Um piquenique musical duplicou hoje a população da aldeia de Monforte da Beira, Castelo Branco, juntando grupos de todo o país para preservar as tradições portuguesas no projeto “À Nossa Beira”.
Cinema, teatro, artes visuais, exposições, colóquios e debates dominam o programa de nove instituições culturais francesas para a celebração do Maio de 68, que começa este mês e vai ter "centro nevrálgico" no Centro Georges Pompidou, em Paris.
O Centro Cultural de Belém (CCB) revisita a cultura grega, através de um ciclo multidisciplinar de expressões artísticas, que começa no dia 20 de janeiro, e que oferece programas que vão da ópera ao teatro, passando pela dança.
A estreia de três novas coreografias, de Nélia Pinheiro, Gonçalo Andrade e Miguel Ramalho e Yola Pinto, são destaques da programação deste ano da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE).
Goethe, autor alemão cuja bibliografia é “das mais impressionantes da literatura universal”, mas escassamente divulgado em Portugal, tem agora, pela primeira vez, publicada uma obra que cobre toda a sua vida e produção literária, filosófica e científica.
O poeta Luís Quintais recebe hoje, no salão nobre dos Paços do Concelho, em Amarante, o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores (APE), pelo seu livro “Arrancar Penas a um Canto do Cisne”.
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) recebeu 21 queixas contra o programa da SIC 'Supernanny' e pedidos de ajuda de familiares de algumas crianças envolvidas, disse à Lusa a presidente da instituição.
O Instituto de Apoio à Criança (IAC) apresentou hoje uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o programa da SIC 'Supernanny' com vista à sua suspensão, avançou hoje à agência Lusa a presidente do IAC.
A livraria LeYa/Solmar, em Ponta Delgada, elegeu como os melhores lançamentos de 2017 o romance "Os Loucos da Rua Mazur", de João Pinto Coelho, e o segundo volume da revista Grotta, dedicada a escritores açorianos, foi hoje revelado.
O PSD questionou hoje o Governo sobre o alegado conflito de interesses de administradores da RTP com empresas que são clientes da televisão estatal, denunciado pela Comissão de Trabalhadores.
A novela “O Senhor Ventura”, de Miguel Torga (1907-1995), é reeditada na próxima terça-feira, por ocasião dos 75 anos da sua primeira edição, anunciaram as Publicações D. Quixote.
O concerto do músico luso-angolano Diron Animal no festival Eurosonic, na Holanda, marcado para quinta-feira à noite, teve que ser cancelado, anunciou o artista nas redes sociais.
Diversas exposições, um ciclo de cinema, concertos e conferências estão a ser organizadas pela embaixada da Polónia em Lisboa no âmbito das celebrações dos 100 anos da independência do país da Europa Central, que se celebram em 2018.
Tiago Pereira, realizador, documentarista, recoletor de memórias, prepara um piquenique no domingo, em Monforte da Beira, com dezenas de instrumentistas e tocadores para celebrar A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPGDP).
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa irá dar conta à restante vereação, em reunião camarária, do modelo de reestruturação e organização do Teatro Maria Matos, disseram à Lusa fontes municipais, anunciou hoje o autarca.
O musicólogo Rui Vieira Nery considera a atribuição do Prémio Universidade de Coimbra 2018, com que hoje foi distinguido, uma validação do seu trabalho, que o encoraja a prosseguir.
O vice-presidente da Associação Portuguesa de Escritores (APE), José Correia Tavares, morreu hoje, no hospital Egas Moniz, em Lisboa, vítima de acidente vascular cerebral, informou a APE.
O musicólogo, historiador cultural e professor universitário Rui Vieira Nery foi hoje distinguido com o Prémio Universidade de Coimbra 2018, anunciou o reitor João Gabriel Silva.
A pintura "O Terramoto de 1755", de João Glama, vai ser exibida a partir de hoje no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), após um restauro desta obra sobre as consequências daquele histórico desastre natural em Lisboa.
O Cumplicidades - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa vai decorrer de 10 a 16 de março em sete espaços culturais, com a apresentação de oito criações, cinco em estreia absoluta, de acordo com a programação.
Rui Veloso, Júlio Pereira e Jon Luz são alguns dos músicos que participam no ciclo dedicado aos instrumentos de corda, que se realiza no espaço B.Leza, em Lisboa, a partir da próxima quinta-feira.
A rapper e ativista norte-americana Mykki Blanco, nascida Michael David Quattlebaum Jr., vai estar nos Açores, em março, para fazer uma residência de criação, que "servirá para compor alguns dos temas do próximo disco", informou hoje o festival Tremor.
A banda portuguesa Moonspell inicia na quinta-feira, em Praga, uma digressão europeia conjunta com os britânicos Cradle of Filth, na qual irão apresentar ao vivo “1755”, disco totalmente cantado em português, editado em novembro.
A cantora angolana Aline Frazão regressa a Portugal em março, para seis concertos, em Lisboa, Ovar, Torres Vedras, Castelo Branco, Tondela e Ponte de Lima, foi hoje anunciado.