A RTP lançou o convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita no concurso. A estes 22 juntaram-se três autores que responderam a concursos e um escolhido por Salvador Sobral, vencedor da edição de 2017.
Na primeira semifinal, marcada para domingo à noite no estúdio da RTP e que será emitida em direto na RTP1, RTP Internacional e RTP Play, competem 13 canções, das quais a estação pública divulgou excertos na segunda-feira.
No domingo competem os temas compostos por José Cid (interpretado pelo próprio), Diogo Clemente (Peu Madureira), Fernando Tordo (Anabela), Francisca Cortesão (Joana Barra Vaz), Janeiro (Janeiro), Jorge Palma (Rui David), JP Simões (JP Simões), Júlio Resende (Catarina Miranda), Benjamim (Joana Espadinha), Mallu Magalhães (Beatriz Pessoa), Nuno Rafael (Bruno Vasconcelos), Paulo Praça (Maria Amaral) e Rita Dias (Rita Dias).
A segunda semifinal está marcada para 25 de fevereiro, também no estúdio da RTP, em Lisboa, e a final decorre a 04 de março, em Guimarães.
De cada semifinal sairão sete finalistas escolhidos por um júri que este ano volta a ser presidido por Júlio Isidro. A acompanhar o apresentador estarão os cantores Ana Bacalhau, Carlão, Luísa Sobral e Sara Tavares, a radialista Ana Markl, o jornalista Mário Lopes e os compositores Tozé Brito e António Avelar Pinho.
Além das músicas a concurso, nas duas semifinais João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo vão debruçar-se sobre o cancioneiro de Carlos Paião.
O vencedor do Festival da Canção, que regressou no ano passado como uma janela renovada, abrindo o concurso a compositores que nunca nele tinham participado, irá participar em maio no Festival da Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Lisboa.
Comentários