O Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, “um projeto novo que ocupa um lugar com história”, abre em outubro com uma temporada composta por vários momentos iniciais, que funcionam como “declaração de intenções” do projeto liderado por Francisco Frazão.
O festival Iminente, que tem Vhils como um dos curadores, leva arte e música, a partir de hoje e até domingo, ao Panorâmico de Monsanto, um dos miradouros de Lisboa.
O escritor angolano José Eduardo Agualusa, que participa no Festival Internacional de Literatura de Berlim, revela que o livro feito em conjunto com Mia Couto, “O Terrorista Elegante e Outras Histórias”, é uma “brincadeira entre amigos”.
O cartaz do 10.º Festival Cantabile, que abre no sábado, em Lisboa, inclui nomes de músicos como Elisabeth Lott, Pavel Gomziakov, Matan Porat, Raul da Costa e Diemut Poppen, de acordo com a programação.
A 11.ª edição do festival Todos – Caminhada de Culturas, sob o mote “Avizinhar o mundo”, com o bairro lisboeta da Graça como centro, começa hoje com um programa que “reflete preocupações transversais a pessoas de todos os continentes”.
"No rasto dos duendes eléctricos" é o título da antologia poética do músico Adolfo Luxúria Canibal, líder dos Mão Morta, que é editada esta semana pela Porto Editora.
O artista português Alexandre Farto, conhecido como Vhils, concluiu este mês duas novas obras em Paris, uma delas através de um concurso internacional lançado pela Câmara Municipal de Paris e outra no âmbito da Urban Week 2019.
A 10.ª edição do Festival de Outono da Universidade do Minho (UMinho) arranca quarta-feira, em Guimarães, e quer "promover hábitos culturais" e a ligação com as cidades onde está implantada.
A 15.ª edição do Circular Festival de Artes Performativas de Vila do Conde arranca esta quinta-feira com uma evocação dos 15 anos do evento, através de uma exposição que destaca o envolvimento do público.
A primeira edição da Porto Design Biennal arranca esta quinta-feira, na Casa do Design de Matosinhos, distrito do Porto, com a exposição “Frontiere”, e vai ser o “maior evento de design’ de Portugal, disse hoje o curador-geral.
A programação cultural de verão em Santarém despede-se no próximo fim de semana com um festival de música alternativa e a atuação do compositor brasileiro Tim Bernardes.
A 3.ª edição da Mostra de Artes de Rua de Sines, que arranca na quinta-feira, vai abordar questões como as alterações climáticas e a crise dos refugiados em dezenas de espetáculos de rua.
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) anunciou hoje a atribuição dos prémios José Da Ponte, ao músico Samuel Úria, e de Jornalismo Cultural, a Teresa Nicolau da RTP1.
Os onze dias de "Folia" do Folio – Festival Literário de Óbidos arrancam a 10 de outubro, com Cristina Branco a atuar no palco que também vai acolher Diabo na Cruz, O Gajo, "Folk Impressionista" e danças tradicionais europeias.
"O Tempo e o Medo” formam o mote para as 15 mesas de autores da quinta edição do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que reunirá escritores de quase duas dezenas de países, nos dias 10 a 20 de outubro.
As figuras de doze anjos músicos presentes no portal principal e na nave central da igreja do Mosteiro da Batalha são o ponto de partida para a primeira edição de um colóquio dedicado à música antiga peninsular, no sábado.
A música portuguesa vai estar em destaque no fim de semana, em Espanha, com o festival Portugal Alive, que leva até Madrid e Barcelona os músicos Conan Osiris, Whales e Reis da República, foi hoje anunciado.
Blaya, Virgul, Stereossauro, Criolo, Momentum Crew ou Max Oliveira são destaques do Évora Urban Village, um festival que arranca hoje, nesta cidade alentejana, e no qual a música e danças urbanas vão andar de “mãos dadas”.
O artista português Add Fuel participa por estes dias na 1.ª Trienal de Arte Pública da Lituânia, em Klaipéda, desafiado pela Mistaker Maker – Plataforma de Intervenção Artística, convidada pela organização da iniciativa.
A edição discográfica de música portuguesa até ao final do ano inclui várias estreias, entre as quais as do projeto "Aqui está-se sossegado", que junta o fadista Camané e o pianista Mário Laginha.
A edição mais internacional de sempre do festival de teatro Acaso leva a sete concelhos dos distritos de Leiria e Santarém espetáculos de companhias portuguesas e também da Dinamarca, Japão, Argentina, Brasil e França.
A peça “O Amante”, de Harold Pinter, sobe ao palco do Teatro da Trindade na quarta-feira, numa encenação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu, que a meio do espetáculo “muda o jogo”, mas sem desvirtuar o texto original.
O arquiteto Álvaro Siza, Prémio Pritzker 1992, presidiu hoje à inauguração da exposição “in/ disciplina”, em Serralves (Porto), que retrata seis décadas do seu percurso, e confessou que embora considera que já viveu demais, não lhe “apetece ir de férias”.