As estreias em território nacional da norte-americana Kara Jackson e dos japoneses goat (jp) são alguns dos destaques da programação para a primavera e verão de 2024 do gnration, em Braga, anunciada esta semana por este espaço da cidade.
Após um ano de interregno, o Festival Bons Sons regressa a Cem Soldos, Tomar, de 8 a 11 de agosto, tendo a organização anunciado a presença de 47 bandas na aldeia para celebrar a música portuguesa e a diversidade.
O 8.º festival Soam as Guitarras começa na quinta-feira em Oeiras, passando em maio pela Póvoa de Varzim e Setúbal, com um cartaz que inclui espetáculos de Tim com Pedro Jóia e Rodrigo Leão com José Peixoto.
Um grupo de representantes de nove países no Festival Eurovisão da Canção 2024, entre os quais Portugal, assina uma carta na qual pede um “cessar-fogo imediato e duradouro” na guerra de Israel na Palestina e o regresso de todos os reféns israelitas.
Louis Gossett Jr., o primeiro ator negro a conquistar um Óscar de Melhor Ator Secundário e um Emmy de Melhor Ator, morreu na quinta-feira, aos 87 anos, disse hoje um familiar à agência Associated Press.
A Câmara de Oeiras vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril com um concerto de Pedro Abrunhosa, exposições, debates e animação de rua, divulgou o município do distrito de Lisboa.
David Carreira, Van Zee, Os Quatro e Meia e Bárbara Tinoco são os cabeças de cartaz da edição deste ano da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), de 1 a 5 de maio, revelou a câmara municipal.
O regresso dos criadores norte-americanos Robert Wilson e Lucinda Childs ao Festival de Almada, com “Relative Calm”, no Centro Cultural de Belém, consta das novidades anunciadas para a 41.ª edição do certame, que começa a 4 de julho.
O saxofonista Rodrigo Amado, apontado pela crítica internacional como um dos melhores saxofonistas tenores da atualidade, apresenta-se no próximo dia 6 de abril, com o seu quarteto The Bridge, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
O maestro e compositor húngaro Peter Eötvös morreu, após um longo período de doença, anunciaram hoje os agentes do músico, que foi mentor do maestro português Pedro Amaral e que se apresentou várias vezes em Portugal.
O dramaturgo norueguês Jon Fosse, Nobel da Literatura 2023, autor da mensagem do Dia Mundial do Teatro deste ano, considera a arte como sinónimo de paz, conseguindo combinar, na sua melhor expressão, o único com o universal.
Estreias, visitas guiadas a palcos e bastidores, récitas de entrada livre, homenagens, evocações de Abril e um protesto constam das atividades anunciadas para quarta-feira, 27 de março, em Portugal, no Dia Mundial do Teatro, por companhias de norte a sul do país.
Um novo livro em língua inglesa sobre o 25 de Abril, intitulado “The Carnation Revolution”, pretende contar de forma simples e completa a história da Revolução dos Cravos em Portugal em 1974, afirmou o autor, Alex Fernandes.
A realizadora portuguesa Francisca Marvão está a terminar um filme sobre Zurita de Oliveira, pioneira do rock em Portugal, que é também uma declaração em defesa dos direitos das mulheres.
A inauguração do passeio pedonal Eunice Munõz, uma homenagem da Câmara Municipal de Lisboa marcada para dia 27, Dia Mundial do Teatro, foi cancelada devido às previsões meteorológicas, avançou hoje à agência Lusa um dos filhos da atriz.
A companhia Filandorra celebra a “Semana do Teatro” com um protesto contra o ministro da Cultura em Vila Real, com a abertura da sala de ensaios à comunidade e a estreia do palco “mais pequeno do mundo".
A exposição “Evidence: Soundwalk Collective & Patti Smith” é uma viagem, sobretudo espiritual, que submerge o visitante, através de sons, materiais e imagens, nas viagens de três poetas franceses, repetidas por Stephan Crasneanscki e vividas através deste por Patti Smith.
Uma tela da pintora portuguesa Paula Rego que retrata Dom Pedro I e Inês de Castro vai estar incluída na exposição coletiva “A Spirit Inside” que abriu hoje na galeria Compton Verney, no centro de Inglaterra.
A Feira do Livro de Lisboa, que este ano terá “acessibilidade” como “palavra de ordem”, vai ter mais 10 expositores do que no ano passado e “atinge o limite”, apesar de os pedidos de novos participantes continuarem a aumentar.
A companhia de Coimbra Teatrão comemora hoje o seu 30.º aniversário com um programa de atividades e com o lançamento de um livro, de um podcast e com o espetáculo “A Grande Emissão do Mundo Português”.
Trinta e sete autores portugueses vão estar na Feira do Livro de Buenos Aires, que este ano tem Lisboa como convidada de honra, num programa com cerca de 100 atividades, centradas no livro, mas também em cinema e música.
A Poesia “está no ar, nos olhos, na palavra dita e por dizer", lê-se na mensagem da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) a propósito do Dia Mundial da Poesia, que hoje se celebra.