A Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT) manifestou hoje “apreensão” com a eliminação gradual da publicidade comercial na RTP, defendendo que esta perda de receita tem de ser compensada por investimento ou o serviço público será enfraquecido.
A escritora Han Kang destacou-se com o romance “A Vegetariana”, tornando-se na primeira sul-coreana a vencer o Booker Internacional, na sequência do qual disse querer recuperar a sua privacidade, desafio que voltará a enfrentar com o Nobel.
O festival de cinema LEFFEST vai mostrar, em novembro, em Lisboa, “os filmes mais importantes do ano”, lembrará a “situação absolutamente inaceitável” na Palestina, e inclui uma exposição do artista plástico Carlos Cobra, revelou hoje o diretor, Paulo Branco.
O tenor Andrea Bocelli vai dar um concerto no Estádio Municipal de Leiria em 2025, num espetáculo que contará com uma orquestra sinfónica com 80 músicos e um coro com 70 vozes, foi hoje anunciado.
Uma exposição com obras inéditas do artista visual Alexandre Estrela, reveladoras da beleza e do “monstro destruidor” oculto na natureza, é inaugurada na sexta-feira na Culturgest, Lisboa, com uma mostra da vertente editorial da artista Isabel Carvalho.
Os músicos independentes portugueses passam a dispor de uma nova ferramenta para os apoiar na promoção e divulgação do seu trabalho nas principais plataformas de streaming, intitulada IndieLights, anunciaram hoje os promotores do projeto.
Os jovens até aos 25 anos vão passar a ter desconto de 50 por cento no acesso aos teatros nacionais, no âmbito das medidas “Acesso/Democratizar a Cultura”, integradas num conjunto hoje aprovado em Conselho de Ministros.
O reforço e atualização dos acervos das bibliotecas e a revisão da lei do preço fixo do livro são algumas das medidas hoje anunciadas pela ministra da Cultura no final da reunião do Conselho de Ministros dedicada ao setor.
A Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos (APAD) afirmou hoje estar apreensiva com o Plano de Ação para a Comunicação Social, em particular no que diz respeito ao fim da publicidade na RTP.
O romance “Caruncho”, da escritora espanhola Layla Martinez, é uma história de terror e ódio, inspirada na sua própria família, que explora heranças familiares sombrias e presta vingança às mulheres violentadas e às vítimas do franquismo.
A realizadora Rita Nunes acredita que há um caminho de representatividade “que está a dar frutos”, sobre a presença de mulheres na realização e produção de cinema e audiovisual, mas “as mudanças nunca são radicais”.
Setembro foi o segundo pior mês do ano para os cinemas portugueses, a seguir a abril, em números de espectadores, e o terceiro em receitas, de acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
A Leya vai fechar as suas livrarias no Porto, em Aveiro e Viseu até janeiro do próximo ano, porque as novas propostas de arrendamento não lhe permitem manter um negócio que nem sequer é o centro da sua atividade.
A cidade de Rabat, em Marrocos, vai ser a Capital Mundial do Livro em 2026, anunciou hoje a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, seguindo a recomendação do Comité Consultivo da Capital Mundial do Livro.
A encenadora Raquel Castro adaptou o clássico do teatro português “Frei Luís de Sousa” para um espetáculo a estrear-se no Teatro LU.CA, em Lisboa, que pretende trazer o texto para a atualidade e, ao mesmo tempo, questioná-lo.
O ministro dos Assuntos Parlamentares admitiu hoje que "é muito provável" que a televisão digital terrestre (TDT) seja atualmente uma "ineficiência" e disse que está a ser avaliado o futuro da plataforma.
A cantora australiana Kylie Minogue vai voltar a Portugal para um concerto na MEO Arena, em Lisboa, no dia 15 de julho do próximo ano, no âmbito da digressão “Tension”, anunciou hoje a promotora.
Uma série que satiriza os filmes de super-heróis e as franquias intermináveis é a nova proposta do realizador Sam Mendes, oscarizado por “Beleza Americana”, com estreia marcada para 07 de outubro na plataforma de 'streaming' Max.
A Festa da Ilustração, que começa hoje em Setúbal, recorda o ‘designer’ João Câmara Leme, dá espaço para a autora Catarina Sobral e celebra os 50 anos de democracia, com exposições espalhadas pela cidade.
A Assembleia da República reprovou hoje dois projetos de resolução do PCP e do BE para transformar o Centro Comercial STOP, no Porto, num polo “cultural e musical” e para classificar aquele espaço como “bem de utilidade pública”.
Estreias, ensaios, instalações, cinema, almoços e jantares comunitários, o lançamento de um livro e de um ‘podcast’, entre outros, fazem parte das comemorações dos 50 anos do teatro O Bando, que começam sábado em Palmela, no distrito de Setúbal.
“Paredes com ouvidos”, a nova criação teatral da associação Rugas, a estrear-se no dia 18 no Forno - Espaço Cultural, em Rio de Mouro, Sintra, resgata testemunhos da violência da ditadura, e expõe práticas de tortura e censura no Estado Novo.
O espetáculo de Mayra Andrade “reEncanto”, em que a cantora se apresenta apenas com o violão de Djodje Almeida e que já percorreu dezenas de países, chega a Portugal em dezembro, anunciou a artista.