“A Casa da Paixão”, obra premiada da escritora Nélida Piñon (1937-2022), originalmente publicada nos chamados anos de chumbo da ditadura brasileira (1964-1985), regressa este mês às livrarias portuguesas, numa reedição anunciada pela Temas & Debates.
Cerca de 70 iniciativas compõem o programa deste ano do Cultura Portugal, que arrancou formalmente hoje em Madrid e até ao final do ano vai levar a arte e a cultura portuguesas a 21 cidades de Espanha e Andorra.
A vila de Ferreira do Zêzere recebe entre sexta-feira e domingo a edição inaugural do Festival Z, iniciativa que vai decorrer ao ar livre, com concertos de “bandas emergentes” e com um cartaz eclético, direcionado para vários públicos.
O músico sueco Fredrik Andersson vai dirigir o serviço de música da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir de abril de 2025, sucedendo a Risto Nieminen, anunciou hoje esta instituição.
A banda Silence 4 vai atuar no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, no dia 14 de novembro de 2025, foi hoje anunciado, o que significa uma data extra naquela sala, para além do dia 15 de novembro, entretanto esgotado.
A adaptação para palco da série de animação infantil “Bluey”, que acompanha a vida de uma cadelinha e da sua família, estreia-se em Portugal em novembro, com uma apresentação em Lisboa.
O Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, inaugura hoje uma mostra que “reflete sobre o presente e futuro” da fábrica de azulejos Viúva Lamego através de obras de 17 artistas, como Vhils, Add Fuel, Bela Silva e Adriana Varejão.
O livro “Um País em Bicos de Pés: Escritores, artistas e movimentos culturais”, de Diogo Ramada Curto, editado no ano passado, venceu por unanimidade o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, anunciou na quarta-feira a Associação Portuguesa dos Críticos Literários (APCL).
Uma banda desenhada de ficção sobre “a alma complexa” do poeta português Fernando Pessoa acaba de ser publicada em França, assinada pelo autor francês Nicolas Barral, com selo da Dargaud.
Observar a pintura original 'Rapariga com Brinco de Pérola', de Johannes Vermeer, no museu, produz uma reação emocional dez vezes mais forte do que ver uma reprodução da mesma.
O Teatro do Elétrico estreia, no sábado, dois espetáculos no Teatro Variedades, assinalando a recente reabilitação e reabertura deste teatro no Parque Mayer, em Lisboa.
O artista português Pedro Barateiro apresenta uma 'performance' no Centro de Arte Rainha Sofía, de Madrid, esta quinta-feira, dia a partir do qual estará também exposto, no mesmo museu, "Auto-retrato num grupo", de José de Almada Negreiros.
Ana Lua Caiano, DJ Giovanna, FIRE!, Fulu Miziki, José Pinhal Post-Mortem Experience e Romeu Bairros são os primeiros nomes da edição de 2025 do festival Tremor, que vai decorrer nos Açores, anunciou esta semana a organização.
A Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), num momento de mudança, festeja 30 anos em outubro, com debates, uma exposição e fado por António Rocha e Elsa Laboreiro, entre outros.
A cineasta portuguesa Laura Carreira foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização, no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha, pela longa-metragem de estreia "On Falling", ex-aequo com Pedro Martín-Calero, por "El llanto".
O festival DocLisboa vai exibir, em outubro, documentários sobre o cantor Bruce Springsteen e The E Street Band, o cineasta japonês Hayao Miyazaki, a banda Expresso Transatlântico e um filme que regista o entrudo de Lazarim, na programação “Heart Beat” anunciada esta semana.
O presidente executivo (CEO) da Impresa disse na sexta-feira à Lusa esperar que a SIC Novelas, que arranca em outubro, contribua para que o universo de canais do grupo "suba ainda mais no conjunto de audiências no cabo".
Mais de meia centena de editoras portuguesas vão estar presentes na Feira do Livro de Frankfurt, que decorre entre 16 e 20 de outubro, este ano com um pavilhão de Portugal “mais confortável e espaçoso”, segundo a APEL.
O escritor Arturo Pérez-Reverte escolheu a Revolução Mexicana (1910-1920) para cenário do seu novo romance, “A Revolução”, por ter sido “uma causa boa que foi perdida, uma revolução traída, como todas, inclusive a portuguesa”, disse o autor.
Um trio de curtas-metragens portuguesas sobre mulheres estreia-se na quinta-feira, nos cinemas, num mês em que são esperados ainda filmes de Margarida Gil, Rita Nunes e Pedro Costa.
Uma curta-metragem protagonizada pela atriz portuguesa Kika Magalhães, com o realizador Sam Raimi no elenco, tem hoje estreia mundial no festival de terror Beyond Fest, em Hollywood.
O escritor galego Manuel Vila Iglesias é o vencedor da edição de 2024 do Prémio Literário Nortear de relato curto para jovens da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, foi hoje divulgado.
A terceira edição do festival Futurama, que cruza tradições do Baixo Alentejo com artes contemporâneas, arranca na sexta-feira e vai decorrer em três concelhos do distrito de Beja, apresentando uma programação “colaborativa, inclusiva e transfronteiriça”.