A artista Mónica de Miranda considera que Portugal tem feito um “apagamento das histórias das pessoas negras” que fazem parte da população do país desde o século XV, e deveria reconhecer esta "amnésia cultural" para sarar feridas coloniais do passado.
O escritor João Luís Barreto Guimarães venceu hoje o 11.º Prémio Literário Glória de Sant’Anna com o livro “Aberto todos os dias”, que a organização do concurso considera uma reflexão poética íntima sobre situações quotidianas geradoras de ansiedade.
O artista chinês Ai Weiwei argumentou hoje que o Ocidente “já não defende os direitos humanos” como quer fazer crer, exemplificando com as guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, com os quais os países ocidentais lucram.
O rapper norte-americano Travis Scott vai atuar a 2 de agosto em Lisboa, no fecho de uma digressão pela Europa, com o álbum “Utopia”, revelou hoje a promotora Ritmos & Blues.
MaZela, projeto de Maria Roque, venceu o Festival Termómetro 2024, concurso para novos projetos musicais, cuja final aconteceu no sábado à noite em Lisboa, foi hoje anunciado.
A cantora francesa Marieke Huysmans Berthou leva a sua música pelo mundo a bordo de um veleiro, onde instalou um piano, e, este ano, iniciou a temporada nos Açores, onde compôs o seu mais recente álbum "Hello Saudade".
A luta dos habitantes de Covas do Barroso, Vila Real, contra a exploração de lítio na região, chega esta semana ao Festival de Cinema de Cannes, em França, num filme de Paulo Carneiro, que também reflete sobre cinema português.
A nova série “Palm Royale” da Apple TV+, com Kristen Wiig, Carol Burnett, Ricky Martin, Bruce Dern e Laura Dern, foi criada por um produtor e argumentista luso-americano, Abe Sylvia.
Os sindicatos da televisão pública da região belga da Flandres (VTR) cortaram hoje a transmissão durante a atuação de Israel no Festival Eurovisão da Canção e projetaram uma mensagem de protesto contra a guerra em Gaza.
A curta-metragem portuguesa “Sopa Fria”, de Marta Monteiro, venceu a categoria Melhor Desenho de Animação dos Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana, foi hoje anunciado numa cerimónia em Tenerife, Espanha.
Várias pessoas foram detidas hoje, no exterior da Malmö Arena, onde decorre a final do 68.º Festival Eurovisão da Canção, na Suécia, durante os protestos contra a participação de Israel no concurso, que reuniram milhares de pessoas.
A organização do Festival Eurovisão da Canção reuniu-se hoje à tarde de urgência devido às reações desencadeadas pela desclassificação do representante dos Países Baixos no concurso, cuja final começa às 20:00, em Malmö, na Suécia.
Mais de 1.500 obras de Pedro Cabrita Reis compõem “Atelier”, exposição constituída unicamente por peças do acervo pessoal do artista, que leva para oito pavilhões da Mitra, em Lisboa, o espírito da “desordenação acumulada” de um estúdio artístico.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje o lançamento da campanha Academy100 para expandir o seu alcance global, diversificar as receitas e preparar as celebrações da 100.ª edição dos Óscares, que irá acontecer em 2028.
A ópera “Fallstaff”, de Verdi, a última criação do compositor, é também a última a subir ao palco do Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), em Lisboa, antes de o edifício entrar em obras de restauro, este verão.
Um novo livro da escritora Ana Filomena Amaral faz uso de fábulas, onde animais e o próprio planeta Terra falam, mas também crianças, para refletir sobre as consequências da colonização e exploração africanas ao longo dos séculos.
Os Cara de Espelho, a Orquestra Gulbenkian e Expresso Transatlântico integram a programação de junho do Teatro Municipal da Covilhã (TMC), que inicia o mês com o Teatro de Marionetas do Porto.
O Teatro São Luiz recebe, na quarta-feira, a estreia da ópera “Felizmente há luar”, encomendada pela Orquestra Filarmónica Portuguesa (OFP) ao compositor Alexandre Delgado, neto do general Humberto Delgado (1906-1965), para posterior itinerância nacional com mais de 70 músicos.
O presidente executivo (CEO) da Medialivre, Luís Santana, avança, em entrevista à Lusa, que o novo canal News Now será de "informação pura e dura", terá noticiários de 15 minutos e será lançado até final de junho.
A organização da Queima das Fitas de Coimbra, que vai decorrer de 24 de maio a 1 de junho, espera um aumento de público face a 2023, numa edição com um cartaz “eclético”, onde foram investidos 600 mil euros.
A Queima das Fitas do Porto arranca no sábado, contando com um programa composto por cerca de 50 artistas e atividades que vão encher o Queimódromo, as ruas e salas de espetáculo da cidade até ao dia 11.
Os 500 anos do nascimento de Luís de Camões serão assinalados pela Câmara de Lisboa, entre 5 de maio e 25 de junho, com exposições, música, fotografia, percursos temáticos e uma placa na estátua do poeta, foi hoje anunciado.
A cantora cabo-verdiana Nancy Vieira é um dos destaques da 15.ª edição do Festim, festival intermunicipal de músicas do mundo, que decorre de 21 junho a 11 de julho em quatro municípios da região de Aveiro.
Vinte e dois espetáculos constam da programação da 24.ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA), a decorrer de 9 de maio a 2 de junho, em oito salas de Lisboa.