Na sua primeira edição, o Festival de Música Júnior, considerado um «campo de férias», estima acolher cerca de 150 a 200 estudantes oriundos das melhores escolas de música de Portugal e de Espanha que queiram dar seguimento ao trabalho desenvolvido durante o ano letivo nas suas escolas. Os jovens serão acompanhados por 28 professores, maestros e solistas, quer portugueses, quer espanhóis.

O coordenador artístico do evento, António Jorge Nogueira, explicou à agência Lusa que o objetivo é divulgar o potencial artístico/musical dos jovens talentos. «O resultado final desta semana de estágio será de alto nível», frisou.

Quanto à escolha de Montalegre para a realização da iniciativa, o diretor apresentou como justificação o facto de a região do Barroso ter, em termos paisagísticos e culturais, algo de «especial» para oferecer aos mais novos. Além disso, acrescentou, «é uma forma de descentralizar a oferta cultural e proporcionar à população local uma cultura artística de excelência».

António Jorge Nogueira considera que o festival é o primeiro passo para a criação de um Festival de Música Erudita e de Jazz de âmbito Internacional.

Durante oito dias, os participantes no «campo de férias» terão uma «intensa» atividade musical com ensaios de naipe e tutti, «masterclasses», concertos da orquestra de cordas e orquestra sinfónica, «big band» e coro, sempre supervisionados pelos professores.

O diretor artístico salientou ainda que os jovens de Montalegre, mesmo não sendo estudantes de música, poderão participar na festa integrando o coro juvenil do festival.

Após os ensaios, os alunos poderão participar em atividades, como jogos tradicionais, campeonatos de futebol, kayak, BTT, rappel, escalada, piscina e banhos em cascatas naturais.

Para apresentar à comunidade o resultado final de uma semana de estágio musical, os mais novos irão realizar um concerto a 3 de agosto no Pavilhão Multiusos de Montalegre e, no dia seguinte, no Palco Exterior do Teatro de Vila Real.

Os concertos serão acompanhados por Mário Laginha e Maria João.

As inscrições para o festival estão abertas até dia 14 de julho, no sítio da Internet www.fmj.pt, e tem um custo de 310 ou 290 euros para sócios do Inatel e inclui alojamento, refeições, atividades letivas e lúdicas.

@SAPO com Lusa.