O Presidente da República enviou hoje condolências à família do fundador da Orfeu, Arnaldo Trindade, que recordou como “uma das figuras mais importantes da música em Portugal entre as décadas de 1960 e 1980”.
Uma exposição da artista Patti Smith e uma retrospetiva sobre o corpo de trabalho do coreógrafo João Fiadeiro vão marcar a temporada de exposições do Museu de Arte Moderna/Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa.
O projeto musical português Papercutz + Ensemble vai apresentar-se em novembro num dos mais conceituados festivais de música erudita no Japão, Ogikubo Music Festival, anunciou hoje a produtora do grupo.
A cantora norte-americana Jesca Hoop estreia-se em Portugal com três concertos, em Lisboa, Setúbal e Guarda, agendados para fevereiro, nos quais apresentará o seu mais recente álbum de estúdio, “Order of Romance”, anunciou a sua promotora.
O filme "Abandonados", de Francisco Manso, retrato da invasão japonesa de Timor-Leste na II Guerra Mundial, obteve o prémio de Direitos Humanos do Mannheim Arts & Film Festival, na Alemanha, segundo a lista da organização.
O velório do cantor e compositor angolano Rui Mingas realiza-se hoje às 17h00 na Basílica da Estrela, em Lisboa, Portugal, onde morreu na semana passada vítima de doença, aos 84 anos, noticiou a imprensa angolana.
Lily Gladstone tornou-se esta madrugada na primeira indígena a ser premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz, pelo seu papel de Mollie Burkhart em “Assassinos da Lua das Flores”, um épico de Martin Scorsese.
Os espetáculos “Mais Alto!”, com músicas que falam de igualdade, refugiados, aceitação da diferença e liberdade, vão dar origem a um livro-disco, a ser editado em abril e que está a ser gravado num novo estúdio em Lisboa.
A cantora de música soul Marta Ren atua dia 10 de fevereiro no Teatro Municipal da Covilhã (TMC), palco a que também sobe a Orquestra Sem Fronteiras dia 3, com o espetáculo de dança e música “Uma outra Bela Adormecida”.
O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, vai subordinar a programação de 2024 ao tema “Liberdade e transgressões”, tendo como destaque uma exposição dedicada ao Centro de Arte Contemporânea (CAC), a inaugurar em junho, anunciou o museu.
A coreografia “Canine Jaunâtre 3”, de Marlene Monteiro Freitas, entra este ano no repertório do Ballet da Ópera de Lyon, com as atuações marcadas para os próximos dias 5 a 8 de março, segundo a programação da companhia francesa.
A coreógrafa Vera Mantero e o músico e artista visual Jonathan Uliel Saldanha vão apresentar de 12 a 14 de janeiro a obra em díptico "Esplendor e Dismorfia + The Breaking Point" no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa.
O ciclo triciclo vai levar a Barcelos, até março, o norte-americano Daniel Knox, os portugueses Velho Homem e Conferência Inferno e o bielorrusso Yegor Zabelov, anunciou a organização.
Duas criações novas e quatro reposições marcam a programação do Teatrão de Coimbra para 2024, num ano em que assinala o seu 30 aniversário e as 50 primaveras da liberdade, com os olhos postos no futuro.
A realizadora Regina Pessoa, o ilustrador Jorge Jacinto e o artista visual Add Fuel (Diogo Machado) estão a analisar de que forma vão abordar o uso indevido de obras da sua autoria por empresas de Inteligência Artificial (IA).
A Câmara da Guarda apresentou esta semana a agenda cultural até março, que tem como destaques Carminho, GuardaFolia e Moonspell, num total de mais de 100 iniciativas no Teatro Municipal, no Museu e na Biblioteca Eduardo Lourenço.
Uma nova edição do romance “Maria! Não Me Mates. Que sou Tua Mãe”, de Camilo Castelo Branco, com uma nota introdutória do editor Manuel S. Fonseca, é publicada na próxima terça-feira.
A 18.ª edição do festival Lisboa Mistura realiza-se nos próximos dias 20 e 21, no Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa, anunciaram na sexta-feira os promotores.
O realizador Paulo Carneiro, que na quinta-feira estreia o documentário “Via Norte” e tem mais duas produções em marcha, diz que fazer cinema é uma luta, um trabalho constante que exige “uma resiliência muito grande”.
O ator, encenador e professor de teatro Antonino Solmer morreu na quinta-feira à noite, aos 73 anos, anunciou o seu filho nas redes sociais, sem adiantar mais informações.
O Ministério da Cultura e Turismo de Angola lamentou a morte, hoje em Lisboa, de Rui Mingas, destacando os seus feitos como desportista, intérprete e compositor musical, diplomata, empresário, deputado e governante.
Um memorial sobre José Afonso é inaugurado no sábado na Praia da Saúde, em Setúbal, no âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução de Abril de 1974, que pôs termo a 48 anos de ditadura em Portugal.
O Hot Clube de Portugal apresenta uma série de concertos no Parque Mayer, em Lisboa, a 11 de janeiro, dia em que se assinala um ano desde o encerramento do clube na Praça da Alegria, anunciou hoje aquela associação.
Rui Mingas, músico, coautor do hino nacional de Angola, ex-ministro dos Desportos e antigo embaixador em Portugal, morreu hoje em Lisboa vítima de doença prolongada, disse à Lusa fonte diplomática.