Imagens de fotojornalistas na guerra da Ucrânia, incluindo a fotografia do ano do World Press Photo 2023, cujo autor salienta a importância do jornalismo para mostrar o que de facto ali acontece, podem ser vistas em exposição em Lisboa.
Catorze autores portugueses estão entre os 41 semifinalistas da edição de 2023 do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa anunciada pelos organizadores na noite de quarta-feira.
Liberdade, coragem e irreverência foram os valores mais usados hoje para classificar Natália Correia, na sessão plenária que evocou o centenário da poeta que lutou contra o fascismo, pelas mulheres e em defesa da poesia, que “é para comer”.
O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto proposto pelo presidente da Assembleia da República de saudação pelo centenário do nascimento do poeta e pintor Mário Cesariny, considerado um dos grandes expoentes do surrealismo português.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recuou hoje na intenção de retirar do Largo Amor de Perdição a estátua “Amores de Camilo”, porque a sua doação e instalação naquele espaço foram aprovadas pela autarquia em 2012.
O humorista e cantor Fernando Pereira celebra 40 anos de carreira com a apresentação, esta sexta-feira, 15 de setembro, pelas 22h00 no salão Preto e Prata do Casino Estoril, nos arredores de Lisboa, de “O Grande Espetáculo de Uma Vida”.
Espetáculos, criações de circo, dança, música, teatro e marionetas vão “ocupar” o espaço público da cidade de Sines (Setúbal) na Mostra de Artes de Rua (M.A.R) que vai decorrer entre sexta-feira e domingo, divulgou a organização.
A pianista Maria João Pires apresenta, entre sexta-feira e domingo na Philarmonie de Paris, o ciclo Schubertiades, dedicado à música de Franz Schubert, composto por quatro concertos.
A escritora Lídia Jorge está nomeada para o Prémio Femina 2023, com o seu mais recente romance, “Misericórdia”, sendo a única portuguesa entre os 17 candidatos na categoria de melhor romance estrangeiro publicado em França, anunciou hoje a organização.
O festival “Marionetas na cidade” leva a Alcobaça companhias de seis países que, entre os dias 2 e 8 de outubro farão 70 apresentações em vários locais do concelho do distrito de Leiria.
O futuro das bibliotecas itinerantes é discutido nos dias 25 e 26, em Pombal, distrito de Leiria, no 2.º Encontro Internacional de Bibliotecas Itinerantes, iniciativa na qual se espera cerca de cem participantes, avançou a organização.
Uma exposição com obras de Paula Rego (1935-2022) dos anos de 1980, período de grande libertação e de auto-descoberta da pintora portuguesa, vai inaugurar a 22 de setembro na Victoria Miro Gallery, em Londres, no Reino Unido.
A Câmara Municipal de Lisboa conta reabrir o Teatro Variedades, situado no Parque Mayer, a meio do próximo ano, disse hoje à agência Lusa o vereador da Cultura, Diogo Moura.
O festival Iminente faz este ano um ‘take over’ do Terreiro do Paço, em Lisboa, em outubro e com entrada gratuita, para “pensar numa cidade sem margens, só com centros”, anunciou hoje a organização.
Um documentário do realizador Luís Brás que “dá voz” a narrativas, memórias e imagens de concelhos da região Dão Lafões, no distrito de Viseu, que correm o risco de ficar esquecidas, começa a ser apresentado este domingo.
O ator português Ivo Canelas considera que reconhecer a fragilidade “é um ato de coragem”, a propósito do seu monólogo, em cena em Luanda, defendendo que o teatro serve também para abordar assuntos tabu como suicídio ou depressão.
O trio Máquina lançou este ano 40 minutos de música gravada num álbum de quatro faixas e quer dar resposta ao que descreve como uma vontade do público de dançar e de se libertar.
Um romance e contos inéditos do poeta, compositor e cantor Leonard Cohen, escritos entre 1956 e 1961, estão entre as novidades da Relógio d’Água, a sair até ao final do ano, divulgou na sexta-feira a editora.
O projeto musical “Nove aldeias. Um povo” uniu 150 músicos e cantores de localidades dos concelhos de Chaves e Vila Pouca de Aguiar com o objetivo de combater o isolamento e divulgar os costumes e tradições transmontanos.
O escritor Álvaro Magalhães, com mais de 40 anos de atividade literária, estreia-se na narrativa para o público pré-escolar, com os títulos “Para onde foi o verão” e “Monstruário”, anunciouna sexta-feira a Porto Editora, que chancela as obras.
‘Reviver de memórias perspetivando o futuro’ é assim que é esperada a reabertura do Cine-Teatro Turim, em Benfica, depois de mais de uma década de portas fechadas, no mês em que assinala os 40 anos de vida.
A exposição “Natália Correia e António Quadros, Amigos, Intelectuais, Juntos na chegada, Juntos na partida” é inaugurada na próxima segunda-feira, às 15h00, na Fundação António Quadros, no edifício da Biblioteca Municipal de Rio Maior, no distrito de Santarém.
A segunda edição do festival da editora Cuca Monga vai decorrer no dia 4 de outubro, em espaços das ruas do Centro Cultural e Acácio de Paiva, no Bairro de Alvalade, em Lisboa, para “celebrar a rua onde a editora nasceu”, anunciou hoje aquela entidade.
O festival MIL, que vai realizar a 7.ª edição entre 27 e 29 de setembro em Lisboa, encerrou na sexta-feira o cartaz e vai contar com palestras de artistas como o espanhol Niño de Elche, o português DJ Marfox e a brasileira Bia Ferreira.