O Boom Festival, que decorreu em Idanha-a-Nova, em julho, foi distinguido com o “Green Operations Award”, prémio que distingue festivais pelo contributo significativo para o desenvolvimento de eventos mais sustentáveis, e certificado como “Outstanding Greener Festival”.
O Festival Rescaldo, que celebra “a vitalidade e pluralidade da música aventureira nacional”, cumpre a 14.ª edição entre 7 e 10 de fevereiro, entre Lisboa e Cascais, anunciou hoje a organização.
A peça “Noite de Reis” de Shakespeare, com encenação de Ricardo Neves-Neves e um elenco masculino, regressará ao Teatro da Trindade, em Lisboa, de 2 de maio a 21 de julho, com três atores substituídos, anunciou a produção.
O Festival de Música da Madeira regressa este ano, depois de ter sido interrompido em 2015, com dez concertos e 11 ‘masterclass’ a decorrer durante o mês de março, indicou o diretor artístico do evento.
O álbum “Terra Livre” junta os músicos O Gajo, português, e Ricardo Vignini, do Brasil, revelando as potencialidades da viola campaniça e da sua “descendente” a viola caipira.
O escritor Valter Hugo Mãe afirmou que o seu novo romance, “Deus na Escuridão”, a sair esta quinta-feira, analisa “a evidência que apenas o amor das mães pode ser comparado ao de Deus”.
Mais de 150 gaiteiros, de 20 grupos diferentes de todas as regiões portuguesas, participam na sexta-feira e no sábado no VIII Grande Encontro de Gaiteiros de Almalaguês, no concelho de Coimbra, que inclui um concerto de tributo a Zeca Afonso.
A requisição de livros eletrónicos nas mais de 400 bibliotecas públicas do país passará a ser possível a partir de junho, através duma plataforma digital em desenvolvimento, que já existe em todos os países da União Europeia, exceto em Portugal.
Um concerto do Tó Trips Trio, no próximo dia 27, no Auditório Municipal Cinema Charlot, em Setúbal, marca a apresentação da 13.ª edição do Círculo Jazz Fest, que vai realizar-se na cidade de 16 a 24 de fevereiro.
O rapper norte-americano Danny Brown regressa a Portugal em junho, para um concerto em Lisboa, inserido na digressão “Quaranta”, que é também o título do álbum que editou em novembro.
O Parlamento Europeu defendeu hoje a criação de regras uniformes na União Europeia (UE) para que as plataformas de streaming de música, como o Spotify, paguem uma “remuneração justa” aos artistas, defendendo ainda transparência sobre Inteligência Artificial.
O contributo das mulheres negras para as lutas de libertação dos países africanos vai ser recordado na próxima sexta-feira, em Coimbra, pela mão do coletivo Aurora Negra, que coloca em palco o espetáculo “A Missão da Missão”.
A Casa da Esquina, em Coimbra, vai celebrar o 25 de Abril com um ciclo de contos, outro de conversas e um outro dedicado à ilustração e fotografia, numa iniciativa que usa como mote a canção “Liberdade”, de Sérgio Godinho.
A editora holandesa Brilliant Classics colocou esta semana no mercado o disco “Pedro de Araújo – Organ Music”, que reúne a obra integral do compositor português setecentista, gravada em 2023 por Rui Fernando Soares no órgão do Mosteiro de Arouca.
O pianista Máximo atua no Museu de Leiria no domingo, na abertura de nova edição de “Capítulo”, projeto que pelo terceiro ano consecutivo explora através da música a contemporaneidade dos museus.
A companhia teatral Mákina de Cena vai levar a peça “Samotracias” ao Chile, com duas apresentações em Santiago, nos dias 23 e 26, segundo o site da Direção-Geral das Artes, que apoia.
Os escritores brasileiros Itamar Vieira Júnior e Stênio Gardel e o moçambicano Mia Couto estão entre os autores de 70 livros nomeados para o Prémio Literário de Dublin, hoje anunciados.
O músico Bruno Pernadas vai celebrar o 10.º aniversário da edição do álbum de estreia, “How can we be joyful in a world full of knowledge?”, com uma digressão que se inicia a 1 de março em Lisboa.
O músico norte-americano Chris Isaak, a voz da música “Wicked Game”, regressa Portugal em julho, para um concerto em Lisboa, anunciou hoje a promotora do espetáculo.
A escritora francesa Anne Akrich, que lançou em setembro em Portugal “O Sexo das Mulheres”, o seu mais recente livro, vai participar numa residência literária em Cascais, entre janeiro e fevereiro deste ano, foi hoje anunciado.
A Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA), com sede na Covilhã, inicia a programação de 2024 com a peça “O Esplendor do Caos”, a partir da obra homónima de Eduardo Lourenço, no centenário do ensaísta beirão.