram uma maior profundidade lírica e musical para o 'trad-rock' que praticam.
Uma carta assinada por mais de 200 artistas vai ser hoje entregue ao primeiro-ministro, António Costa, em Lisboa, num alerta para a "situação preocupante da arte contemporânea em Portugal", que envolve mercado, crítica, galerias, coleções, instituições e museus.
A 4.ª edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer regressa hoje ao Teatro Municipal Rivoli, com o documentário “Bixa Travesty”, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, e conta com o escritor norte-americano Dennis Cooper.
A Feira do Livro de Frankfurt, que este ano celebra a 70.ª edição, tem início hoje com a presença de 7100 expositores, entre os quais 49 portugueses, e com Geórgia como país convidado.
O Palácio de Mafra, cuja construção inspirou José Saramago no “Memorial do Convento”, está a registar uma quebra nas visitas das escolas depois de o romance ter sido retirado dos currículos durante dois anos letivos.
A empresa NOS Lusomundo e a associação Os Filhos de Lumière estão entre os primeiros beneficiários do programa 'ad hoc', do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), para "projetos que contribuam para o desenvolvimento do setor".
Uma história sobre um reino de águias, num vale onde o rio secou, é contada pelo escritor moçambicano Mia Couto no livro ilustrado para a infância "A água e a águia", que saiu este mês em Portugal.
Quatro textos inéditos de Gabriel García Márquez, escritos durante a sua juventude, pouco depois de ter escapado do “Bogotazo” e regressado à sua terra natal, foram agora revelados pelo Banco da República em Bogotá.
O Fundão recebe entre sexta-feira e domingo a quarta edição do Gardunha Fest. - Festival de curtas-metragens dedicado ao paranormal que, este ano, terá a concurso 27 filmes nacionais e estrangeiros.