O Ano de Portugal no Brasil - Brasil em Portugal é uma iniciativa conjunta dos dois países, que decorrerá entre os dias 7 de setembro de 2012 e 10 de junho de 2013, correspondendo, respetivamente, ao Dia da Independência do Brasil e ao Dia de Portugal.

As programações culturais vão decorrer em simultâneo nos dois países, estando prevista, ao longo de oito meses, no quadro do Ano de Portugal no Brasil, a apresentação de eventos em mais de 30 cidades brasileiras, cobrindo todas as regiões do país.

O concerto de abertura oficial, em Brasília, conta com presença das duas cantoras e com a participação da Orquestra Sinfónica Nacional, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, na Praça das Fontes, em Brasília, assinalando o Dia da Independência do Brasil.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, em visita ao país, assistirá ao concerto.

No domingo, 9 de setembro, em Belo Horizonte, terá lugar, no Palácio das Artes, um espetáculo de abertura do Ano de Portugal no Brasil com a fadista Mariza e o cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento.

No dia 12 de setembro será a vez de o Rio de Janeiro acolher o espetáculo de abertura do Ano de Portugal no Brasil, com os dois artistas a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, nos dias 14 e 15, também no Rio de Janeiro, estão previstos dois espetáculos dos portugueses The Gift.

Quando Miguel Horta e Costa, comissário-geral das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, apresentou o evento, em linhas gerais, em Lisboa, em julho deste ano, anunciou que o lema da representação nacional é "Portugal Agora", centrando-se na modernidade e na inovação, nas áreas da cultura, economia e desenvolvimento empresarial, na tecnologia, ciência, educação e desporto.

O programa cultural inclui ainda digressões da orquestra da Gulbenkian pelo Brasil, em São Paulo e Rio de Janeiro, e da Companhia Nacional de Bailado, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.

@SAPO/Lusa