A Academia Portuguesa de Cinema atribui hoje os prémios Sophia, com “Não sou nada – The Nothingness Club”, de Edgar Pêra, a liderar as nomeações e com Luís Cília e Rui Simões e receberem prémios de carreira.
O filme "The Seed of the Sacred Fig" ["A Semente do Figo Sagrado", em tradução literal], do iraniano Mohammad Rasoulof, ganhou o prémio FIPRESCI da crítica internacional e o do Júri Ecuménico para o melhor filme, no contexto do Festival do Cinema de Cannes.
A distribuidora norte-americana Porter+Craig Film and Media Distribution adquiriu os direitos mundiais do filme “Nunca Nada Aconteceu”, do realizador português Gonçalo Galvão Teles, produzido pela Fado Filmes, foi hoje anunciado.
A exposição “Cidade, Casa, Corpo – Os Mapas e a Linguagem”, que junta desenhos da arquiteta Ana Aragão e textos do escritor Gonçalo M. Tavares, é inaugurada hoje na Galeria da Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
A ilha da Madeira foi o “lugar mágico” onde a Lucasfilm filmou parte da nova série "Star Wars", “A Acólita”, confirmou em entrevista à agência Lusa o produtor Damian Anderson, responsável pela escolha da região portuguesa para a produção.
Conversas com autores, sessões de autógrafos e lançamentos de livros, de Joël Dicker a Mariana Enriquez, passando por Jeferson Tenório e Jean-Baptiste Andrea, último vencedor do Goncourt, fazem a programação da Feira do Livro de Lisboa deste ano.
As festividades do São João voltam a animar, de 23 para 24 de junho, as ruas do Porto, com música em três palcos da cidade, fogo-de-artifício na Ribeira, mas sem carrosséis na Boavista.
A dramaturga e encenadora argentina Agostina Luz López apresenta, desta sexta-feira a domingo, uma versão de “Jardim Fantástico”, espetáculo imersivo criado com adolescentes no Porto para o jardim da Casa Marta Ortigão Sampaio.
Armand Hammer (Billy Woods e Elucid), Zoh Amba, FUJI||||||||||TA, Nazar e Speaker Music estão entre as primeiras confirmações da 20.ª edição do festival de música Out.Fest, marcado para outubro no Barreiro, anunciou esta semana a organização.
O festival Mucho Flow vai regressar a Guimarães entre 31 de outubro e 2 de novembro, voltando a ocupar várias salas da cidade, com artistas como Alex Wilcox, Nadah El Shazly ou Still House Plants, anunciou esta semana a organização.
Milhares de pessoas, na sua maioria raparigas jovens e adolescentes, estão a concentrar-se desde manhã nas imediações do Estádio da Luz, em Lisboa, para assistirem ao concerto da cantora Taylor Swift.
O escritor romeno Mircea Cărtărescu venceu o prémio literário de Dublin, com a obra “Solenoid”, traduzida por Sean Cotter para o inglês, anunciou na quinta-feira a organização do galardão no valor de 100 mil euros.
São João da Madeira acolhe esta sexta-feira e sábado o festival de humor Gargalhão, que, esperando mais de 1.600 espectadores no conjunto do seu programa, convidou para cabeça de cartaz Herman José, pelos seus 50 anos de carreira.
Uma batalha de poesia falada intitulada Slam Camões, em que cada participante tem três minutos para apresentar o seu próprio poema, é a proposta da Associação Portugal Brasil 200 anos para celebrar, em Coimbra, o legado daquele poeta português.
Portugal e Brasil celebraram conjuntamente, na quinta-feira, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, com concertos de Jazz e Bossa Nova da portuguesa Sara Serpa e da brasileira Denise Reis.
Alejandro Sanz, Keane e Nelly Furtado são os cabeça de cartaz do North Festival, evento de música que começa hoje no Parque de Serralves, no Porto, depois de várias edições na Alfândega.
O Largo da Sé Velha de Coimbra esteve hoje completamente cheio de estudantes para ver a serenata monumental, que contornou a vontade da PSP, que queria que o evento se realizasse na Sé Nova.
A próxima temporada de música Gulbenkian (2024/2025), hoje divulgada, tem início em setembro, conta com mais de 120 concertos, assinala o Cinquentenário da Revolução de Abril e marca a estreia de Martina Batič como maestrina titular do Coro Gulbenkian.
O festival Serralves em Festa, no Porto, regressa entre 31 de maio e 2 de junho, prometendo 50 horas de programação cultural consecutivas com a participação de artistas como Tangerine Dream, Agnès Geoffray, Glockenwise com Ana Deus e África Negra.
Concertos com Tony Carreira e Richie Campbell no Terreiro do Paço e o fado de Mariza no Castelo fazem parte das dezenas de iniciativas das Festas de Lisboa, que em junho celebram o Santo António, principal padroeiro da cidade.
Os portugueses The Black Mamba vão apresentar ao vivo, em janeiro, nos coliseus de Lisboa e do Porto, um novo álbum, a ser editado no final deste ano e que sucede a “The Mamba King”, de 2018.
Os músicos norte-americanos Tim Berne e Michael Formanek estão entre os destaques do Festival Causa/Efeito – O Novo Jazz na Nova, que acontece em Lisboa entre quinta-feira e sábado, incluindo, além de concertos, mesas redondas e masterclasses.
Um amontoado de ferro velho, constituído por parafusos, velas, correntes de bicicletas ou extintores, está a ganhar vida nova numa oficina de Cantanhede, onde um escultor decide se nascerá um jarro, uma locomotiva, uma guitarra ou uma mesa.
O escritor Mário Cláudio é um dos nove galardoados com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2023, anunciou hoje, no Porto, a organização, da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.