Elogiado por "manter em alta o seu legado de questionar normas, sejam elas sociais, sexuais ou artísticas", o realizador de 64 anos receberá prémio na Quinzena dos Realizadores, uma secção paralela de Cannes.
Realizador francês de 86 anos fez filmes marcados pelo ativismo político, como "Dupont Lajoie" ("Férias Violentas"), sobre o racismo quotidiano, que deixaram a sua marca na década de 1970.
Reação à detenção e agressão de Hamdan Ballal, um dos realizadores de “No Other Land”, Óscar de Melhor Documentário, provocou uma crise na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Hamdan Ballal, o correalizador palestiniano de “No Other Land”, afirmou que sofreu uma "agressão brutal" por parte de colonos israelitas pelo prémio que recebeu.
Hamdan Ballal, o cineasta palestiniano vencedor do Óscar por “No Other Land”, chegou a ser detido pelo exército israelita na Cisjordânia após ser atacado por colonos.
Série tem sido debatida por todo o país, incluindo no parlamento, encontrando ressonância junto de um público cada vez mais perturbado por uma vaga de crimes chocantes com facas cometidos por jovens e pela retórica misógina de influenciadores como Andrew Tate.
O Ministério da Educação cancelou uma encomenda com ilustrações modernas do cartunista Jul, dizendo que era inapropriada para as crianças pré-adolescentes.