A biografia de José Saramago, um retrato do percurso criativo e privado do Prémio Nobel da Literatura Português, já chegou às livrarias e é apresentada hoje, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa.
A autora e ilustradora portuguesa Catarina Sobral foi distinguida na China, na Feira Internacional do Livro Infantil de Xangai, com o livro "Comment ça, il a renoncé?", ainda inédito em Portugal, foi hoje anunciado.
O DJ e produtor Stereossauro edita, no início de dezembro, “Bairro da Ponte”, álbum criado a partir de ‘samples’ de “tesouros do cancioneiro nacional” e que conta com a colaboração de, entre outros, Carlos do Carmo e Slow J.
Os Dead Combo marcaram dois espetáculos “especiais” para fevereiro e março de 2019, em Lisboa e em Guimarães, que vão contar com a participação dos norte-americanos Mark Lanegan e Alain Johannes, no âmbito da digressão Odeon Hotel.
A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) manifestou hoje “surpresa” face ao anúncio de que a RTP, SIC e TVI acordaram com a Gfk a medição das audiências televisivas por mais um ano.
O projeto Banda à Varanda faz no domingo, em Vila Real, uma viagem sonora ao fim da Primeira Guerra Mundial, numa iniciativa que junta 50 músicos e homenageia o comandante Carvalho Araújo, anunciou hoje a organização.
Episódios da vida real e imaginária do poeta Fernando Pessoa foram o ponto e partida para a peça “Enigma Pessoa”, em cena hoje e sábado no Teatro da Abadia, em Madrid.
A biografia de José Saramago, um retrato do percurso criativo e privado do Prémio Nobel da Literatura Português, já chegou às livrarias e vai ser apresentada na terça-feira, dia 13 de novembro, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa.
A exposição da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos no Museu Guggenheim Bilbao, em Espanha, contou com cerca de 640 mil visitantes e encerra no domingo com um concerto da fadista Gisela João.
A Biblioteca Municipal de Odemira vai promover várias iniciativas este mês para assinalar os 20 anos da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago, como uma feira do livro dedicada à obra do escritor português.
A peça para a infância “Verdi que te quero Verdi”, encenada por Teresa Gafeira a partir da vida e obra do compositor italiano, e um concerto de Mayra Andrade marcam o fim de semana de 17 e 18 de novembro, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.
O espetáculo “Simone, o musical” que estava previsto regressar aos palco a 6 de dezembro, no Auditório dos Oceanos, em Lisboa, foi cancelado, "devido a impedimento por parte de Simone de Oliveira", informou à agência Lusa a Estoril-Sol.
A editora Quetzal vai reeditar o romance “Teoria Geral do Esquecimento”, do escritor angolano José Eduardo Agualusa, distinguido com o Prémio Literário Internacional de Dublin em 2017, e finalista no Prémio Man Booker Internacional no ano anterior.
O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, põe em cena três projetos em São Petersburgo, na Rússia, na próxima semana, onde vai receber o Prémio Europa de Teatro, anunciado no passado mês de julho.
A autarquia lisboeta e a Relógio d’Água homenageiam o escritor José Cardoso Pires, que morreu há 20 anos, com iniciativas que incluem filmes, leituras, passeios, exposição e um arquivo digital, a decorrer a partir de hoje, até final do ano.
Um projeto para o público cego vai dar a possibilidade de conhecer, pelo tato, pinturas de Maria Helena Vieira da Silva e de Arpad Szenes, através de maquetes em três dimensões, revelou hoje à agência Lusa fonte da organização.
A companhia portuguesa Teatro Meridional considera que é um "gesto de amor" ser a grande homenageada da décima edição do Festlip – Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa, que começa hoje, no Rio de Janeiro.
O Centro Cultural Regional de Santarém realiza, no sábado à tarde, uma homenagem ao ator escalabitano Mário Viegas, que faria nesse dia 70 anos, numa sessão em que será entregue o Prémio Nacional de Poesia ao poeta e ficcionista Nuno Figueiredo.
“Dar novos mundos ao Mundo” é o tema da Casa da Música para 2019, uma viagem e celebração dos diferentes sons das Américas, num ano que terá o compositor Jorg Widmann como artista residente, anunciou hoje a instituição.
A cantora Mariza, que esta semana foi distinguida com o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, gravou, com a cantora e compositora espanhola Vanesa Martín, a canção “Pídeme”, que é editada online na sexta-feira.
O saxofonista Ricardo Toscano, de 25 anos, que tem no jazz a “banda sonora da infância”, edita na sexta-feira o álbum de estreia, em quarteto, ao fim de quase dez anos dedicado à música de forma profissional.
A cantora Lura apresentou o seu novo EP, “Alguém di Alguém”, no qual utiliza, pela primeira vez, sonoridades eletrónicas, como uma antecipação do seu próximo álbum, que será "uma mensagem de esperança" e sairá no próximo ano.
O romance “O Presidente Desapareceu”, assinado por James Patterson, autor que mais vezes liderou a lista de ‘bestsellers’, segundo o Guinness, e pelo ex-Presdiente dos Estados Unidos Bill Clinton, chega hoje às livrarias portuguesas.
A cantora e atriz Simone de Oliveira, 80 anos, foi distinguida com o Troféu Internacional de Artes Cénicas Finalmente Club/2018, como “personalidade que melhor dignifica o ideal de construção dos conceitos de Memória versus Identidade na Cultura Portuguesa”.