A igualdade, as migrações, a aceitação da diferença e a Liberdade, entre outros temas, cantam-se “Mais Alto!” num livro-disco criado a partir de um espetáculo com o mesmo nome, que volta a palco este mês.
O realizador James Cameron, cuja nova minissérie sobre polvos se estreia no National Geographic a 21 de abril em homenagem ao Dia da Terra, avisou para a urgência de lutar pela preservação dos oceanos.
Nos 50 anos do 25 de Abril, as editoras reforçaram os seus catálogos com obras alusivas à revolução, lançando no mercado romances, ensaios, livros de História, fotografia e até novelas gráficas dedicados ao período que pôs fim à ditadura.
A violência contra as mulheres é o tema de “Vidro Fumê”, novo filme do realizador português Pedro Varela, rodado no Rio de Janeiro, que pretende ser uma plataforma de coragem e reflexão sobre este crime.
Uma “espécie de clamor”, “pedido de ajuda e inspiração” à geração que fez o 25 de Abril, é como o encenador Pedro Penim define “Quis saber quem sou - um concerto musical” a estrear-se no sábado, em Lisboa.
O artista plástico e ativista chinês Ai Weiwei vai apresentar uma exposição com esculturas em cerâmica, inspiradas no tema da liberdade de expressão, na Galeria São Roque Too, em Lisboa, a partir de 15 de maio.
O Conselho Geral Independente (CGI), "por decisão unânime", indigitou Nicolau Santos e Hugo Graça para membros do Conselho de Administração da RTP até 2026, foi hoje divulgado.
O músico Paulo de Carvalho apresenta em dezembro, no Porto e em Lisboa, o novo espetáculo “E Depois do Adeus???”, que dá o mote para uma digressão que “marcará a sua retirada dos palcos”, em 2025, foi hoje anunciado.
A banda HMB, os Moonspell e Quim Barreiros são alguns dos nomes que integram o cartaz da segunda edição do Portugal Cheese Festival, em Alcains, que se realiza de 3 a 5 de maio.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) alertou hoje para a existência de um buraco na lei que permite que marcas prejudiciais à saúde das crianças possam patrocinar programas infantis.
O FIND - Festival Internationale Neue Dramatik de Berlim vai apresentar, pela primeira vez, três produções em português, duas delas para assinalar diretamente os 50 anos do 25 de Abril de 1974, com sessões já esgotadas.
Um músico português participante em atuações do Rockin’1000 – A Maior Banda de Rock do Mundo contou a sua experiência, assegurando que, no espetáculo onde se juntam músicos amadores e profissionais, os egos desaparecem e a festa é total.
A venda de livros em inglês está a aumentar em Portugal, representando neste primeiro trimestre um crescimento de 33% face ao período homólogo, um fenómeno impulsionado em grande parte pelo TikTok, que está a preocupar os editores portugueses.
As cores originais usadas pelo artista Almada Negreiros no conjunto de painéis criados para a Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos, em Lisboa, começam a revelar-se pela mão dos especialistas responsáveis pelo projeto de restauro iniciado em janeiro.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu luz verde ao novo canal de informação News Now, da Medialivre, que detém o Correio da Manhã, entre outros, que irá criar 58 empregos, segundo a deliberação hoje divulgada.
Aquela que é considerada a maior banda de rock do mundo, constituída por 1.000 músicos a tocar em simultâneo ao vivo, estreia-se em Portugal a 14 de setembro, no estádio municipal de Leiria, anunciou hoje a organização.
O festival Semibreve vai voltar a Braga em outubro, com a lista de primeiros nomes, hoje divulgada, a contar com Christina Vantzou, Nueen e Iceboy Violet e a estreia mundial ao vivo do projeto “Black”, de Kevin Richard Martin.
O prémio de Fotografia do Ano do concurso World Press Photo foi atribuído à imagem de uma palestiniana abraçada ao corpo da sobrinha, morta a par da mãe e da irmã por um míssil israelita, anunciou hoje a organização.
O projeto “Greenhouse” representa este ano Portugal na Bienal de Arte de Veneza, que começa no sábado, numa edição que conta pela primeira vez com um pavilhão de Timor-Leste e é afetada pelo conflito israelo-palestiniano.
Um grupo de jornalistas estreia, no dia 25, no Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, uma encenação de “A Noite”, de José Saramago, sobre a madrugada de Abril, quando são interrompidos pelo boato da morte do jornalismo, e então tudo recomeça.
O humorista Herman José vai receber este mês o Prémio Vida e Obra, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pelo seu “talento excecional como ator, músico e autor”, anunciou hoje aquela cooperativa.
Um painel de Vhils, em homenagem ao trabalho, na fachada dos Paços do Concelho, e um concerto de A garota não, no Cineteatro D. João V (Damaia), integram o programa dos 50 anos do 25 de Abril na Amadora.
A Banda Sinfónica da PSP vai fazer concertos didáticos e gratuitos dirigidos às escolas, no âmbito de uma cooperação com o Plano Nacional das Artes que visa promover a educação para a cidadania, foi hoje anunciado.
O músico Pedro Jóia tem previsto até setembro atuar em palcos em Portugal e no estrangeiro, apresentando o seu recente álbum “Mosaico”, mas também o disco “Zeca”, num tributo ao 25 de Abril.