O festival A Porta volta a animar Leiria com cerca de uma centena de atividades entre os dias 11 e 18 de junho, numa edição desenhada para dar nova dinâmica ao centro histórico, assume a organização.
Os Bonecos de Santo Aleixo, títeres tradicionais do Alentejo, são os anfitriões da 16.ª Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME), que começa na terça-feira, e convidaram para a festa “amigos” de 27 companhias nacionais e estrangeiras.
A pianista portuguesa Joana Gama inicia esta semana, na Arábia Saudita, uma série de concertos em palcos estrangeiros com repertório dedicado ao compositor alemão Hans Otte, contou a artista à agência Lusa.
Oito imigrantes, cuidadoras informais, com idades entre os 37 e os 77 anos, viram atrizes em “Pêndulo”, espetáculo criado e encenado por Marco Martins, que se estreia em 16 de junho, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
O Batalha – Centro de Cinema, no Porto, acolhe na próxima semana um encontro que quer pôr os profissionais do setor a conversarem e a tirarem conclusões sobre “a prática do cinema hoje em Portugal”.
As sonoridades do cante alentejano, do fado e do flamenco, reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade, vão ligar-se num novo festival que se realiza em agosto numa vila do concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora.
O livro do projeto “Vampires in Space”, que representou Portugal na Bienal de Veneza de Arte em 2022, vai ter lançamento oficial na segunda-feira, em Lisboa, com a presença do artista Pedro Neves Marques, anunciou hoje a organização.
O livreiro José Pinho, fundador da Ler Devagar, que morreu na terça-feira, aos 69 anos, vai ser homenageado este sábado, na Feira do Livro de Lisboa, com uma salva de palmas durante um minuto, anunciou a organização.
O artista Bordalo II vai instalar em Vila Nova de Famalicão uma obra da série “Big Trash Animals”, feita a partir de mais de mil brinquedos doados por crianças das escolas do concelho, anunciou esta semana a autarquia local.
Dez concertos de música tradicional e emergente portuguesa marcam “um novo fôlego” do festival Artes à Vila, que se realiza na Batalha, no distrito de Leiria, de 23 a 25 de junho, anunciou a organização.
Ana Moura, Pedro Abrunhosa e Niño de Elche estão entre os artistas que vão atuar na segunda edição do Festival Contrasta, marcada para 28 e 29 de julho nas Cortinas de São Francisco, em Valença, anunciou a organização.
A série policial de ficção “Braga”, de Tino Navarro, sobre a investigação de um caso de pedofilia e sobre a morte de uma criança cigana, estreia-se no dia 7 na estação pública RTP.
O Museu Bordalo Pinheiro vai realizar visitas guiadas gratuitas entre domingo e 25 de junho, no quadro da programação das Festas de Lisboa, anunciou a entidade.
O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que começa na sexta-feira, tem este ano 17 exposições, entre as quais as de Joana Estrela, José Ruy e Rúben Pellejero.
Os norte-americanos Deerhoof regressam a Portugal em novembro para apresentar em dois concertos, em Braga e em Lisboa, o primeiro álbum do grupo cantado na totalidade em japonês, foi hoje anunciado.
O livreiro José Pinho, fundador da Ler Devagar, morreu na quarta-feira, aos 69 anos, no Hospital CUF, em Lisboa, vítima de doença oncológica, confirmou à Lusa fonte da família.
Os Commedia a La Carte voltam a juntar César Mourão, Carlos M. Cunha e Gustavo Miranda para um novo espetáculo de humor de improviso, “Divina Commedia”, que será levado a Lisboa, Porto, Funchal e Leiria, anunciou a produtora Aquele Abraço.
A Feira do Livro de Lisboa vai prolongar-se por mais dois dias, até 13 de junho, respondendo ao desafio lançado pelo presidente da câmara na cerimónia de inauguração, o que permitirá reagendar eventos que tinham sido cancelados.
No centenário do nascimento de Mário-Henrique Leiria, a Biblioteca Nacional inaugura na quinta-feira uma exposição dedicada ao escritor e pintor surrealista, que põe em destaque a diversidade da sua produção, partindo das suas próprias palavras e traço.
Coimbra celebra dez anos da classificação como património mundial em junho, com debates e colóquios, mas também muitos concertos, nos quais o fado e a canção de Coimbra se apresentam abertos ao diálogo com outros instrumentos, géneros musicais e vozes.
O 5.º aniversário do Lu.Ca – Teatro Luís de Camões, em Lisboa, começa a ser celebrado na quinta-feira, com uma programação que inclui ópera, uma exposição, oficinas e leituras encenadas e se estende até ao dia 18.
Ana Moura, Marisa Liz e Kura vão estar na Feira dos Sabores do Tejo, em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, que se realiza de 23 a 25 de junho.