O Jardim de São Lázaro apresenta-se com "fontes e estátuas, árvores e canteiros e um pequeno coreto", "possui algumas das árvores mais antigas do Porto" e tem uma fonte de mármore oriunda da sacristia do extinto Convento de São Domingos. Um local para no próximo fim-de-semana, 8 e 9 de setembro, poder assistir a concertos de jazz e de outras sonoridades.
Entre os confirmados estão a Associação Porta Jazz – “Jazz da Era do Swing” e quatro bandas de música portuguesa. A primeira sobe ao coreto do Jardim de São Lázaro no sábado, 8 de setembro, às 17:30 e chama-se Usoutros, uma banda oriunda de Vila Nova de Gaia e formada em 2010.
"A sua sonoridade aposta num rock progressivo com influências de metal, alternativo e até fado. Além disso as letras são em português 'numa simbiose sempre dinâmica de música e intensas descargas de poesia'", refere a promotora.
O grupo é formado por Maurício Santos (voz), Rui Salvador (guitarra), Marco Brandão (guitarra), Bruno Fernandes (baixo) e Tiago Cardoso (bateria).
No mesmo dia, mas às 19:00, o coreto acolhe o 'showcase' do disco "Hora Sem Dias", de Ludgero Rosas, "um jovem apaixonado por bandas, como Deep Purple, Yes, Led Zeppelin, entre outras", adiantam os organizadores.
Aos 22 anos participa num programa de televisão, no qual teve a possibilidade de estudar canto com Paula Oliveira, Helena Vieira e Maria João. Desenvolve, desde então, um trabalho como pianista e cantor em espetáculos a solo num formato mais intimista e é também acompanhado com banda. Brevemente edita o seu álbum de estreia "Natural" e "Paixão".
No domingo, 9 de setembro, às 15:00, a “Associação Porta-Jazz” entra em cena no coreto. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, gerida por músicos, com o intuito de promover o Jazz no Porto.
Mais tarde, às 17:00, o indie/acústico de Dan Riverman, banda natural do Porto e composta por Dan Alves, Rui Materazzi, André Sebastien, Mike Peixoto e Miguel Fernandes, iniciada em 2009 e atingindo a formação atual em julho de 2011, vai sair do sistema de som instalado no coreto.
A convite da produtora Plural, em 2011, o coletivo gravou duas músicas para a novela da TVI "Anjo Meu" e uma outra para um telefilme a estrear em breve. Este ano, acrescenta a organização, rumaram a Londres, cidade britânica na qual estiveram em trabalho de produção com Saul Davies, guitarrista da banda britânica James.
Atualmente encontram-se em estúdio a preparar aquele que será o seu álbum de estreia.
Cabe a Ricardo Rocha a.k.a. SoulRichard, cantor/compositor nascido no Porto, fechar, a partir das 19:00, os dois dias de concertos no Jardim de São Lázaro, no Porto.
Dez anos depois do inicio de atividade musical, durante os quais integrou alguns projetos, SoulRichard pretende materializar varias ideias que viriam a resultar num álbum cantado em português e no qual mistura um "requintado" neo soul com um "glamoroso" jazz vocal, descreve a organização.
O álbum composto por 12 temas encontra-se pronto e teve a produção de Tiago Novo “New Max” (Expensive Soul), indicam os organizadores. A edição do disco está marcada para o próximo mês de outubro.
Comentários